Concílio da Igreja



ID: 2273

Saudação do Rev. Martin Dutzmann - Presidente da Obra Gustavo Adolfo na Alemanha

33º. Concílio da Igreja - 9 a 23 de outubro de 2022 - Cacoal/RO

21/10/2022

 

Queridas Irmãs, queridos Irmãos!

Para mim, como Presidente do Gustav-Adolf-Werk (Obra Gustavo Adolfo), é uma grande honra poder participar do 33º Concílio da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) e poder me dirigir a vocês. Agradeço também, em nome do Secretário-Geral do GAW, Pastor Enno Haaks, pelo convite.

O GAW está ligado à IECLB desde meados do século 19 – desde 1853, para ser mais preciso. Naquela época, o primeiro auxílio foi enviado a São Leopoldo/RS. Desde então, a IECLB e o GAW mantêm estreitos laços de amizade, que se expressam de forma particularmente viva através da Obra Gustavo Adolfo (OGA), sediada em São Leopoldo. Agradecemos de modo especial por termos contatos de confiança nas pessoas do Pastor Rui Bernhard e do Pastor Harald Malschitzky.

O Lema da IECLB para o ano de 2022 é: Amar a Deus e as pessoas!. Para precisar o lema, vocês escolheram o versículo bíblico de 1 João 3.18: Não amemos de palavra, nem da boca para fora, mas de fato e de verdade.

As cinco palavras do logotipo explicam como a ação concreta e a verdade podem acontecer: acolha – sirva – ensine – pacifique – dialogue.

Do fundo do coração desejamos a vocês que, em sua Igreja, consigam alcançar essas metas, e queremos colaborar onde pudermos.

Gostaria de destacar três das cinco palavras do logo:

Ensinar. De momento, quatro estudantes de teologia da IECLB estão conosco em Leipzig. Três da FLT e um estudante da EST. Estamos satisfeitos por esses quatro estudantes estarem conosco; que estejam aprendendo/que aprenderam o idioma, fizeram a jornada de olharem além do horizonte brasileiro, que estejam trocando ideias com outros estudantes e, assim, ampliarem seus horizontes neste processo. Queremos continuar com este trabalho conjunto. Desejamos isto também porque os estudantes de sua Igreja permitem a nós que pensemos “fora da caixa”. Deles, aprendemos sobre os desafios que vocês enfrentam como Igreja evangélica no Brasil, e quais soluções vocês encontram para os mesmos. Isto gera impulsos para moldarmos ou reformularmos nossa atuação como Igreja na Alemanha.

Estar em diálogo. Em nossas Igrejas precisamos de teólogas e teólogos bem formados, que sejam capazes de falar e dialogar. A teologia da Reforma convida a diferenciar, não a polarizar. A polarização, porém, acontece cada vez mais em nossos países. Na Alemanha, estamos vivenciando isso e temos ouvido que, em vossa campanha eleitoral, houve muita polarização e polemização. Esperamos que sua Igreja tenha podido contribuir ao menos pontualmente para o diálogo e a compreensão mútua. Estou curioso para saber o que vocês terão a relatar a respeito, pois a Igreja evangélica na Alemanha também enfrenta pessoas populistas e simplistas. Neste aspecto, esperamos poder aprender de vocês.

Promover a paz. A guerra na Ucrânia nos inquieta na Europa. Nossos parceiros reformados e luteranos nos falam sobre o sofrimento, as vítimas, os muitos refugiados. Agradecemos pelo apoio que vocês enviaram para nossa ajuda emergencial à Ucrânia. Isto pode significar muita coisa, menos o óbvio. Juntos, esperamos por um fim em breve desta guerra, e que aconteça uma paz duradoura e justa.

“Amar a Deus e as pessoas!” Queridas irmãs e irmãos, estamos curiosos para ver quais resultados concretos vocês já encontraram e ainda encontrarão para o seu Tema anual, e esperamos poder receber sugestões para nossa própria vida da Igreja. De bom grado apoiaremos vocês com o que nos for possível.

Deus abençoe seu Concílio, sua Igreja e a convivência das pessoas em seu lindo país.


Autor(a): Martin Dutzmann
Âmbito: IECLB
Área: Ecumene / Instância Nacional: Concílio / Organismo: Obra Gustavo Adolfo - Gustav-Adolf-Werk - Alemanha
Natureza do Texto: Manifestação
Perfil do Texto: Saudação
ID: 68459

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Porque nem eu nem tu jamais poderíamos saber algo a respeito de Cristo ou crer nele e conseguir que seja nosso Senhor, se o espírito não o oferecesse e presenteasse ao coração pela pregação do Evangelho.
Martim Lutero
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Felizes aqueles que ajudam os pobres, pois o Senhor Deus os ajudará quando estiverem em dificuldade!
Salmo 41.1
© Copyright 2025 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br