As reflexões deste dia foram preparadas pelo Centro da Juventude católica da Arquidiocese de Riga, e resultam da sua experiência de preparação do
Caminho da Cruz ecumênica – um evento ecumênico anual de grande importância na Letônia. Esta experiência convida a refletir aquilo que significa a Paixão e a Ressurreição no contexto letão, e os altos feitos que os cristãos batizados são chamados a proclamar.
Textos bíblicos:
Is 62,6-7 | Sobre as tuas muralhas, Jerusalém, eu postei guardas; durante o dia todo, durante toda a noite, eles não devem nunca ficar inativos. |
Sl 100 |
Aclamai o Senhor, ó terra inteira; servi ao Senhor com alegria; entrai diante dele com júbilo. |
1 P 4,7b-10 | Dai provas de prudência e sede sóbrios, para poderdes orar. |
Jo 4,4-14 |
A água que eu lhe darei se tornará nele uma fonte que jorrará para a vida eterna. |
Comentários:
A experiência da oração comum durante cada um dos oitos dias da semana de oração para a unidade cristã ajudou os cristãos da pequena vila de Madona a se reunir na amizade. Um fruto particular destes encontros foi a abertura de uma capela de oração ecumênica no centro da vila. Ela é arrumada a partir dos elementos de tradições luterana, católica e ortodoxa. Os cristãos de Madona aí se reúnem para rezar continuamente ao longo do dia todo. Esta experiência constitui o pano de fundo das seguintes reflexões.
Enquanto o povo de Deus é dividido, e os cristãos não se conhecem entre eles, nós somos, assim como Jesus na Samaria, estrangeiros em terra desconhecida, com as nossas necessidades de segurança, de frescor, de repouso.
O povo de Israel estava em busca de um lugar de segurança onde ele pudesse dar um culto ao Senhor. Isaias nos fala do grande feito do Senhor: ele colocou os guardas sobre as muralhas de Jerusalém para que o seu povo pudesse lhe render um culto noite e dia, com toda a segurança.
Durante a Semana de Oração, nossas igrejas e capelas se tornam lugares de segurança, de repouso e de regeneração onde as pessoas podem se reunir para rezar. O desafio que nos é apresentado a partir daqui consiste a criar outros espaços e tempos de oração privilegiados, pois é rezando juntos que nos tornamos um mesmo povo.