INTRODUÇÃO
Desejo a paz e graça a todos e todas que se encontram aqui na 15ª Assembleia Sinodal, que representa o órgão máximo do Sínodo Norte Catarinense – S. N. C.
Reunidos aqui sob o manto do amor, Daquele que assegura ao seu profeta: “Antes que eu te formasse no ventre, te conheci” Jr.1.5. Assim é o nosso Deus, que nos trouxe de longe para perto. Ele mesmo nos reuniu aqui em Rio Cerro. Nós fomos escolhidos, e preparados, para fazermos parte de presbitérios, de lideranças, de Ministros e Ministras.
Somos uma Comunidade reunida, uma Comunidade jovem, onde formamos uma Igreja viva. É a segunda vez na história das Assembleias Sinodais que estamos nos iluminando a partir do jovem. Na Assembleia em Massaranduba estudamos o lema “Jovem, onde estás”. Agora, na 15ª Assembleia queremos avançar e refletir a partir da Comunidade jovem – Igreja Viva e ver nesta Igreja, Comunidades comprometidas com a vida. Estamos aqui para trazendo conteúdos das Comunidades que nos escolheram e nos enviaram, para repartir com as lideranças das outras Comunidades os seus conteúdos. Estamos num encontro para aprender, ouvir e testemunhar sempre a partir da Palavra de Deus.
Assembleia Sinodal também tem o aspecto de formação e informação, e este relatório quer dar também a sua contribuição para isso.
VISITAÇÃO
A visitação é, sem sombra de dúvidas, o princípio e o fim da boa relação da direção sinodal com as lideranças e tudo que abrange a área de sua competência. É do Pastor Sinodal o desejo de se fazer presente, nas Paróquias, Comunidades, junto aos Ministros e Ministras e às lideranças. A presença do Pastor Sinodal é importante, não apenas nos momentos de comemorações ou de conflitos com os quais nos deparamos aqui e ali, mas para acompanhar e orientar a caminhada sinodal. É função minha de ser pastor dos pastores e das pastoras, pastor dos que precisam de cuidado especial. A própria Sede Sinodal vem ocupando um espaço importante, onde as mais diferentes pessoas procuram por um espaço de acolhimento, de aconselhamento, um espaço de consolo pastoral e de orientação espiritual.
O Apóstolo Paulo tem como meta visitar ou enviar visitadores às comunidades por ele fundadas. Ele mesmo torna-se interlocutor entre as Comunidades e faz disso um importante plano metodológico de missão (Rm. 15. 22ss.). Isto pode parecer um método antigo, experimentado pelas primeiras comunidades cristãs, porém é uma necessidade atual e muito sentida também no Sínodo Norte Catarinense.
Posso afirmar hoje, que conheço e fiz-me presente, de uma forma ou outra, nas 40 Paróquias, que constituem o Sínodo. Contudo, reconheço que aqui há ainda, necessidade de maior presença junto aos CAM e Ministros e Ministras. Sim, bem mais do que vem acontecendo. É necessário que analisemos com amor, onde precisamos estar mais presente e de que forma vamos solucionar estas lacunas. Posso afirmar que estou sentindo que a “seara é grande” e são necessário mais cuidadores deste vasto campo do Senhor.
ORDENAÇÃO E ENVIO
Everton Luis Knaul, Ordenado em 04 de fevereiro de 2012, ao Ministério Pastoral. Ato da Ordenação realizado pelo Pastor Presidente, P. Dr. Nestor Paulo Friedrich, na Comunidade Evangélica Vila Nova - Paróquia Bom Jesus, Joinville.
P. Everton Luis Knaul foi enviado e está atuando na Paróquia Evangélica de Confissão Luterana de Ceilândia/DF.
Cleiton Friedemann, Ordenado em 01 de abril de 2012, ao Ministério Pastoral. Ato de Ordenação realizado pelo Pastor Sinodal, na Comunidade Evangélica Luterana de Rio Bonito. P. Cleiton foi enviado para a Paróquia Evangélica de Feliz/RS.
Bianca Bartsch, Ordenada em 22 de abril de 2012, ao Ministério Pastoral pelo Pastor Sinodal, na Comunidade Evangélica Luterana em Campo Alegre. Pa. Bianca foi enviada para a Comunidade Evangélica de Confissão Luterana Ascensão, em Novo Hamburgo/RS.
