CAMPANHA DE Missão DA IECLB
“A oferta em favor de irmãos e irmãs na fé para a continuidade do anúncio do Evangelho é um dever da Igreja e a Igreja somos nós, pessoas (Mt 18.20). Nesse sentido, a Campanha Nacional de Ofertas para a Missão Vai e Vem tem se mostrado e caz e, ao mesmo tempo, necessitada de comprometimento por parte das Comunidades e dos membros da nossa IECLB”, a rmaram o P. Gleidson Ademir Fritsche e a Pa. Beatriz Regina Haacke, Ministros na Paróquia Trindade de Pelotas/RS, no Sínodo Sul-Rio-Grandense
A Vai e Vem é a proposta de ajuda solidária com a qual toda pessoa membro da IECLB deveria se identi- fi car. Na Paróquia Trindade de Pelotas/RS, buscamos fortalecer esse sentimento de identifi cação e compromisso com a Campanha de Missão da IECLB. Temos trabalhado o assunto nos diversos grupos e setores de trabalho e estimulado a oferta em favor da causa. Cada grupo tinha o seu cofre. Com alegria, percebemos um retorno muito positivo. Ministros, Ministras, Presbíteros, Presbíteras e lideranças auxiliaram a motivar as pessoas e, com expectativa, receberam a notícia do montante final.
Conscientizamos as Comunidades que toda a colaboração é importante e válida e que a oferta brota da gratidão a Deus e se destina, por amor, a irmãos e irmãs da nossa IECLB ou a projetos amparados por ela.
Na nossa Paróquia, destacam-se os cofrinhos e o cartaz como melhores materiais da Campanha. A grande maioria das doações veio em moedas, nos cofrinhos. Cada moeda e cada nota são importantes. Muita gente está confiando no trabalho a ser realizado com os recursos e, por isso, além de ofertar, ora pelos investimentos.
É marcante observar que a Vai e Vem tornou-se uma das ações que expressam a unidade da IECLB. Pessoas sentem-se à vontade para ofertar com aquilo que podem e se sentem parte de um grande corpo. Nem sempre conhecemos as Comunidades e os Projetos Missionários apoiados pela Campanha, porém esta união é experimentada na solidariedade.
Nas Comunidades da nossa Paróquia, as doações recolhidas foram levadas ao culto de encerramento da Campanha. O momento de entrega das ofertas teve um espaço na liturgia. As pessoas levaram até o espaço do altar os seus cofres e os seus envelopes. Agradecemos a Deus pelas doações e pedimos a sua bênção para o trabalho que será realizado com o auxílio destas.
Como Comunidades, também destinamos ofertas locais para a Campanha. Além disso, o assunto foi trabalhado com os alunos do Colégio Sinodal Alfredo Simon, nas aulas de Ensino Religioso. Enfi m, as Comunidades São Lucas e Reconciliação, mais uma vez, experimentaram unidade: juntas, podem mais!
O fato de a Paróquia ter sido a segunda a arrecadar mais recursos para a Vai e Vem no Sínodo Sul-Rio Grandense em 2015 é consequência dos diversos fatores mencionados. Contudo, destacamos a motivação e a identificação como chaves mestras no assunto. Compreender o quanto é bom viver em Comunidade Evangélica Luterana é motivo para querer que mais pessoas possam experimentar essa comunhão. Se queremos que isso aconteça, vamos ofertar com alegria