Nasce do Culto e converge para o Culto
Publicações de apoio ao Livro de Canto da IECLB: um hinário necessita de um prazo para ser incorporado à vida comunitária e fazer parte da identidade de uma Igreja. Na IECLB, o processo de implantação está em franco desenvolvimento. É necessária a produção de materiais de apoio que auxiliem e facilitem o uso em contexto comunitário. Desde o lançamento, materiais foram disponibilizados e redes de partilha foram criadas a partir dos seminários. Há, ainda, materiais em preparação. Destacamos o livro O Ofício da Música (2020), escrito por integrantes da Comissão do Livro de Canto da IECLB.
Protagonismo na pandemia: para 2020, tanto o Planejamento interno quanto o Planejamento do Conselho Nacional de Música (CNM) e ambos alinhados, previam uma série de ações. No entanto, o contexto diferenciado trouxe novas contingências. As atividades musicais se tornaram uma área especialmente sensível na pandemia. Foi necessário buscar novos caminhos, que não silenciassem o canto. Pelo contrário, a música como forma de expressão da fé tornou-se ainda mais relevante. Musicistas de todos os Sínodos se movimentaram nesta direção, o que resultou em uma série de ações.
O Conselho Nacional de Música dedicou-se a estudar as raras pesquisas sobre a relação da música com a disseminação do vírus, o que resultou em dois importantes documentos de orientações. A Série Música em Tempos de Coronavírus dispôs semanalmente músicas do Livro de Canto, já gravadas e disponíveis em CD, para orações e meditações diárias.
Adicionalmente, foram promovidas duas ações relacionadas à Campanha Nacional de Ofertas para a Missão Vai e Vem: a Live da Música na época de Pentecostes e a série de cinco vídeos do projeto Oferta do Coração, que reuniu membros titulares e suplentes do CNM. A Coordenação auxiliou em novas demandas, como gravação de músicas para Cultos online, orientações para a realização de lives e apoio a Musicistas, demitidos e muitas vezes desamparados no período da pandemia.
Os principais desafios para a Área da Música e para a Coordenação de Música podem ser resumidos em poucos tópicos, mas não por isso menos significativos:
- Continuidade do trabalho da Coordenação de Música: transição da pessoa Coordenadora, sustentabilidade e manutenção do que foi conquistado e desenvolvido até aqui, especialmente o papel específico de Musicistas na vida da Igreja.
- Adaptação às novas formas de realização da música, seja o canto comunitário, sejam as atividades musicais. É difícil realizar o convencimento da necessidade sanitária de cuidados especiais em relação à música sem que se entre em um dilema eclesiológico.
Coordenação de Música da IECLB