Expressamos aqui nossos agradecimentos aos familiares e Comunidades de origem do P. Cleiton Friedemann e da Pa. Bianca Bartsch.
Ivanda Keller Schreiber, Ordenada em 18 de abril de 2012, pelo Pastor 1° Vice-Presidente, P. Carlos Möller, na Paróquia Evangélica Princípio da Esperança, em Rolim de Moura/RO.
INSTALAÇÃO
Pa. Marion Freitag, 07 de agosto de 2011, na Comunidade Evangélica Luterana de Vila Nova, Mafra. Pastora Marion foi instalada no novo Campo de Atividade Ministerial – CAM, criado pela Comunidade Evangélica de Rio Negro/Mafra, com residência em Itaiópolis.
Miss. Adilson Raasch, 03 de março de 2012, no Campo Missionário Bairro Alto, na Comunidade de Rio Negro/Mafra, com ênfase especial voltado ao trabalho com crianças e adolescentes do bairro.
P. Marino Black, 15 de abril de 2012, 1° CAM na Paróquia Evangélica de Confissão Luterana Vale do Iguaçu.
INAUGURAÇÃO / DEDICAÇÃO/ NOVO CAM
Celebração e Dedicação Casa Pastoral Comunidade Luterana na Estrada da Ilha – Luz do Mundo, Bairro Pirabeiraba – Joinville, em 26 de fevereiro de 2012.
Implantação da Paróquia Bom Samaritano – No período que transcorreu entre a 14ª e a 15ª Assembleia conclui-se a implantação da Paróquia Bom Samaritano. O processo longamente estudado aconteceu de forma sábia e bem trabalhada com o desmembramento da Paróquia Mãe – Paróquia Evangélica Luterana Barra do Rio Cerro. Nossos agradecimentos para todas as pessoas que, de uma ou outra forma, se dedicaram para que esta missão se tornasse realidade.
2° CAM na Paróquia São Lucas – A criação do 2º CAM na Paróquia São Lucas foi aprovada em Conselho Sinodal, teve documento protocolado na IECLB (nº 205.382), no dia 06/01/2012 e está em processo de homologação nesta Assembleia.
CELEBRAÇÕES e JUBILEUS
90 Anos Comunidade de Canoinhas, 16 de agosto de 2011.
70 Anos Paróquia Cristo Bom Pastor, Celebração domingo, 18 de setembro de 2011.
85 Anos Paróquia Evangélica Rio das Antas, Celebração domingo, 23 de outubro de 2011.
160 Anos de Comunidade Evangélica de Joinville, Celebração domingo, 25 de dezembro de 2011.
75 Anos da Comunidade Evangélica de Caçador, Celebração domingo 27 de maio de 2012.
TRANSFERÊNCIA/DISPONIBILIDADE
Miss. Waltraut Müller, 12 de novembro de 2011, em disponibilidade. Miss. Waltraut atuou na Comunidade Rio Negro/Mafra, no Projeto Missionário Bairro Alto. Nossos agradecimentos à Missionária, pelo tempo que dedicou à Missão na Comunidade e Projeto.
ENTRADA EM SITUAÇÃO DE EMÉRITO
Catequista Isolde Herberts, por solicitação entrou em situação de Ministra emérita em 21 de dezembro de 2011, conforme registro recebido da reunião da Conferência de Secretários realizada em 28 de dezembro de 2011 e segundo os termos do Estatuto do Ministério com Ordenação – EMO (Art.67 e 68)
Foi significativa a sua trajetória na IECLB. Em nosso Sínodo a partir de 1997 atuando como Catequista, e depois passando por Jaraguá do Sul/SC. Ao longo de todos estes anos, são visíveis muitas sementes e ricos frutos que brotaram de sua atuação.
Assim, a 15ª Assembléia quer expressar aqui um sinal de agradecimento, a você Isolde e incluindo aqui também os teus familiares. E rogamos que Deus os abençoe e os guarde com todo cuidado.
AVALIAÇÕES PPHMistas
Cumpriram o Período Prático de Habilitação no Sínodo Norte Catarinense a PPHMista Ivanda Keller Schreiber, na Paróquia Evangélica Rio das Antas, com residência na Comunidade Evangélica de Fraiburgo, no período de agosto de 2010 a dezembro de 2011.
