Jornal Evangélico Luterano

Ano 2016 | número 798

Quinta-feira, 21 de Novembro de 2024

Porto Alegre / RS - 07:45

Tema do Ano - Testemunho

CONCÍLIO 2016 - Contribuição

   Aquele que semeia pouco, pouco também ceifará; e o que semeia com fartura, com abundância também ceifará. Cada um contribua segundo tiver proposto no coração, não com tristeza ou por necessidade; porque Deus ama a quem dá com alegria (2Coríntios 9.6-7)

   O Concílio de Toledo/PR (1996) aprovou um sistema de contribuição para manter as tarefas supraparoquiais da Igreja: 10% sobre as receitas das Comunidades, atendendo uma moção do Concílio de Cachoeira do Sul/RS (1994), no propósito que o sistema de contribuição por cotas fosse substituído por um sistema de contribuição proporcional.

   O formato de contribuição praticado pela IECLB incide sobre a renda das Comunidades e Paróquias, que têm autonomia para organizar o seu sistema de contribuição. Nesta modalidade, o ponto de partida do planejamento não é a previsão de despesa, mas a previsão de receita, ou seja, a pergunta é Quanto as Comunidades vão aportar, por meio de contribuição (10%), ofertas e doações para aplicarmos na missão da Igreja?

   Nesse sentido, a Constituição da IECLB rege que a manutenção da Igreja é de responsabilidade dos membros das Comunidades, portanto as Comunidades e as Paróquias são solidariamente responsáveis pelo repasse pontual dos valores estabelecidos para os orçamentos nacional e sinodal.

   Comunidades, Paróquias e associações paroquiais deverão destinar, mensalmente, 10% do valor das suas receitas para manutenção dos respectivos Sínodos e do orçamento nacional, sendo que a parcela das contribuições das Comunidades, Paróquias e Associações Paroquiais que os Sínodos deverão repassar para o orçamento nacional será definida por proposta do Conselho da Igreja, pelo Concílio

   - Na Comunidade, ficam 90% da contribuição do membro. As atribuições principais da Comunidade são: dedicar-se à assistência espiritual e à ação diaconal, além de exercer o trabalho evangelizador, catequético e missionário.

   - No Sínodo, ficam 4,14% da contribuição. As atribuições principais do Sínodo são: planejar e coordenar o trabalho eclesiástico na sua área, decidir, na área do Sínodo, sobre o modo da Igreja manifestar-se na concretização dos seus objetivos e executar diretrizes e metas estabelecidas em Concílio.

   - Para o Fundo de Solidariedade dos Sínodos (FSS), vão 0,46% da contribuição. Este fundo serve para o auxílio financeiro aos Sínodos com dificuldades e sem condições de automanutenção, em razão do pequeno número de membros e da realidade geográfi ca extensa ou em decorrência de dificuldades temporárias.

   - Para o orçamento nacional da IECLB, são destinados 5,4% da contribuição. Os órgãos centrais são: Concílio, Conselho da Igreja, Presidência e Secretaria Geral.

Ultima edição

Edição impressa para folhear no computador


Baixar em PDF

Baixar em PDF


VEJA TODAS AS EDIÇÕES


Gestão Administrativa

Ser Igreja de Jesus Cristo em contexto de pandemia

Em perspectiva de balanço do ano que passou, compartilhamos, de forma adaptada e atualizada, partes da Carta Pastoral da Presidência, de Pastoras e Pastores Sinodais, publicada em agosto de 2020. A partir de março de 2020, passamos a conviver com a pandemia do Covid-19, (+)



Educação Cristã Contínua

Igreja que valoriza o Sacerdócio Geral (parte 3/3)

Desafios Com base nas atividades que estão sendo realizadas e considerando o cenário atual, a Coordenação de Educação Cristã (CEC) vislumbra os seguintes desafios para a efetivação da Meta Missionária 1 (Áreas de prioridade (+)

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc
O verdadeiro arrependimento inicia com amor à justiça e a Deus.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br