No último dia 27 de agosto, no Centro de Convivência de Coronel Barros, tivemos mais um evento alusivo ao Jubileu Comemorativo aos 500 anos da Reforma. Esses eventos estão sendo organizados em comunhão entre IECLB e IELB, fazendo a contagem regressiva para a grande data de 31 de outubro de 2017.
Recebemos para uma Palestra a Diácona e Dra. Sissi Georg. Ela contou a história da Reforma a partir do ponto de vista de Katharina von Bora, “A Estrela da Manhã de Wittenberg”, como era chamada pelo esposo e reformador Martim Lutero.
Foi uma noite lindamente especial, onde Sissi compartilhou generosamente o que ela estudou sobre o assunto, lembrando também de tantas pessoas que ainda estão realizando pesquisas e novas descobertas na área. Compartilhou fotos pessoais de viagem que fez a Wittenberg, onde visitou o museu dedicado a Katharina von Bora. Ela nos ensinou que Katharina imprimou um modo de ver e viver a família pastoral, sendo considerada na Alemanha a Primeira Empreendedora Rural. Ela deixou exemplos de diaconia, acolhimento e labor teológico, sentando sempre ao lado do reformador nas conversas à mesa. Também passou por muitos sofrimentos e penúrias após a morte de Martim Lutero, onde o testamento dele foi contestado, por não ter ele nomeado um tutor homem para administrar os bens da família, afirmando que não conhecia ninguém mais qualificado para essa tarefa do que sua Käthe.
Tivemos a grata presença do Pastor Airton Schroeder, Pastor Vice-presidente da IELB e irmão do Pastor local, Pastor Jairo Schroeder. Também o Pastor Jonas Krause foi designado pelo Sínodo Planalto Rio-Grandense para trazer a palavra de saudação. Sissi recebeu como mimo um lindo jogo de banheiro artesanal, confeccionado pelas servas luteranas, e uma caneca colecionável exclusiva, com o tema desse ano.
Agradecemos às pessoas que se fizeram presentes, especialmente jovens e suas famílias. Agradecemos de uma forma muito carinhosa e especial à Diácona e Dra. Sissi Georg, por trazer tanto conhecimento de uma forma tão acessível e generosa. Saímos da Palestra com muitos desafios em nossas mentes: Quais os legados que Katharina deixa para nós, igrejas e famílias filhas ou influenciadas pela Reforma? No que estamos falhando? Onde podemos avançar?
Pastora Carla Andrea Grossmann – Coronel Barros/RS