Também neste período realizou o PPHM Everton Luis Knaul na Paróquia Evangélica de Confissão Luterana Bom Jesus, no Bairro Vila Nova em Joinville.
Ambos foram acompanhados de perto pelo Pastor Sinodal. As avaliações transcorreram dentro dos prazos e de forma positiva. Ivanda e Everton foram encaminhados para a banca de colóquio da Secretaria de Habilitação ao Ministério, em novembro, em São Leopoldo / RS, onde foram aprovados ao Ministério Pastoral.
PPHM Marlete Stein Giese – Paróquia Fraternidade – Oxford – agosto de 2011 até dezembro de 2012. A PPHMista está sendo acompanhada e monitorada pelo P. Marcelo Jung e equipe acompanhante, conforme prevê o regulamento da Secretaria de Habilitação ao Ministério da IECLB.
AVALIAÇÃO DE CAMPO DE ATIVIDADE MINISTERIAL DE MINISTROS E MINISTRAS
O assunto avaliação tem gerado muita discussão em Conferências e Conselhos desde sua implantação. Ouvindo e acompanhando os Ministros, Ministras e Campo de Atividade Ministerial – CAM, resolvemos convidar um grupo de estudo sobre a questão em pauta, tendo como base as Diretrizes de Avaliação do Sínodo Norte Catarinense. Este grupo de estudo vem sendo coordenado pelo Pastor Vice-Sinodal, acompanhado também pelo Pastor Sinodal, Presidente do Conselho Sinodal e tem como objetivo, agilizar o processo de avaliação do CAM, Ministros e Ministras.
Vindo ao encontro das necessidades observadas pelo grupo de estudo das Diretrizes de Avaliação, o Conselho Sinodal, homologou em 26 de novembro de 2011, o Conselho Sinodal de Avaliação. Respeitando assim o Estatuto do Ministério com Ordenação – EMO, que rege no Art.26. § 1° “os Sínodos, por Comissão de Avaliação, designada por seu Conselho Sinodal, farão avaliações periódicas, em prazos não superiores a 4 (quatro) anos, baseado no planejamento do campo de atividade ministerial e do ministro e da ministra, quanto aos compromissos assumidos por ocasião da ordenação e da instalação...”
O Conselho Sinodal de Avaliação realizou dia 18 de fevereiro de 2012, na Comunidade de São Bento do Sul, um Seminário de preparação com integrantes das equipes avaliadoras, para esclarecimentos normativos e criar sintonia entre equipes.
Atualmente estamos em processo de avaliação de 10 Ministros e Ministras, em 09 CAM. É objetivo nosso trazermos os primeiros resultados destas avaliações no próximo Conselho Sinodal, em 28 de julho. Quando também queremos dar continuidade no processo de avaliação, indicando os próximos CAM e Ministros e Ministras a serem avaliados. Só assim conseguiremos fazer jus ao EMO.
CONFERÊNCIAS DE MINISTROS E MINISTRAS
As Conferências de Ministros e Ministras têm acontecido conforme a agenda planejada. Sendo que de 7 a 9 de junho de 2011, aconteceu a Conferência Conjunta entre o Sínodo Norte Catarinense e Sínodo Vale do Itajaí, no Centro de Eventos Rodeio 12; quando lembramos a fundação dos 100 Anos das Comunidades Luteranas e Evangélicas em Santa Catarina e outros Estados; Conferência de Ministros e Ministras 18 e 19 de outubro de 2011, Lar Vila Elsa, em São Bento do Sul – Avaliação do ano 2011 e planejamento; 27 e 28 de março de 2012, Lar Hotel Filadelfia, com a presença do Pastor Presidente da IECLB, P. Dr. Nestor Friedrich. Esta Conferência de Ministros e Ministras foi coordenada pelo Pastor Vice-Sinodal, em ausência do Pastor Sinodal, por decorrência do falecimento do pai.
Além das Conferências de Ministros e Ministras em âmbito sinodal, aconteceram as Conferências nos três Núcleos separadamente; Contestado, Jaraguá e Joinville. As Conferências têm como objetivo: ser um espaço informativo, estudo e convivência e por isso é compromisso prioritário a presença de todos os Ministros e Ministras que atuam na área de abrangência sinodal. EMO CAPITULO IX – DA PROTEÇÃO E DA FORMAÇÃO CONTINUADA.
