28 de Setembro - Gesto e Jubileu - Lucas 24.13ss
SEMENTES BÍBLICAS PARA O TEMPO DA CRIAÇÃO 2020
Tema Geral: JUBILEU PELA TERRA (Levíticos 25)
Quando lemos em Lucas 24.13ss que, enquanto um desconhecido caminhava ao lado de dois seguidores desanimados de Jesus até Emaús e lhes explicava a notícia da ressurreição, os corações dos dois ardiam, mas foi somente depois do convite para ele pernoitar com eles e ao verem que ele fazia o gesto de consagrar e partir o pão que seus olhos se abriram, e eles voltaram alegres para Jerusalém,
Então entendemos que anunciar a vitória de Jesus sobre a morte e a presença amorosa de Deus em nosso mundo é mais que usar palavras. São necessários gestos concretos de doação entre aflitos para fazer entender qual a proposta de Jesus para o bem-viver em harmonia com Deus, as outras pessoas e a criação.
Por isso: Atitudes e gestos como hospitalidade, abraços, plantar árvores e cuidar de um jardim ou de uma pessoa enferma não têm valor comercial, mas são essenciais para manter e restaurar a vida, a sociedade e a natureza, e rompem com a tendência de transformar tudo em mercadoria e negócio.
E você? Quais gestos pessoais de cuidado sem intenção de lucro você pratica e que Deus pode multiplicar? E quais são os gestos coletivos de que você e sua igreja participam para cumprir sua responsabilidade social e ecológica?
Texto: Werner Fuchs
Produção: radiowebluteranos.com