Declaração: A paz nunca pode ser unilateralmente imposta
A Federação Luterana Mundial expressa grande preocupação com o plano Paz para Prosperidade de Israel e Palestina, apresentado pela administração dos EUA nesta semana.
A paz duradoura é resultado do diálogo, negociação e cooperação entre partes conflitantes. A construção da paz exige respeitar e defender a dignidade do outro. A paz nunca pode ser imposta unilateralmente.
O plano ignora os princípios fundamentais do direito internacional e das convenções de direitos humanos, bem como inúmeras resoluções da Assembléia Geral da ONU e do Conselho de Segurança da ONU, estabelecendo um precedente perigoso para o futuro.
A LWF apela à comunidade internacional para:
- Renovar seu compromisso com o direito internacional e a cooperação e negociação multilateral, como a única maneira de salvaguardar a segurança e garantir uma paz duradoura;
Tomar ações imediatas para reduzir o sofrimento humanitário na Cisjordânia e na Faixa de Gaza, incluindo incentivar Israel a suspender o bloqueio a Gaza, garantir financiamento suficiente para a Agência de Ajuda e Obras das Nações Unidas e aumentar seu apoio aos hospitais de Jerusalém Oriental e outros programas humanitários devido aos severos cortes nos financiamentos dos EUA para a Cisjordânia e Gaza.
A LWF convida suas igrejas-membro para:
- Orar e advogar pela paz com justiça na Terra Santa;
- Lembrar e apoiar a igreja-membro da FLM e seu povo, a Igreja Luterana Evangélica na Jordânia e na Terra Santa;
- Lembrar e apoiar os ministérios da FLM na Terra Santa e as pessoas que ela atende através do Hospital Augusta Victoria e dos Centros de Treinamento Vocacional.
Arcebispo Dr. Panti Filibus Musa, Presidente da Federação Luterana Mundial
Rev. Dr. Martin Junge, Secretário Geral da Federação Luterana Mundial