COMPAIXÃO pelas Comunidades
“O Planejamento Estratégico se tornou comum e até necessário nas mais diversas instituições do mundo corporativo, com o objetivo não apenas de organizar e alinhar as demandas, mas também de buscar a solvência nanceira em meio às crises econômicas e políticas. Uma das etapas deste processo consiste em de nir a missão da instituição, expressando em uma frase qual é o objetivo da sua existência”, a rmaram Danieli Weirich, Coordenadora Sinodal da Vai e Vem e Reinaldo Almy de Souza, Presidente da Comunidade de Sidrolândia/MS, no Sínodo Rio Paraná.
A IECLB, conhecida como uma Igreja séria (pressuposto de toda Igreja de Jesus Cristo) e como Igreja da Palavra, necessita pensar as suas ações e os seus objetivos com vistas à cumprir com sua missão, que, diferentemente do contexto secular, já é predefinida por sua essência: a incumbência de propagar o Evangelho.
A Campanha Nacional de Ofertas para a Missão Vai e Vem foi planejada e representa uma ação consolidada com vistas a este propósito: propagar a fé em Jesus Cristo. Cada vez mais, ela é abraçada por todas as Comunidades evangélicas luteranas conscientes de que fazem parte de um corpo que precisa estar equilibrado – confessional e economicamente.
No Sínodo Rio Paraná, é crescente o número de Comunidades que verdadeiramente se comprometem todos os anos com a Campanha, pois são sensibilizadas por aquilo que se sobressai na vida comunitária dos projetos apoiados: realidades adversas, jeitos diferentes, dificuldades, mas, principalmente, pela paixão de ser IECLB. O mais bonito é que os mais distintos grupos, independente da idade, se mobilizam e fazem a solidariedade acontecer.
Parte dos recursos sinodais da Campanha tem sido destinado a projetos no âmbito do próprio Sínodo. A Comunidade de Sidrolândia/MS, apoiada nos dois últimos anos pela Vai e Vem, compartilha significativas mudanças ocorridas neste período:
É notório que, ao longo dos últimos anos, a Comunidade de Sidrolândia vive um resgate das suas origens, da Confissão Luterana e, consequentemente, tem vivido e expressado a sua Identidade Confessional nas atividades comunitárias e no testemunho público da fé cristã.
Esse resgate também mudou a forma como a Comunidade local lida com a instituição (IECLB). Antes expressava receio em relação ao Sínodo e/ou à IECLB como um todo. Hoje, sabemos que somos parte e temos um sentimento de pertença à IECLB.
A Vai e Vem tem auxiliado significativamente nesse processo de resgate. É o segundo ano que recebemos o apoio financeiro a partir dessa Campanha. O ano de 2015 demonstrou que a Comunidade local vive a IECLB, com esforço e empenho, chegando a superar a sua meta em 800%, prevista como a sua contribuição para a Campanha de Missão da IECLB.
Os valores advindos da Vai e Vem auxiliarão mensalmente no orçamento da Comunidade. Dessa forma, todas as atividades de exposição da Palavra de Deus poderão ser mantidas e ampliadas de forma expressiva no nosso contexto!
Somos gratos a Deus por pertencermos à IECLB, uma Igreja séria e que tem demonstrado os seus valores cristãos na compaixão pelas suas Comunidades.