DESAFIO permanente
“A Campanha Nacional de Ofertas para a Missão Vai e Vem está cada vez mais consolidada no Sínodo Vale do Taquari. Os frutos das sucessivas edições da Vai e Vem são muitos. A Campanha de Missão da IECLB propicia que os membros conheçam mais e melhor a Igreja, o seu tamanho e a abrangência das suas ações”, compartilhou o P. Gilciney Tetzner, Pastor Sinodal do Sínodo Vale do Taquari
Hoje, grande parte dos membros sabe que a sua Igreja não está presente apenas na sua região, mas em grande parte do território nacional. É novidade para muitos que haja luteranos e luteranas no Norte e no Nordeste do país. A partir da Campanha de Missão da IECLB, anualmente temos a oportunidade de falar sobre estas Comunidades, que, não raro, são formadas a partir de pessoas que migraram do Sul do país.
O conhecimento destas Comunidades leva à solidariedade. Atualmente, os membros da Igreja no Vale do Taquari contribuem com a Campanha solidariamente com os membros e com as Comunidades pequenas e missionárias espalhadas pelo Brasil. No ano passado, uma pessoa se dirigiu a mim e disse: ‘Pastor, eu gosto de contribuir com a Campanha, pois sei que este dinheirinho é importante para as Comunidades pequenas. Assim como eu pertenço alegremente à IECLB, quero que o povo destas Comunidades também se alegre e, futuramente, contribua para a edificação de outras Comunidades’.
Outro fruto da Campanha Vai e Vem é o despertar da consciência missionária. Embora muitos ainda vejam a Igreja apenas como uma Comunidade local, aos poucos, as pessoas começam a entender a Igreja como instituição maior e que tem a incumbência missionária, dada pelo próprio Senhor da Igreja, Jesus Cristo, de pregar o Evangelho a todas as pessoas.
A Vai e Vem viabiliza Projetos em muitas Comunidades no país. Já o percentual sinodal fica à disposição das Comunidades, que podem enviar Projetos Missionários ou de formação e solicitar recursos.
Temos exemplos bonitos no Sínodo, de mobilização em favor da Vai e Vem. Em algumas Comunidades, Ministros, Ministras e lideranças visitam os membros, entregam o material da Campanha e convidam ao engajamento. Em outras, além de envolver os membros, ainda promovem ações especiais. É o caso da Comunidade de Lajeado/RS, que, em 2015, promoveu um evento cultural com participação de Coros e Grupos Instrumentais em favor da Vai e Vem.
Com esta e outras ações, a Comunidade chegou à marca de R$ 2,71, por membro, ofertados para a missão. Já a Comunidade de Estrela/RS, bem como outras no Sínodo Vale do Taquari, destina parte das suas ofertas de Ação de Graças e a sua OASE realiza uma rifa. São esforços extras de Comunidades solidárias e compromissadas com a missão.
Ações como essas fazem com que consigamos arrecadar um valor expressivo para a Campanha Vai e Vem, mas ainda há muito que fazer no que se refere à solidariedade e à consciência missionária, desafio permanente que, ano após ano, produz novos frutos.