ATUALIZAÇÕES TEOLÓGICAS
Realizamos dois Seminários na área de Atualização Teológica. O 1° enfocando o tema: Cuidando dos Cuidadores, onde contamos com a Assessoria da Pa. Vera Cristina Weissheimer. Este seminário foi realizado 23 a 25 de agosto de 2011, no Centro de Eventos Rodeio 12.
Pa. Vera é Capelã no Hospital Alemão Osvaldo Cruz em São Paulo e autora do livro “Eu vi as tuas lágrimas” Amparo e consolo no sofrimento.
O 2° Seminário aconteceu em 08 a 10 de maio último, no Lar Hotel Filadélfia, em São Bento do Sul. Contou com a assessoria da Sra. Gudrun Schmidt, de Curitiba. Ela é graduada em Administração e pós graduada em Psicologia Organizacional.
Neste Seminário partimos das necessidades sentidas pelos/as Ministros e Ministras. Procuramos discutir alternativas para administrar o stress do dia a dia ao qual são expostos:
- Fomentar a união e o sentimento de grupo/pertença, fortalecendo laços entre Ministros e Ministras, Comunidade, Sínodo;
- Fortalecer a consciência de grupo;
- Sentir-se valorizado como pessoa, como Ministro/a;
- Saber valorizar a autoridade que lhe cabe nas diferentes instâncias, relacionadas a partir da Ordenação.
Percebo quão importante é o encontro de Ministros e Ministras em Atualizações Teológicas. É incrível o quanto cada um e cada uma carecem de atenção/cuidado, convivência e humanidade.
SÍNODO e ECUMENISMO
O Sínodo Norte Catarinense ao longo de sua trajetória sempre contribuiu para o diálogo e compromisso ecumênico. No ecumenismo somos reconhecidos e respeitados pelas Igrejas que confessam a fé no Triúno Deus, em especial as Igrejas que compõem o Conselho Nacional de Igrejas Cristãs – CONIC. Aqui em Santa Catarina representado pelo CIER – Conselho de Igrejas para Estudo e Reflexão. O CIER está completando este ano 40 anos de atuação junto às Comunidades e Igrejas, e a Presidência atualmente está sob nossa responsabilidade.
Um dos pontos marcantes do ecumenismo nas comunidades com certeza é a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos – SOUC, celebrada aqui no hemisfério Sul na semana que antecede Pentecostes, 20 a 27 de maio de 2012. As celebrações deste ano foram preparadas pelos irmãos e irmãs das Igrejas cristãs da Polônia, que nos uniram sob a frase bíblica “Todos seremos transformados pela vitória de nosso Senhor Jesus Cristo” (1 Cor. 15.51-58).
A fé nos capacita para encontro e diálogo com pessoas de diferentes Igrejas cristãs, isto experimentamos nos encontros regulares entre Ministros, Ministras, Padres, Bispo, Pastor Sinodal, Ministros e Ministras no Núcleo de Joinville e de forma pontual também nos outros dois Núcleos. Queremos animá-los para que isso aconteça com regularidade, pois faz parte dos planos missionários.
JORNAL O CAMINHO
Órgão de comunicação elaborado de forma profissional pelo Sínodo Norte Catarinense e Sínodo Vale do Itajaí, com uma tiragem de 23.000 exemplares. É o Jornal de comunicação sinodal, com 11 edições anuais. É desejo que esse veículo de comunicação chegue a todas as comunidades, pontos de pregação e entidades ligadas ao S.N.C. e S.V.I. e deveria ser desafio para que todas as famílias pudessem se informar através do Jornal Sinodal. O Caminho é palavra escrita para testemunhar a fé vivida no meio em que vivemos e é desafio para nossa inserção na sociedade. “Lâmpada para os meus pés é a tua palavra, e luz para os meus caminhos” (Sl. 119.105)
O Conselho de Redação e Planejamento reúne-se uma vez por mês, onde procuramos estar presente e incluir os assuntos de interesse do Sínodo e da IECLB. Contamos neste trabalho com a colaboração de muitas lideranças dos dois Sínodos, porém, cabe lembrar aqui e agradecer de forma especial, o Assessor de Comunicação do S.N.C. Sr. Nivaldo Klein e o P. Renato Luiz Becker.
