A comunhão do sacramento

Meditação de Martim Lutero

01/01/1983

Leia em sua Bíblia: 1 Coríntios 10.14-17

Porque nós, embora muitos, somos unicamente um pão, um só corpo; porque todos participamos do único pão”. (v. 17)



Receber esses sacramentos no pão e no vinho outra coisa não é do que receber um sinal seguro da comunhão e da incorporação em Cristo e todos os santos.
O pão é feito de muitos grãozinhos amassados num bolo. Os corpos de muitos grãos se transformam num só pão. Nele, cada grão perde seu corpo e forma, e assume a forma comum do pão. Assim também as uvas perdem sua forma para se tornarem em um corpo de um só vinho e bebida. Do mesmo modo também nós devemos ser – e de fato somos – se fizermos uso correto desse sacramento. Em seu amor, Cristo, juntamente com todos os santos, assume nossa forma, e conosco luta contra o pecado, a morte e todo o mal. E, a partir daí, ardentes de amor, assumimos a forma de Cristo, confiamos em sua justiça, vida e santidade, e, por meio da comunhão de sua bondade com a nossa miséria, passamos a formar um bolo, um pão, uma bebida, e temos tudo em comum. Oh, esse é, de fato, um grande sacramento: que Cristo e sua Igreja são uma só carne e um só corpo!
Por outro lado, através desse mesmo amor, devemos transformar-nos e considerar nossas as falhas de todos os demais cristão, assumir sua forma e necessidades, deixar-lhe tudo o que tivermos de bom, para que o desfrutem. Esta é a verdadeira comunhão e o verdadeiro significado desse sacramento.
 

Veja também:

Assunto Passagem Bíblica
Tema: O Poder de Curar
Onde está o Deus das nações? Salmo 115
Não envergonhe o nome do senhor! Efésios 4.22-32
Administradores dos mistérios de Deus 1 Coríntios 4.1-5
Os cristãos preservam o mundo 2 Coríntios 6.4-10
A verdadeira fraternidade 1 Coríntios 16.13-14
A Comunhão do sacramento 1 Coríntios 10.14-17
Certeza da doutrina 2 Pedro 1.16-21
Todos iguais diante de Deus Romanos 2.1-11

Voltando ao Castelo Forte - 1983


Autor(a): Martim Lutero
Âmbito: IECLB
Testamento: Novo / Livro: Coríntios II / Capitulo: 10 / Versículo Inicial: 14 / Versículo Final: 17
Título da publicação: Castelo Forte / Editora: Concordia Ltda/Editora Sinodal / Ano: 1983 / Volume: 1
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 22572
REDE DE RECURSOS
+
Mesmo que não sejamos cristãos tão bons como deveríamos ser, e somos ignorantes e fracos tanto na vida como na fé, Deus ainda assim quer defender a sua Palavra, pela simples razão de ser a sua Palavra.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br