AGORA SÃO outros 500
Após um relato histórico do contexto do Apóstolo Paulo, o P. Dr. Renato Raasch destacou que o nosso contexto histórico e cultural in uencia a nossa biogra a. Que a nossa biogra a infuencia a nossa Teologia. Que a nossa Teologia infuencia a nossa prática da fé. Que a nossa prática da fé infuencia o nosso Ministério e a nossa função na Comunidade, no Sínodo, na Igreja, no Centro de Formação: “As nossas biografias, Teologias e práticas da fé fazem a IECLB ser o que ela é“! Como impulsos da vivência da fé, foram apresentados vídeos com testemunhos.
Após um relato histórico do contexto do Apóstolo Paulo, o P. Dr. Renato Raasch destacou que o nosso contexto histórico e cultural influencia a nossa biografi a. Que a nossa biografia influencia a nossa Teologia. Que a nossa Teologia influencia a nossa prática da fé. Que a nossa prática da fé influencia o nosso Ministério e a nossa função na Comunidade, no Sínodo, na Igreja, no Centro de Formação: “As nossas biografi as, Teologias e práticas da fé fazem a IECLB ser o que ela é“!
Como impulsos da vivência da fé, foram apresentados três vídeos com testemunhos de pessoas tocadas, transformadas pela ação missionária das Comunidades da IECLB, ou seja, nós, como Igreja Luterana intérprete de Paulo, até onde chegamos? O que conquistamos? O que somos? Quais são os motivos para celebração e alegria?
A segunda parte, chamada O Apóstolo Paulo e a Comunidade Missional: resistências, confrontações e frustrações, teve como objetivo, a partir da biografia do apóstolo Paulo e da sua coragem de romper paradigmas, perceber as dificuldades e os escândalos que o Evangelho gera no nosso tempo e nas nossas Comunidades.
Como impulsos da vivência da fé, foram apresentados testemunhos que apontam para omissões, distorções do Evangelho, por isso confessamos, nos arrependemos e pedimos perdão pelo que não conseguimos. Com o que nos preocupamos? O que nos entristece?
Dentro da proposta, marco no XXX Concílio, neste momento, o P. Dr. Lindolfo Weingärtner, Ministro Emérito da IECLB, esteve na Plenária para dar o seu depoimento, sendo recebido com muita emoção pelo grupo de Conciliares.
A terceira parte, chamada O Apóstolo Paulo e a Comunidade Missional: desafios, sonhos e planos futuros, teve como objetivo, a partir da biografia do apóstolo Paulo e da sua coragem de romper paradigmas, mostrar que precisamos estar atentos para a ousadia que vem do Evangelho. Dessa forma, podemos dar a nossa contribuição para que os próximos 500 anos da Igreja Luterana sejam marcados pela fidelidade ao Evangelho.
Como impulsos da vivência da fé, foram apresentados vídeos com testemunhos que apontam paradigmas a serem quebrados a partir do Evangelho.
Após um momento de diálogo com o Palestrante, o grupo assistiu a uma compilação de imagens de ações e situações vivenciadas nas Comunidades da IECLB que mostraram a Igreja que fomos, que somos e que queremos ser: Igreja de Comunidades atrativas, inclusivas e missionárias, que atuam em fidelidade ao Evangelho de Jesus Cristo, destacando-se pelo testemunho do amor de Deus, pelo serviço em favor da dignidade humana e pelo respeito à Criação (Plano de Ação Missionária da IECLB - PAMI).