Construindo comunidades missionárias III - A Diaconia
Segundo o Plano de Ação Missionaria da IECLB (PAMI), a diaconia é uma das quatro dimensões da missão integral. Ela surge do Deus que nos serve em Jesus Cristo. Isso significa que o nosso servir e todas as nossas ações são frutos do amor de Deus em nós.
Em que consiste especificamente a ação diaconal? Consiste, principalmente, em se colocar ao lado das pessoas que sofrem e precisam de atenção. Em questionar situações de injustiça, opressão e exclusão. Em promover ações efetivas para que haja espaços de perdão, cura, restauração, transformação, reconciliação, justiça, paz, prática do amor, bem como de luta contra toda forma de opressão, com vistas à recuperação da autonomia e dignidade da pessoa. A Comunidade missionária em seu serviço diaconal ultrapassa fronteiras servindo a todas as pessoas.
A relevância da diaconia, como o agir em nome de Deus, não pode ficar na vontade ou no discurso. Para tanto, a Comunidade missionária precisa planejar, coordenar, acompanhar e avaliar o seu serviço, as suas ações ou iniciativas diaconais. Necessita identificar e valorizar os dons das pessoas que integram a Comunidade e ajuda para que sejam desenvolvidos em função do serviço, isto com a finalidade de tornar-se Comunidade solidária, terapêutica, curadora, transformadora.
Servir ao mundo, engajandose na vida social, colocando-se ao lado das pessoas em situações de conflito e sofrimento sociais, culturais, econômicos, espirituais ou psíquicos, é servir a Deus e oportunizar que Ele atue junto às pessoas. Isso é uma bênção!
Vivamos, pois, a alegria do servir!
P. Dr. Pedro Puentes
Secretário de Missão
Secretaria Geral da IECLB