Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil e Ecumene



ID: 2676

2ª Consulta da Igreja na Baviera com Igrejas parceiras - III

How churches contribute to society to overcome violence

08/09/2013

2ª Consulta da Igreja na Baviera com Igrejas parceiras - 06-12.09.2013
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O terceiro dia da Consulta promovida pela Igreja na Baviera (Evangelisch-Lutherische Kirche in Bayern - ELKB) junto às Igrejas parceiras, 8 de setembro, sob o tema ‘How churches contribute to society to overcome violence’, em Itapecerica da Serra, São Paulo, de 6 a 12 de setembro, tendo a IECLB como anfitriã, foi de visita à Comunidade Evangélica de Confissão Luterana de Santo André.

Na Comunidade da IECLB, o grupo participou do culto de domingo, juntamente com os membros locais, visitou o Centro Social Heliodor Hesse, instituição diaconal mantida pela Paróquia do ABCD, além da exposição ‘Nem tão doce lar’, organizada pela Fundação Luterana de Diaconia, que tem sede em Porto Alegre/RS, mas apoia grupos e projetos em todo o território brasileiro.

“Este culto acontece na companhia de representantes de Igrejas preocupados e preocupadas com a superação da violência, pois a violência está no mundo, na sociedade e em nós. Esse mal diabólico possui muitas facetas e muitos jeitos de se instalar em nós, entre nós e nas estruturas sociais. Como pessoas e Igreja, onde nos omitimos? Onde deixamos de assumir a nossa responsabilidade? Em silêncio, confessemos a Deus os nossos pecados, a nossa contribuição em favor da violência ou a nossa indiferença diante dela”, convidou o P. Carlos Musskopf, Ministro local.

Também participaram da liturgia Irma Schrammel, Coordenadora Executiva Centro Social Heliodor Hesse, P. Jörn Foth, Ministro na Comunidade de Santo Amaro, P. Guilherme Lieven, Pastor Sinodal do Sínodo Sudeste, e P. Dr. Nestor Friedrich, Pastor Presidente da IECLB.

A pregação no culto foi feita pelo Bispo da ELKB, Dr. Heinrich Bedford-Strohm. A partir do Evangelho de Lucas 14.25-33, o Bispo alertou: “O discipulado de Cristo hoje não é a mesma coisa que seguir a Jesus naquela época. Jesus vivia como um pregador itinerante. Reunia ao seu redor pessoas que se decidiram totalmente por ele e, por isso, deixaram as suas famílias de origem. Ele foi muito franco com elas: vocês devem saber com o que estão se envolvendo. Quem quiser me acompanhar precisa fazer um corte na sua vida. Quem assume esse compromisso tem que contar com todas as possibilidades, com a perseguição, com a cruz, talvez até com a morte”.

Nesta Consulta, afirmou Bedford-Strohm, há pessoas comprometidas com a incumbência de proclamar ao mundo todo a mensagem do amor. Pessoas que lutam por um mundo em que o amor defina as palavras e ações humanas. Pessoas que buscam a sua inspiração em Jesus. Pessoas que querem testemunhar com a sua vida, hoje, o discipulado que Jesus exige de seus discípulos com palavras tão incisivas.

“Quem vincula o caráter inequívoco do discipulado de Cristo com a medida do sofrimento e o deseja para evidenciar a força do testemunho de fé transforma a cruz num fim em si mesma e, assim, perverte o sentido dela. Jesus jamais quis dizer algo assim. O que se visa no seguimento de Jesus é a vida. É que a violência seja vencida! A violência que leva Jesus à cruz é expressão do pecado humano. Jesus venceu o pecado, por isso todas as pessoas que o seguem se engajam para que a violência, como consequência do pecado, também seja superada”, frisou o Bispo.

