Nem só da Plenária vive uma Assembleia. Toda uma atividade de preparação e de retaguarda é exigida e inicia-se muito cedo.
Em outubro foram iniciados os primeiros contatos de organização entre o Sínodo e a Paróquia Rio Cerro, anfitriã da 15ª Assembleia Sinodal.
A Paróquia Anfitriã dividiu as atividades em seis Comissões de trabalho: Finanças, Alojamento/Hospedagem, Alimentação, Ornamentação, Secretaria/Recepção e Culto, todas elas capitaneadas por um Coordenador Geral, Sr. Edson Bruch. Divididas as tarefas, “mãos à obra”!
Foram realizadas 4 reuniões e encontros entre a Diretoria Sinodal, a Coordenação Sinodal da Assembleia e a Coordenação/Comissões da anfitriã, para revisão e afinamento dos preparativos que vinham sendo efetuadas. Nenhum problema apresentou-se durante os encontros prévios; tudo transcorreu na mais tranquila normalidade.
Durante o Evento, pudemos observar alguns pontos importantes da equipe que Coordenou a preparação da Assembleia e da retaguarda do espaço principal:
- o acompanhamento de todas as inscrições que se fizeram e a distribuição dos que necessitavam alojamento em casas e na FELUZ;
- a distribuição prévia de todos os materiais a serem discutidos e aprovados na Assembleia;
- a organização dos grupos culturais que se apresentaram;
- a seviço de bar, com venda de refrigerantes e água mineral e na cozinha, sempre água quente para um bom chimarrão;
- o capricho na preparação do salão principal da SER Aliança;
- a ornamentação cuidadosamente efetuada, que deu ao espaço uma leveza sem par;
- a busca por apoiadores e patrocinadores para que tudo corresse de forma a não faltar nada;
- o esmero na preparação da sacola na qual estavam todos os elementos necessários para que cada Delegado pudesse acompanhar tranquilamente a Assembleia;
- a dedicação dos grupos de OASE que assumiram a cozinha e se responsabilizaram pela preparação da alimentação para os dois dias do evento (confesso, teve momentos em que estava difícil a concentração, tendo em vista os fortes e deliciosos aromas vindos da cozinha!);
- o cuidado com a chegada dos primeiros Delegados no sábado, desde a correta orientação para estacionamento dos veículos até a alegre e simpática recepção na chegada ao espaço principal.
- a atividade de credenciamento, assumida pelo grupo de jovens, para distribuição dos crachás e materiais do evento, foi fundamental para o bom desenvolvimento da Assembleia;
- a preocupação para com os presentes, para que tivessem vez por outra, uma atividade física para estarem sempre atentos, atividade dirigida pela Dna. Irma, esposa do P. Otto;
- a equipe de limpeza, que sempre a postos para que todos os ambientes estivessem impecáveis;
- os olhos sempre atentos do Coordenador Geral e do Presidente da Paróquia, Sr. Valdir Müller, para que tudo estivesse a contento;
- o Coral que esteve a postos para acompanhar o Culto de Abertura e o Coral Infantil que juntamente com o Grupo de Trombones de Schroeder, acompanhou o Culto de Encerramento;
- a equipe que se dedicou a “encher” os balões que foram soltos após o Culto de Encerramento;
- a dedicação para que todo o espaço das mesas para as refeições estivesse sempre impecável para uma nova etapa de alimentação;
- a fotógrafa, Eliane, incansável nos “clicks” de sua máquina fotográfica;
- a Magali, responsável pelo Protocolo, impecável na condução de seus trabalhos;
- as Secretárias, Soraia e Roselei, sempre prontas para atender às solicitações da Plenária;
- as atendentes do Hospital e Maternidade Jaraguá, gentilmente cedidas para acompanhar o evento e atender em qualquer emergência que viesse a ocorrer;
- a preparação dos equipamentos de som e projeção, distribuindo da melhor forma possível som e imagem, observadas eventuais restrições do ambiente;
- a preparação e o acompanhamento de todas as apresentações, efetuadas pela Assessoria de Comunicação do Sínodo.
Nossos agradecimentos a todos que direta ou indiretamente estiveram envolvidos no evento (e aos eventualmente não nominados aqui), pela dedicação com que executaram suas atividades.
Nós, que auxiliamos a preparar o evento, sentimos sempre preocupação antes do início de uma nova Assembleia. E a de Rio Cerro não foi diferente. Lembro que instantes antes da chegada dos primeiros Delegados, todos envolvidos com a organização estavam checando os últimos detalhes. E mesmo durante o evento, todos estavam atentos para que tudo transcorresse da melhor forma.
Assim, terminada a Assembleia, fomos descansar, com a sensação de que “cumprimos mais esta missão”. Para alguns, do Sínodo, uma nova etapa começa: organizar a 16ª Assembleia Sinodal a realizar-se nos dias 25 e26 de maio de 2013, em Porto União/SC. Mas isto é uma outra história. Até lá!
Assessoria de Comunicação do Sínodo/Coordenação Geral/Comissões de trabalho
Fotos: Fotografe com Click - Eliane Meier Bruch
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