Constituição
O contexto no qual a Igreja realiza a sua missão mudou e essa mudança cobra novas posturas, novos modos de presença no mundo, uma maneira de agir que articule a espontaneidade das nossas iniciativas missionárias com o planejamento estratégico
Algumas áreas que recebem recursos provenientes da Contribuição via orçamento nacional:
- Concílio: reúne-se de dois em dois anos. Cabe-lhe definir a linha programática de atuação da Igreja em todo o seu território, além de decidir e legislar sobre toda e qualquer matéria de interesse da Igreja. O orçamento central assume as despesas do Concílio, juntamente com a Comunidade hospedeira e os Sínodos, que assumem os custos de Delegados e Delegadas.
- Conselho da Igreja - reúne-se três vezes ao ano. Atua em caráter supletivo ao Concílio, exerce o controle das atividades administrativas da IECLB e decide sobre os conflitos de caráter normativo, mediante recurso. Atualmente, as reuniões nacionais (Pastor@s, President@s e Tesoureir@s Sinodais, além de Conselho e Diretoria do Conselho da Igreja) têm as suas despesas distribuídas proporcionalmente entre os Sínodos.
- Presidência - faz a gestão ministerial nacional e representa a IECLB perante outros órgãos. É formada pelo Pastor Presidente e pelos 1º e 2º Pastores VicePresidentes. O orçamento geral da IECLB assume os custos do Pastor Presidente, as suas viagens pela IECLB e as suas representações, bem como os custos da sua equipe de trabalho.
- Secretaria Geral - o órgão executivo da administração da IECLB, resolve as questões administrativas e executa o orçamento geral da Igreja, aprovado pelo Conselho da Igreja ou pelo Concílio, observando na sua ação decisões e diretrizes dessas instâncias e as disposições da Constituição, do Regimento Interno e das normas complementares.
- Arquivo Histórico - o Arquivo Histórico guarda a documentação recebida e expedida pela Sede da IECLB, a documentação dos antigos Sínodos e os arquivos encaminhados por Comunidades e Paróquias.
- Habilitação ao Ministério - o orçamento central assume os custos da Coordenação do processo de Habilitação, apoia Paróquias com dificuldade e cobre oscustos das bancas e comissões de designação e envio.
- Portal da IECLB - é um dos meios que a Igreja usa para fazer frente à sua missão de propagar o Evangelho de Jesus Cristo, estimular a vivência evangélica, promover a paz, a justiça e o amor na sociedade e participar do testemunho do Evangelho.
- Tema do Ano - anualmente, a Presidência, com o apoio dos Pastores e das Pastoras Sinodais, estabelece um Tema e um Lema nacional para todas as instâncias e setores que atuam no âmbito da IECLB.
- Contribuições ecumênicas e viagens de representação - a IECLB, no seu compromisso ecumênico, contribui financeiramente para entidades, como a Federação Luterana Mundial (FLM), o Conselho Mundial de Igrejas (CMI), o Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (CONIC) e também assume, quando necessá- rio, as despesas de representação.
Além desses, o orçamento central apoia setores e iniciativas missionárias por meio dos recursos das ofertas nacionais e das doações das Igrejas-irmãs.
As contas da IECLB são auditadas por auditoria externa e votadas pelo Concílio ou pelo Conselho da Igreja. A prestação de contas é feita mediante publicação no Boletim Informativo da IECLB.