Praeses Hermann Stoer (1906-1989)

07/01/1906

Hermann Stoer nasceu em 7 de Janeiro de 1906 em Neubekum na Vesfalia, Alemanha. Estudou Teologia no seminário teologico de Ilsenburg e, depois de formado, foi enviado pela Igreja Evangélica da Alemanha ao Brasil, em 1929. Seu primeiro campo de trabalho foi na região de Ituporanga, onde assumiu serviços de substituição pastoral.

De 1930-1936 ele atuou na paróquia de Santa Isabel, que na época englobava todo o Sul de Santa Catarina, com 22 comunidades. Para visitar essas comunidades ele se deslocava em lombo de cavalo. Quando se dirigia para a região de Tubarão e Araranguá ficava fora de casa por muitos dias.

Além do serviço pastoral, o pastor Stoer implantou dezenas de escolas comunitárias nesta vasta região. Fundou uma Associação de Escolas Coloniais (Kolonieschulen Verband). Periodicamente ele reunia os professores em cursos preparatórios, visto que muitos deles eram pessoas de pouca instrução, mas tinham muita vontade de aprender, para ensinar melhor.

Em Santa Isabel implantou uma escola comunitária com internato, que infelizmente teve que encerrar as atividades na fase da nacionalização. Se da pequena Comunidade de Santa Isabel sairam quatro pastores, certamente foi mérito dos serviços do pastor Stoer.

Em 1937 ele assumiu a Paróquia de Rio do Sul. Com muita sabedoria e persistência enfrentou as dificuldades do período da Segunda Guerra Mundial. Foi preso e passou meses num campo de concentração em Florianópolis. Depois da Guerra ele atendeu, periodicamente, todo o Alto Vale do Itajaí com sermões pastorais, por causa da grande falta de pastores.

Merece menção especial a sua dedicação em favor do ensino escolar. Graças ao seu incansável empenho, em 1951 foi reaberta a escola da comunidade evangélica, que fora fechada pelo governo em 1938. Da pequena Escola Evangélica Ruy Barbosa desenvolveu-se o Colégio Sinodal Ruy Barbosa de Rio do Sul, que hoje tem como diretor urn neto de Praeses Stoer e é referência regional de ensino.

Em julho de 1954 o Pastor Hermann Stoer foi eleito como Praeses (Presidente) do Sínodo Evangélico de Santa Catarina e Parana. Esta função ele exerceu até 1962 em tempo parcial, ao lado dos serviços pastorais na Comuni-dade Evangélica de Rio do Sul.

O ano de 1962 e um marco importante na história da IECLB em Santa Catarina. Nesse ano aconteceu a fusão do Sínodo Evangélico de Santa Catarina e Paraná (fundado em 1911) com o Sínodo Evangélico Luterano de Santa Catarina, Paraná e de outros Estados (fundado em 1905). Com esta fusão encerrou-se um periodo de meio século de conflitos entre comunidades que tinham (praticamente) a mesma base de fé.

Após a fusão dos Sínodos e, um breve período de transição, o P. Hermann Stoer foi eleito mais uma vez para a função de Praeses do Sínodo Evangélico Luterano Unido. Esta função ele exerceu até 1968, quando os três Sínodos, então existentes, se integraram na nova Estrutura da IECLB.

Na nova estrutura da Igreja, o P. Stoer foi eleito como primeiro Pastor Regional da 2a Região Eclesiástica. Permaneceu nesta função até sua aposentadoria em 1971. Sendo pastor regional, nas comunidades e entre os pastores, ele continuava a ser o PRASES STOER até sua aposentadoria em 1971.

Os serviços de Praeses Stoer, que merecem ser lembrados, são inúmeros. Destacamos mais alguns: Ele escreveu Crônicas das Comunidades de Santa Isabel e Rio do Sul, que resgataram a história dessas comunidades. Escreveu inúmeros artigos para jornais e foi, durante muitos anos, o redator do Jornal Sinodal O Mensageiro do Evangelho.

Praeses Stoer soube ser pastor dos pastores como Praeses e como Pastor Regional e era respeitado e benquisto nas comunidades como Autoridade Eclesiástica.

Nos 17 anos, em que presidiu as Comunidades Evangélicas em Santa Catarina e no Paraná, ele encaminhou muitos jovens para o Instituto Pré-Teológico e a Faculdade de Teologia. Graças a sua dedicação e ao seu empenho em conseguir os recursos para as bolsas de estudo, muitos jovens, filhos de agricultores e operários, tornaram-se pastores.

Em 1975 Praeses Stoer foi condecorado pelo Governo da República Federal da Alemanha com a comenda: VERDIENSTKREUZ 1. KLASSE. Essa comenda, que é uma das mais altas condecorações da Alemanha, lhe foi outorgada pelo então Presidente Scheel da República Federal da Alemanha, por seus méritos especiais.

Em Santa Catarina e no Paraná ainda vivem muitas pessoas, que guardam grata memória dos sermões do Praeses Stoer e que tiveram nele alguém que ajudou a moldá-los e que soube animar e encorajar em momentos de dificuldade e crise.

Praeses Stoer faleceu em Rio do Sul, no dia 30 de Setembro de 1989. Em sua homenagem e memória foi criada a Fundação Praeses Stoer, que engloba o Lar e o Centro de Estudos em Rodeio Doze e também o jornal O Caminho.

 

Nelso Weingärtner, pastor emérito da IECLB e reside em Timbo, SC

(Fonte: Anuário Evangélico, Editora Otto Kuhr, 2006 )
 


Autor(a): Nelso Weingärtner
Âmbito: IECLB
Área: História
Área: História / Nível: 200 Anos de Presença Luterana no Brasil / Organismo: Arquivo histórico da IECLB
Natureza da memória: Testemunhas - pessoas
Natureza do Texto: Artigo
ID: 12716
HISTÓRIA
+
ECUMENE
+
O maior erro que se pode cometer na cristandade é não zelar corretamente pelas crianças, pois, se queremos que a cristandade tenha um futuro, então, precisamos preocupar-nos com as crianças.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br