MISSÃO: não arrecadação
“Desde 2008, a oferta para a Campanha Nacional de Ofertas para a Missão Vai e Vem tem apoiado muitas iniciativas que favorecem a partilha do Evangelho, a reconciliação entre Deus e as pessoas, bem como entre as pessoas e delas com a Criação. A Campanha nos dá a oportunidade, mediante a generosidade, de exercer o cuidado das pessoas umas com as outras”, destacou a Pa. Marlei Adam Arcari, Coordenadora da Vai e Vem no Sínodo Uruguai
O texto do Evangelho de Mateus 9.35-38 nos fala sobre como Jesus fez missão entre as pessoas: presente, motivando para a fé, o amor e a solidariedade.
A postura de Jesus, a sua compaixão, não é um gesto sentimentalista, reflexivo e passivo. Ele observa as pessoas, a sua dor, a sua tristeza e descobre que elas estão perdidas, abandonadas, ou seja, não têm alento nem ânimo de vida. Desta maneira, ele revela que as pessoas estão prontas, como uma lavoura para a colheita, mas faltam trabalhadores. Falta alguém que devolva o ânimo, a esperança para reconstruir a dignidade. Jesus devolveu a dignidade, a autoestima, a beleza e o prazer de viver, libertando da opressão social, religiosa e física.
Como podemos nós, pessoas cristãs, em meio a este mundo, cheio de pessoas sem alento nem ânimo, fazer missão, ou seja, resgatar os perdidos? A Comunidade pode ser um local de construção de autoestima, de valorização das diferenças, de capacitação – não para viver em um grupinho apenas, mas para enxergar as dores do mundo, o desalento das pessoas e pôr as mãos à obra. Como eu disse: mãos à obra!
Neste ano, o Sínodo Uruguai tem como objetivo formar líderes em todas as Comunidades para serem multiplicadores da Campanha. Assumir a Missão de Deus exige dedicação e recursos financeiros. A Vai e Vem tem sido uma forma concreta dos membros participarem na Missão de Deus por meio da IECLB, por isso as Comunidades encontraram diversas maneiras para se engajar na Vai e Vem. A OASE da Comunidade de Chapecó/SC, por exemplo, motivada pelo Evangelho, realizou, em 2015, a chamada ‘Padaria’. As mulheres prepararam diversas guloseimas, como cucas, quiches, strudels, sonhos, pães, etc., vendidas para as pessoas da Comunidade e fora dela. Outro exemplo vem da JE e dos Confirmandos, que promoveram a ‘Noite da Pastelada’ e doaram todo o lucro para a Campanha. O desafio é motivar os grupos da Comunidade a encontrarem soluções para a missão fora da Comunidade.
Tudo o que vocês fizerem ou disserem, façam em nome do Senhor Jesus e por meio dele agradeçam a Deus, o Pai (Colossenses 3.17).
No Sínodo Uruguai, a Campanha de Missão da IECLB tem auxiliado de forma especial a manter um Ministro na área da Formação e Diaconia e a edição de material de formação para adultos e crianças Palavra de Deus.
Na Paróquia de Mondaí/SC, foram confeccionados cofrinhos de bambu para todas as Comunidades e, nos encontros comunitários, é oferecida a possibilidade de ofertar para a Campanha Vai e Vem.