A reunião do conselho da Federação Luterana Mundial - FLM aconteceu nos dias 15-21 de junho, em Wittenberg, Alemanha, e teve como tema “Alicerçadas no amor de Deus - discernindo o futuro de Deus”. A IECLB esteve representada pelas pastoras Marcia Blasi (Coordenadora do Programa de Gênero e Religião da EST e Cibele Kuss (Secretária Executiva da Fundação Luterana de Diaconia), assessora e membro do conselho, respectivamente.
Antes da reunião do Conselho, foi organizada pelo Comitê Nacional Alemão da FLM, uma “Peregrinação em Wittenberg”, com atividades de estudo sobre o tema da próxima assembleia da FLM – Liberdade pela graça de Deus – Salvação não está à venda, Criação não está à venda, Seres Humanos não estão à venda” e momentos de integração e de cultos.
O Encontro de Mulheres tratou de forma estratégica e propositiva a decisão da Igreja Evangélica Luterana na Letônia de restringir a ordenação ao ministério somente para homens, excluindo as mulheres da comunhão integral na vida da igreja. As mulheres encaminharam uma proposta de declaração ao Conselho, afirmando repúdio à decisão e em solidariedade com as mulheres, homens e comunidades afetadas diretamente por essa decisão. Diz a declaração, “Nós compartilhamos a dor e tristeza de nossas irmãs e irmãos na Igreja Evangélica Luterana na Letônia causada pela restrição do ministério com ordenação a homens somente. Nós acreditamos que a Igreja, e a Comunhão como um todo, sofre quando os dons das mulheres no ministério não são valorizados.” A declaração foi aprovada por ampla maioria pelo Conselho que, num gesto simbólico, colocou-se em pé, afirmando a participação das mulheres no ministério com ordenação, conforme tem feito a FLM em suas últimas cinco Assembleias. https://americalatinacaribe.lutheranworld.org/es/content/profundo-entristecimiento-por-la-decision-de-la-iglesia-letona-contra-la-ordenacion-de
A reunião do Conselho iniciou no dia 15/06 com culto na Stadtkirche, local onde Martim Lutero pregava regularmente e onde se encontram os famosos quadros pintados por Lucas Cranach. O presidente da Alemanha, Joachim Gauck, participou do culto e saudou o Conselho. Após o culto, a comunidade reunida foi convidada a inaugurar a cruz que se encontra no meio do Jardim de Lutero, onde árvores estão sendo plantadas por igrejas ao redor do mundo. A árvore plantada pela IECLB está crescendo forte e firme.
O presidente da FLM, Bispo Munib Younan, apontou em seu relatório para o amor que edifica, desafia e acompanha as igrejas dentro da comunhão luterana, e que precisa trasbordar para o mundo todo. Para ele, o preconceito com pessoas estrangeiras, a xenofobia, é o oposto do amor, e que se demonstra claramente na dura realidade de pessoas refugiadas no mundo inteiro. Destacou ainda a necessidade de rever o significado de liderança numa perspectiva luterana, especialmente de bispos, bispas, pastoras e pastores sinodais. Bispo Munib agradeceu também pelo apoio que a Igreja Evangélica Luterana na Terra Santa e Jordânia tem recebido da FLM e o importante papel que pessoas cristãs exercem na construção da paz naquele contexto.
O secretário geral, P. Martin Junge, enfatizou em seu relatório o crescimento de igrejas luteranas no sul e o decréscimo no norte; que 82% das igrejas membros da FLM ordenam mulheres e mais de 90% de membros pertencem a igrejas que ordenam mulheres, sendo que a FLM tem afirmado de forma permanente a ordenação de mulheres; o trabalho de ajuda humanitária com pessoas refugiadas revela o “luteranismo diaconal”, em mobilização, atendendo 2.3 milhões de pessoas através dos programas do Serviço Mundial; a publicação de dois materiais A Bíblia na vida das igrejas luteranas e A Igreja no espaço público; Programação dos 500 anos da Reforma, com os programas Mulheres em Movimento e Jovens Reformadoras e Reformadores, a celebração conjunta com a Igreja Católica Romana, em Lund/Suécia, a Consulta sobre Missão, o Programa da Assembleia da FLM em 2017/Namíbia e as celebrações com a Comunhão Anglicana, Igrejas Reformadas e a Comunhão Menonita; Questões relacionadas à governança, sustentabilidade e comunicação. Em sessão fechada, o conselho aprovou a renovação de contrato de trabalho do secretário geral, Martin Junge, para novo mandato de 7 anos.
As reuniões dos diversos comitês, como o Comitê do Serviço Mundial, Comunicação, Missão e Desenvolvimento, Incidência e Voz Pública, Teologia e Relações Ecumênicas, Finanças, Constituição e Membresia, deliberaram sobre assuntos pertinentes a cada comitê, enviando relatório para apreciação e votação de suas recomendações na plenária do conselho.
A Carta Pastoral às Igrejas Membros da FLM na América Latina e Caribe afirma preocupação relacionada à ruptura e fragilidade democrática, em especial no Brasil e na Venezuela. O Conselho convida as Igrejas da região para renovar seus engajamentos de amor, justiça, paz e reconciliação e a visão pela construção de um mundo melhor. Também afirma a necessidade de promoção do respeito fundamental aos direitos humanos para a resolução democrática dos anseios da maioria das pessoas.
Destacam-se as declarações públicas e resoluções emitidas:
- Declaração pública: Mulheres no ministério com ordenação – nossa meta comum (Women in Ordained Ministry – Our Shared Goal )
https://www.lutheranworld.org/sites/default/files/council_2016_-_public_statement_women_in_the_ordained_ministry.pdf
- Resolução: Implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – (Implementing the Sustainable Development Goals (SDGs)
https://www.lutheranworld.org/sites/default/files/council_2016_-_resolution_on_implementing_sustainable_development_goals.pdf
- Resolução de Apoio a pessoas Árabes cristãs no Oriente Médio – Supporting Arab Christians in the Middle East https://www.lutheranworld.org/sites/default/files/council_2016_-_resolution_on_supporting_arab_christians_in_the_middle_east.pdf
- Resolução de apoio a pessoas refugiadas – Standing with Refugees https://www.lutheranworld.org/sites/default/files/council_2016_-_resolution_on_standing_with_refugees.pdf
- Carta aberta a igrejas membro da FLM na América Latina e Caribe – To Member Churches and related partners in Latin America and the Caribbean
https://www.lutheranworld.org/sites/default/files/council_2016_-_open_letter_to_latin_america_churches_and_partners.pdf
- Declaração pastoral sobre o assassinato em Orlando, EUA – Pastoral Concerning the Mass Shooting Incident in Orlando, Florida, USA
https://www.lutheranworld.org/sites/default/files/council_2016_-_pastoral_statement_on_orlando_mass_shooting.pdf
- Declaração Pública A igreja no Espaço Público
https://www.lutheranworld.org/sites/default/files/council_2016_-_public_statement_church_in_public_space.pdf