Na sua pregação, o Bispo ressaltou que todos e todas estão de acordo que a superação da violência faz parte das dimensões essenciais da missão da qual o Evangelho incumbe as Igrejas. “O engajamento da Igreja pela superação da violência é apenas um campo no qual precisa ser comprovada, hoje, a validade daquilo que Jesus diz sobre o discipulado usando a imagem do sal. Como podemos ser sal hoje? Ser sal, hoje em dia, significa um amor profundo pelo mundo no qual se pretende ser sal. Significa sentir o coração arder pelas pessoas que vivem nesse mundo, independentemente do lado em que elas se encontrem. Significa servir às pessoas que necessitam especialmente de apoio, cuja dignidade está sendo violada. Significa erguer a voz e falar com clareza se com isso se pode fazer com que as pessoas reflitam e transformações sejam desencadeadas”, completou.

Bedford-Strohm preconizou: “Para receber constantemente força para essa incumbência, precisamos de comunhão e comunidades. Precisamos da grande comunhão e comunidade da Igreja. Ela nos liga com as pessoas, ao longo dos tempos, que foram portadoras da mensagem do amor de Deus em Jesus Cristo desde aquela época até o presente”.

Após o culto, o grupo visitou o Centro Social Heliodor Hesse, fundado em 1970, que abrange uma área ampla da assistência social, psicossocial, psicopedagógica, terapêutica e psicofísica, atendendo famílias, crianças, adolescentes, jovens e adultos em situação de vulnerabilidade. Entre as atividades do Centro, conforme informações da instituição, estão: (1) realizar atendimento psicossocial, articulado à rede de serviços do município, a famílias em situação de risco pessoal e social, contribuindo para o desenvolvimento da identidade, da autonomia e da capacidade criativa, fortalecendo-as para sua função protetiva e instrumentalizando-as para o exercício da cidadania, conquista de qualidade de vida e construção de uma cultura de paz; (2) realizar atendimento psicopedagógico a crianças e adolescentes de 7 a 16 anos, matriculados nas escolas públicas do município de Santo André, que manifestem quadro de dislexia, disfunção na área de leitura e escrita e déficit de atenção no desempenho escolar e suas famílias, contribuindo para a redução dos aspectos apresentados; (3) acompanhar crianças, jovens e adultos orientando para a criação de hábitos mais saudáveis e favorecendo o restabelecimento do bem-estar geral do organismo, por meio de atendimentos individuais e grupais em Yogaterapia, Quiropraxia, Acupuntura, Fitoterapia e Terapia Holística; (4) desenvolver trabalhos de caráter formativo, informativo e preventivo com comunidades e instituições.

Na sequência, foi a vez da exposição ‘Nem tão doce lar’. Segundo informações da Fundação Luterana de Diaconia, que organiza a exposição, a ‘Nem Tão Doce Lar’ envolve uma metodologia de intervenção coletiva para a superação da violência familiar. Trata-se de uma mostra itinerante que possibilita a popularização da discussão e do enfrentamento da violência, ao levar para o espaço público uma típica casa familiar, com informações e imagens que denunciam a violência sofrida por mulheres, crianças e jovens.

A mostra nasceu a partir de uma exposição internacional chamada Rua das Rosas, criada pela Antropóloga alemã Una Hombrecher, com o apoio da agência Pão para o Mundo. A proposta inicial foi apresentada em Porto Alegre, em 2006, durante a 9ª Assembleia do Conselho Mundial de Igrejas (CMI). A partir de um amplo processo de construção coletiva, a exposição recebeu um enfoque brasileiro. O nome ‘Nem Tão Doce Lar’ faz alusão à citação lar doce lar, muito comum em casas brasileiras. Assim também nasceu a marca ‘Nem Tão Doce Lar’, criada a partir de um delicado bordado em ponto de cruz, emoldurado como um quadro, mas quebrado, representativo do que deveria ser o ambiente familiar, amoroso e cheio de cuidados, mas que, em alguns casos, é, na verdade, um ambiente violento.

A Comunidade de Santo André acolheu o grupo para o almoço. À tarde, uma visitação à capital paulista incluiu a Igreja Evangélica Luterana de São Paulo - Centro.

No retorno à Itapecerica da Serra, a oração da noite foi conduzida por pelo Bispo Dr. Tamás Fabiny e pela Dra. Klára Tarr Cselovszkyné, da Igreja Evangélica na Hungria.


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