Os cristãos preservam o mundo

Meditação de Martim Lutero

01/01/1983

Leia em sua Bíblia: 2 Coríntios 6.4-10

“... pobres, ma enriquecendo a muitos; nada tendo, mas possuindo tudo”. (v. 10)




Cada cristão é uma pessoa que, a exemplo do próprio Senhor Jesus Cristo, quando esteve na terra, realiza coisas grandiosas. Assim, em se tratando de coisas divinas, pode governar o mundo inteiro, servir e ajudar a todos e fazer as maiores obras que se podem realizar sobre a face da terra. Pois, também diante de Deus, ele vale mais do que o mundo inteiro, assim que, por sua causa, Deus dá e preserva tudo que há no mundo. De tal sorte que, se não houvesse cristãos no mundo, cidade ou país algum, teria paz; sim, num só dia, tudo o que o que há no mundo seria destruído pelo diabo. O fato de o milha ainda estar crescendo nos campos e as pessoas recuperarem a saúde, terem seu sustento, paz e proteção, tudo isso deveriam agradecer aos cristão.
Somos, é bem verdade, pobres mendigos, e mesmo assim, enriquecemos a muitos. Somos aqueles que nada tem, mas tudo possuem. Também é verdade que tudo o que os reis, príncipes, senhores, cidadãos ou camponeses do mundo têm, tudo deve-se, não a seus cabelos loiros, mas a Cristo e seus cristãos.
Os cristãos têm o evangelho, o batismo e o sacramento (do altar), por meio dos quais as pessoas são convertidas, almas são libertadas do domínio do diabo, arrancadas do inferno e da morte, e conduzidas ao céu. Com esses meios, também se consola, fortalece e sustenta a consciência que sente sua miséria, está aflita e é acossada pela tentação. Os cristãos podem, igualmente, ensinar, instruir e aconselhar pessoas que se encontram nos mais diferentes estados de vida, como devem viver uma vida cristã e santa cada um em sua situação.
Essas são obras que nenhum rei ou imperador, poderoso ou rico, letrado ou sábio desse mundo pode realizar, muito menos adquirir. Pois nenhum deles é capaz de consolar ou reanimar uma só consciência oprimida e atribulada pelo pecado.
 

Veja também:

Assunto Passagem Bíblica
Tema: O Poder de Curar
Onde está o Deus das nações? Salmo 115
Não envergonhe o nome do senhor! Efésios 4.22-32
Administradores dos mistérios de Deus 1 Coríntios 4.1-5
Os cristãos preservam o mundo 2 Coríntios 6.4-10
A verdadeira fraternidade 1 Coríntios 16.13-14
A Comunhão do sacramento 1 Coríntios 10.14-17
Certeza da doutrina 2 Pedro 1.16-21
Todos iguais diante de Deus Romanos 2.1-11

Voltando ao Castelo Forte - 1983


Autor(a): Martim Lutero
Âmbito: IECLB
Testamento: Novo / Livro: Coríntios II / Capitulo: 6 / Versículo Inicial: 4 / Versículo Final: 10
Título da publicação: Castelo Forte / Editora: Concordia Ltda/Editora Sinodal / Ano: 1983 / Volume: 1
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 22570
REDE DE RECURSOS
+
Se vós permanecerdes na minha palavra, sois verdadeiramente meus discípulos e conhecereis a verdade e a verdade vos libertará.
João 8.31-32
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br