Educação na fé e Missão
O Plano de Ação Missionária da IECLB (PAMI) diz: ‘em uma Comunidade Missionária, só há Missão quando há Educação Cristã e só há Educação Cristã quando há Missão’. Isso significa que a Educação Cristã perpassa as quatro dimensões que organizam as ações missionárias de uma Comunidade: Evangelização, Comunhão, Liturgia/Culto e Diaconia. É assim porque o Evangelho de Jesus Cristo cria Comunidade de discípulos e discípulas: de ‘pessoas que aprendem’.
Desta forma, na Igreja, somos pessoas aprendizes e seguidoras do nosso Mestre Jesus Cristo. É à sua Comunidade de discípulos e discípulas - a Igreja - que ele confia a tarefa de educar: capacitar as pessoas para cooperar com a missão de Deus no mundo e para exercer plenamente o sacerdócio geral de todas as pessoas que creem.
O desafio é que a fé afete e influencie cada esfera da vida pessoal, comunitária e social. Resumindo, uma Comunidade Missionária é aquela que organiza as ações da evangelização, da comunhão, da liturgia/culto e da diaconia em um discipulado integral e permanente ou, como diz o Plano de Educação Cristã Contínua (PECC), uma educação na fé para todas as fases da vida.
Entretanto, algo que nunca deveríamos esquecer é que toda atitude e toda a ação têm uma dimensão pedagógica. Quer dizer, tudo que acontece na vida pessoal, na Comunidade e na sociedade, seja bom ou ruim, ensina, educa, forma. As pessoas aprendem também pela vivência, por isso sempre será necessário colocar a vida em um constante diálogo fecundo com a Palavra que vem de Deus.
Em assim fazendo, poderemos apurar o testemunho do Evangelho da paz, da justiça e da misericórdia neste mundo, que ainda é de Deus.
P. Dr. Pedro Puentes
Secretário de Missão
Secretaria Geral da IECLB