RIQUEZA DA missão
“Podemos a rmar que o Tema do Ano é um o vermelho a perpassar a missão em todos os âmbitos no Sínodo Vale do Itajaí. O Tema da IECLB para 2016, ‘Pela graça de Deus, livres para cuidar’, e o Lema, ‘Buscai o bem e não o mal’ (Amós 5.14a), são especialmente apropriados para o nosso tempo”, a rmou o P. Breno Carlos Willrich, Pastor Sinodal do Sínodo Vale do Itajaí
Falar sobre a graça de Deus, a liberdade, o cuidado, a busca do bem, a reprovação do mal e a vida, que não pode ser comercializada, é comunicar uma boa nova muito importante e convidar para um olhar e agir diferenciados para esta realidade. Em tempo de proximidade dos 500 anos da Reforma Luterana, o Tema da IECLB para 2016 resgata a graça como um dos grandes pilares da doutrina. Em tempos nos quais a mercantilização da salvação, das pessoas, da Criação e da vida quer dominar, afirmamos que a vida não está à venda e convidamos para uma vida de gratidão e de cuidado.
As Comunidades realizam cultos de lançamento do Tema e, com criatividade, utilizam os materiais enviados pela IECLB nos diversos grupos de trabalho. O material é considerado apropriado e possível de ser adaptado para todas as faixas etárias. Crianças, jovens, adultos, grupos de casais e de pessoas idosas se confrontam com o assunto. Percebe-se que, apesar de ainda haver necessidade de maior apropriação do Tema nas nossas Comunidades, este vem alcançando, ano a ano, mais espaço.
Em nível de Sínodo, muitas atividades estão sendo desenvolvidas a partir do Tema e do Lema do Ano. A atividade Nas férias com Jesus, que reúne crianças e familiares nas praias durante o veraneio ocupou-se com o Tema. Da mesma forma, acontecerá com o Retiro de Crianças. Os jovens se ocuparam com o Tema em seu retiro de carnaval, que reuniu mais de 600 pessoas do Sínodo Vale do Itajaí e do Sínodo Norte Catarinense. O 23º Congresso Nacional da Juventude Evangélica (Congrenaje), que será realizado em Timbó/SC, também vai em direção ao Tema que nos une como Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil e no mundo. O Seminário das Coordenadoras Paroquiais da OASE também trabalhou o assunto.
A 20ª Assembleia Sinodal do Sínodo Vale do Itajaí estudou o Tema com a assessoria do Secretário de Missão da IECLB, P. Dr. Pedro Puentes. Para a Assembleia, foi produzido um grande panô com trabalhos confeccionados pelas 32 Paróquias do Sínodo. Cada Paróquia foi convidada a criar uma arte a respeito dos subtemas: A salvação, as pessoas e a natureza não estão à venda. O resultado das reflexões feitas nas Paróquias e do trabalho artístico por elas apresentado revela a enorme riqueza da missão que se realiza nos nossos campos de atividade, a diversidade nas expressões de cultura e fé e a unidade pela qual trabalhamos como Sínodo e como IECLB.