INSPIRAÇÃO para as ações
“No Sínodo Vale do Taquari, o Tema do Ano é um elemento preponderante na promoção da unidade da Igreja e da sua missão. É uma meta permanente que o cartaz ou o banner seja exposto em cada templo e nas demais dependências das Comunidades. Essa é a palavra orientadora para todas as ações desenvolvidas durante o ano”, destacou o P. Gilciney Tetzner, Pastor Sinodal do Sínodo Vale do Taquari
Quando fazemos o planejamento com os Setores do Sínodo Vale do Taquari e elegemos os assuntos dos encontros, o Tema do Ano é a inspiração. Não o repetimos em cada evento, mas enfocamos uma parte ou criamos uma nova temática a partir dele.
Nos últimos dois anos, contamos com a participação do Pastor Presidente da IECLB, P. Dr. Nestor Friedrich, na primeira Conferência Ministerial do ano, realizada em março. O Tema do Ano serviu como base para o diálogo e para os demais assuntos trazidos pelo P. Nestor. Além disso, o enfoque do Dia Sinodal da Igreja, realizado a cada dois anos, e da Ação Sinodal é escolhido a partir do Tema do Ano.
No último Dia Sinodal da Igreja, realizado em Pentecostes de 2015, na Associação Beneficente Pella Bethânia, em Taquari/RS, quando o Tema do Ano era Igreja da Palavra - chamad@s para comunicar, elegemos como temática Chamad@s por Jesus Cristo. Desta forma, enfocamos o chamado que nos é feito pelo Senhor da Igreja, Jesus Cristo. Ao longo da programação, as pessoas puderam perceber que este é o chamado: comunicar o seu amor, servir ao necessitado com alegria, responder com fé e gratidão à sua graça e ao seu amor.
Quando não celebramos o Dia Sinodal da Igreja, realizamos a Ação Sinodal. Trata-se de uma semana de evangelização nas 59 Comunidades do Sínodo. Neste ano, realizamos, entre os dias 29 de maio e 5 de junho, a sexta edição desta ‘semana de missão’. Foram celebrados 52 Cultos, dentre os quais dois Cultos Paroquiais e um Interparoquial. Contamos, novamente, com a participação dos Ministros e das Ministras do Sínodo, que visitaram as Comunidades de outras Paróquias, em uma espécie de ‘troca de púlpito’.
A Ação Sinodal ocorre desde 2006 e motiva as Comunidades a se mobilizarem para a celebração dos Cultos. Trata-se de uma ação missionária que inclui a visitação a membros e demais pessoas, divulgação na mídia e envolvimento de lideranças. Além disso, lideranças ou grupos musicais são convidados a acompanhar Ministros e Ministras nas celebrações, proporcionando intercâmbio.
O Tema do Ano tem sido a palavra motivadora para esta Ação Sinodal, que tem como lema o Subtema do Ano, A salvação, as pessoas e a natureza não estão à venda. Com isso, refletimos sobre uma questão central para a Teologia Luterana e nos unimos a toda a IECLB e à Federação Luterana Mundial (FLM) nesta reflexão.