PORTAL DO SÍNODO E IECLB
Durante o ano entrou em operação o novo portal da IECLB - www.luteranos.com.br. Este veículo eletrônico tornou-se um mecanismo imprescindível na comunicação rápida de notícias no Sínodo e na IECLB. Hoje muitas Comunidades e lideranças fazem uso deste instrumento de comunicação. É objetivo nosso é de aperfeiçoá-lo cada vez mais como meio facilitador de divulgação, sobre tudo para a missão e evangelização.
JOINVILLE LUTERANO
Informativo bimestral da Comunidade Evangélica de Joinville que tem seu alvo informativo voltado prioritariamente para o público que integram as Comunidades/Paróquia da CEJ. O Sínodo tem espaço e faz uso deste Jornal confessional para divulgação de notícias e mensagem. Convém que ampliemos nosso espaço neste meio de comunicação e aqui transmitimos nossos agradecimentos ao Conselho Editorial e ao Sr. Francisco Carlos Brunken Filho (ex-presidente da CEJ) e atualmente Sr. Gilberto Raul Zwetsch.
LITERATURA EVANGELÍSTICA
Menciono aqui o item Literatura Evangelística, para lembrar que é um Setor de Missão, criado em 1987, pelo então Conselho Diretor da IECLB, com a finalidade de atuar em âmbito de toda Igreja e para fora de seus limites. Desde maio de 2007 ela está sob a responsabilidade da Comunhão Martin Lutero na qualidade de parceria da Igreja. Ela tem sua sede na Rua Erich Belz, 154, bairro de Itoupava Central – Blumenau. Talvez pela proximidade, bem como pelos nossos interesses e necessidades tem atuado em colaboração para dentro do Sínodo Norte Catarinense. Nós colaboramos com OFERTAS NACIONAIS, SINODAIS, ou OFERTAS LIVRES, em troca recebemos Folhetos Evangelísticos, Celebrações e Cartões. Lembrando que durante o ano alguns destes Folhetos publicados são de autoria de Ministros e Ministras do nosso Sínodo.
CATEQUESE E DIACONIA
O Sínodo Norte Catarinense estabeleceu como meta prioritária em suas atividades o Plano de Educação Cristã Contínua da IECLB (PECC). Para viabilizar este Plano, disponibilizou de seu orçamento ordinário um valor para a contratação da Catequista Mariane Noely Bail da Cruz e da Diácona Valmi Ione Becker. Ambas estão atuando em sintonia, oferecendo cursos e seminários fundamentados na Teologia e confessionalidade luterana.
ATIVIDADE DO PASTOR SINODAL E EQUIPE JUNTO À IECLB
É compromisso do Pastor Sinodal, estar presente nas Conferências dos Pastores Sinodais e da Presidência da IECLB. Isto aconteceu em 13 a 17 de setembro de 2011, em São Leopoldo /RS e nesta Conferência também estiveram presentes os/as Presidentes das Assembléias Sinodais dos 18 Sínodos. Entre 13 e 16 de março a Conferência dos Pastores Sinodais e Pastores Presidentes da IECLB estiveram reunidos em Curitiba/PR.
Além destas Conferências fui convocado pela presidência da IECLB, para integrar o Grupo de Trabalho de Acompanhamento a Ministros e Ministras, que se reuniram em Porto Alegre/RS, 01/12/11; Entre Rios/PR, 17/04/12; Porto Alegre/RS, 02 e 03/05/12.
Grupo de Trabalho Tema e Lema do Ano 2013, Porto Alegre/RS 14/12/11; Grupo de Trabalho de estudo e definição do Tema e Lema do Ano.
30 de junho a 02 de julho de 2011 – membro da Banca de Colóquio dos Candidatos/as ao PPHM, em São Leopoldo/RS.
03 a 07/11/11 – Banca de Exame ao Pró-Ministério em São Leopoldo/RS.
DESAFÍOS E COMPROMISSOS
“Bem-aventurados os pacificadores, porque serão chamados filhos de Deus”. MT.5.9
Esta frase tão conhecida do Evangelho de Mateus, atribuída ao próprio Filho de Deus, vem sendo um lema na minha vida. Falar de pacificadores em meio a um mundo agitado, violento é contraditório, em relação a toda criação que Deus, por amor, nos confiou. Precisamos de pacificadores. Pacificadores que criam um contra ponto. O mundo, e nós também somos mundo, nos desafia diariamente com suas ofertas. É dentro deste contexto que precisamos manter o equilíbrio de boa convivência com a criação de Deus como um todo. Nas Comunidades e Núcleos somos desafiados diariamente com essa missão pela vida.
