Nós, participantes do XXVII Concílio da IECLB, reunimo-nos nos dias 20 a 24 de outubro de 2010 em Foz do Iguaçu/PR sob a inspiração bíblica “Em tudo dai graças”. Celebramos e partilhamos esta gratidão a Deus em todos os momentos da caminhada de nossa Igreja.
Constatamos neste concílio que a Missão de Deus continua nos apaixonando. Os relatórios do Presidente do Conselho da Igreja, da Presidência e da Secretaria Geral expressam que a reflexão e a prática missionária ocupam um espaço fundamental na afirmação de nossa identidade e unidade luterana, perpassando a vida de nossas comunidades.
Um dos compromissos missionários é compreender que estamos inseridos na sociedade brasileira o que implica adequarmo-nos à legislação do país. Parte das discussões foi dedicada à adequação de nossos documentos legais e normativos. A discussão sobre a subsistência e proteção à saúde de ministros e ministras mostra que somos uma igreja que pensa como um todo, que é cuidadora e responsável pelo futuro das pessoas que se dedicam integralmente ao trabalho na IECLB.
Nas câmaras temáticas e plenárias discutimos solicitações encaminhadas pelos sínodos, planejamos e definimos nossos próximos passos sempre tendo em vista a vida e o anseio de nossas comunidades.
Ao reafirmar nosso compromisso com a Missão, renovamos o desejo de continuar com a campanha Vai e Vem e com a implementação do Planejamento Comunitário do PAMI, conforme decisão conciliar.
Partilhamos como IECLB da gratidão e da expectativa pela comemoração em 2011 dos 50 anos de missão de reconciliação entre e junto com indígenas no Brasil pelo COMIN.
A formação teológica mereceu destaque também no contexto de um clamor crescente por mais vocações ministeriais. Evidenciamos o valor do trabalho com crianças e jovens como espaço privilegiado para o surgimento de novas vocações.
Com o término da gestão de vários cargos eletivos, realizamos, além da eleição em si, a exposição de propostas dos(das) candidatos(as). Este Concilio elegeu para presidente o P. Presidente o pastor Nestor Paulo Friedrich, Pastor(a) 1º Vice-presidente: Carlos Augusto Möller, Pastora 2ª Vice-presidente: Silvia Beatrice Genz e Presidente do Concílio: Nivaldo Kiister. Nosso desejo é que Deus abençoe estas pessoas que se colocam a serviço do Reino de Deus a partir da IECLB.
As celebrações deram um toque especial ao clima de convivência e à espiritualidade de nosso concílio. Destacamos o culto ecumênico e os cultos de abertura e de encerramento em nossas comunidades da cidade de Foz do Iguaçu.
Como último concílio no cargo de presidente, o P. Dr. Walter Altmann fez um balanço de sua trajetória pastoral na IECLB e em órgãos ecumênicos internacionais. Os conciliares expressaram sua gratidão em reconhecimento pela sua dedicação e atuação em diferentes tarefas e funções exercidas. Lembramos também do falecimento de ministros e ministras e de seus familiares no período transcorrido desde o último Concílio, destacando a perda irreparável de nosso P. 1º Vice-presidente Homero Severo Pinto.
O concílio oportunizou também a visita de autoridades eclesiásticas, delegações e representações nacionais e internacionais expressando a renovação de vínculos, projetos e parcerias ecumênicas. Destacamos a visita de representantes da OGA do exterior no contexto das comemorações dos 100 anos desta entidade no Brasil.
Foram apresentados o tema e o lema da IECLB para o próximo ano. O tema “Paz na Criação de Deus – esperança e compromisso” e o lema bíblico “Glória a Deus e paz na terra” (Lc 2.14a) guiarão nossas preocupações na direção da nossa responsabilidade para com a criação de Deus e no testemunho da paz neste mundo.
Nosso desejo é que as decisões deste Concílio contribuam para a construção de uma igreja solidária, para o fortalecimento de sua identidade luterana e para o comprometimento com a missão de Jesus Cristo.
Foz do Iguaçu, 24 de outubro de 2010.