A música como forma de expressão da fé (parte 1/2)
A música nasce do Culto e converge para o Culto, mas está na transversalidade entre as diferentes áreas. A música contém e exige um conhecimento específico. Entretanto, ao mesmo tempo, é instrumento valioso a ser utilizado pela maioria das áreas de prioridade, a fim de que a IECLB alcance as suas Metas Missionárias.
Citemos o Sacerdócio Geral: há exemplo mais expressivo que o canto comunitário? Poucos grupos envolvem tanto serviço e habilidades de diferentes pessoas quanto os grupos de música. Ela está em muitas áreas, com fáceis possibilidades de inserção e uso, por isso não pode ser limitada a um viés, embora seja necessário para fins de sistematização.
A música encontrou o seu principal ancoradouro na Meta Missionária 2. No biênio que passou, a Coordenação de Música trabalhou com maior ênfase em duas Áreas de prioridade, Culto e Comunicação, Diálogo e Relações Ecumênicas. Adicionalmente, contribuiu com a Área de Prioridade Sacerdócio Geral de todas as Pessoas Crentes, que está na essência do fazer musical em Comunidades evangélico-luteranas.
Nesse sentido, podemos destacar os seguintes impulsos geradores no trabalho da Coordenação de Música da IECLB no biênio:
- Desenvolvimento do processo de apropriação e implantação do Livro de Canto da IECLB, lançado em 2017.
- Realização do Planejamento, em duas direções: com o Conselho Nacional de Música (CNM) e na Sede da Igreja, em colaboração com a Coordenação de Liturgia da IECLB, ambos alinhados com as Metas Missionárias.
Em 2019, a Coordenação de Música completou dez anos de existência. Em agosto de 2020, a atual Coordenadora completou dez anos à frente da função. A Coordenação de Música nasceu do esforço conjunto entre o Conselho Nacional de Música e a Direção da IECLB. Neste tempo, funcionou em jornada de trabalho parcial (atualmente, 25 horas semanais). A Coordenação trabalha de forma integrada e colaborativa com o Conselho Nacional de Música, seu principal interlocutor.
No último biênio, a Coordenação de Música atuou em diferentes frentes, alinhadas com os destaques anteriormente elencados:
Planejamento e gestão: atualização das Diretrizes do Conselho Nacional de Música (2019), gestão dos recursos da Oferta Nacional Música e Liturgia (partilhada) e do projeto à Mission EineWelt (vigente entre 2017-2019).
Organização e execução musical em eventos: XXXI Concílio da Igreja (2018), 3ª Convenção Nacional de Ministros e Ministras da IECLB (2019), 24º Congresso Nacional da Juventude Evangélica - Congrenaje (2018), 11º Retiro de Estudantes de Teologia da IECLB (2019), entre outros eventos de menor abrangência.
Continua na próxima edição.
Coordenação de Música da IECLB