Quando experimentamos o amor incondicional de Deus, anunciado por Jesus e firmado como missão aos discípulos (João 21. 15ss) com a qual nos comprometemos a partir do Batismo e da Ordenação. Este desafio nos compromete para uma Igreja inclusiva. Acolhendo nas Comunidades crianças, jovens, pessoas de todas as idades, sem diferenciação.
Contudo vejo também que aqui preciso da colaboração de mais pessoas e de assessoria. Gostaria de contar com mais alguém neste amplo campo, para dividir as tarefas, para estar ao lado, apoiando-nos mutuamente. O trabalho e as necessidades são muitos, e em muitos momentos, sinto que falto com aqueles que precisam do meu acolhimento pastoral.
AGRADECIMENTOS FINAIS
Tenho presente que a 15ª Assembleia é uma data importante na caminhada do S.N.C. Nossos pensamentos se voltam para comemorações, tempo de juventude. E não é isso? Podemos afirmar: somos um Sínodo Jovem, Uma Igreja Viva! Um Sínodo a caminho. “Não importa para onde vai o caminho. Estou tranqüilo, pois sou abrigado pela mão de Deus. É a mão que determina tempo e caminho.” (Käte Walter)
Quero agradecer em especial algumas pessoas, lideranças eleitas por vocês em Assembleia ou nomeadas em Conselho Sinodal, que não medem esforço para caminhar juntos este Caminho Sinodal: Sr. Elemer Kroeger, Presidente do Conselho Sinodal e da Assembléia Sinodal; Sra. Edeltraud Fleischmann Nering, 1ª Vice-Presidente; Sr. Eloi Witt, 2° Vice-Presidente; Sr. Vander Meier, Tesoureiro; Sr. Carlos Kadur, 2° Tesoureiro; Sra. Suzana Karina Tribess Stricker, Secretária; Sra. Renilda Klabunde Tribess, 2ª Secretária; Pastor Renato Creutzberg, Pastor Vice-Sinodal; Sr. Nivaldo Klein, Assessor de Comunicação do S.N.C.; Diácona Valmi Ione Becker; Catequista Mariane Noely Bail da Cruz; Sr. Ademar Gaedke, representante do S.N.C. no Conselho da Igreja; Sr. Irineu Romeu Brinkmann, Sra. Regina Feustel e Sr. Vander Meier, Delegados ao Concílio Geral.
Com muito carinho quero agradecer às pessoas que trabalham comigo na Sede Sinodal: Secretária Roselei Stresser e Sra. Terezinha Millnitz.
Quero expressar um MUITO OBRIGADO à minha família: Margit, Thobias e Mathias, que tem paciência em me acompanhar nas andanças neste caminho e me acolhem no retorno ao lar da família.
Agradeço a Deus pela saúde, e do suprir com abundância todas as nossas necessidades. Fortalece-nos sempre o lema de bênção do nosso casamento: “Portanto, ponha em primeiro lugar na sua vida o Reino de Deus, e tudo mais ele fará” Lc. 12.31
Que assim seja em graça e Paz!
Joinville, 15 de maio de 2012
Pastor Sinodal – Inácio Lemke
Veja também:
- Cartaz
- Convite Pastor Sinodal
- Convite Presidente da Assembleia
- Convocação
- Relatório do Conselho Sinodal
- Culto de Encerramento da 15ª Assembleia Sinodal Ordinária
- Mensagem da 15ª Assembleia Sinodal Ordinária
- Os Departamentos Sinodais e Instituições apresentam seus relatórios
- Palestra do Pastor Valdemar Schulz
- Iniciam-se os trabalhos da 15ª Assembleia Sinodal do Norte Catarinense
- É aberta com Culto a 15ª Assembleia Sinodal do Norte Catarinense
- Tudo pronto para a 15ª Assembleia Sinodal do Norte Catarinense
- Relatório do Pastor Sinodal
- Norte Catarinense prepara-se para 15ª Assembleia Sinodal