Jornal Evangélico Luterano

Ano 2016 | número 795

Quinta-feira, 21 de Novembro de 2024

Porto Alegre / RS - 07:42

Tema do Ano - Testemunho

UNIDADE E missão

   “A IECLB, Igreja de abrangência nacional, tem diversos caminhos que promovem a sua unidade. Além da liturgia, da Teologia, dos Estatutos e dos Regimentos, temos também um Tema anual comum que denominamos Tema do Ano. Nestes últimos anos, os Temas têm sido a preocupação de uma Igreja em constante movimento. Os Temas juventude, dedicação pessoal à Comunidade, ambiente urbano e o diálogo pelo caminho mostram o compromisso da IECLB para com a missão de Deus na realidade em que está inserida”, a rmou o P. Jair Luiz Holzschuh, Pastor Sinodal do Sínodo Uruguai

   O Tema do Ano, além de promover a unidade, propõe uma temática atual que será discutida, estudada e aprofundada na vida comunitária ao longo de um ano. Temos testemunhos de membros que encontraram no estudo do Tema impulso e ânimo para planejar uma visitação sistemática a membros afastados. Na Paróquia de Palmitos/SC, ao longo de 2013, (Ser, participar, testemunhar - Eu vivo comunidade) algumas Comunidades visitaram todos os seus membros. As pessoas foram desafiadas a escrever o seu nome e o da sua família em um cartão e colocá-lo no guarda-chuva que estava na Igreja. Ao fim do ano, foi possível avaliar quem ainda não tinha ido, pelo menos, uma vez ao culto naquele ano. A partir deste levantamento, foram traçadas estratégias para alcançar essas pessoas.

   O Tema deste ano (Pela graça de Deus, livres para cuidar) suscitou em mulheres da OASE o compromisso com a visitação ao hospital da cidade. Este Tema convoca a refletirmos sobre o nosso compromisso com a ética e o cuidado. A situação política e social brasileira nos desafia a darmos a nossa contribuição fundamentada na ética cristã. Em ano eleitoral e de tantos desmandos na política e na ética, devemos dar a nossa contribuição a partir do nosso testemunho pessoal e da organização da vida comunitária.

   O cartaz do Tema do Ano tem sido usado para identificar veículos de Paróquias e do Sínodo, o que tem sido o início de diálogos com pessoas de fora da IECLB. Temas atuais e fundamentais para os discípulos e as discípulas de Jesus auxiliam no aperfeiçoamento dos santos (Ef 2.19) e para um testemunho coerente na vida pessoal e comunitária. Os Temas mais marcantes foram aqueles que demandaram mais estudo, compromisso pessoal e que foram visualizados com compromissos que os membros precisaram assumir ao longo do seu estudo.

   O Sínodo Uruguai, com a sua prioridade ancorada na formação, decidiu dar direção à discussão deste Tema, apontando para dois tópicos: ética e cuidado. Além de estudarmos o Tema do Ano, partimos dele para atualizá-lo nas discussões e estudos em todos os grupos no Sínodo.

   Portanto, o Tema do Ano com uma temática atual e com ‘os pés no chão’, produz muitos frutos, auxilia a Igreja a ser encarnada e promove uma atualização constante do amor que Cristo demonstrou por nós na cruz, convocando-nos a vivermos a Teologia que ouvimos nas celebrações. O Tema do Ano deveria nos desafiar para colocar a fé em ação: diaconia. O Tema do Ano é um instrumento de unidade e de missão para a IECLB.

Ultima edição

Edição impressa para folhear no computador


Baixar em PDF

Baixar em PDF


VEJA TODAS AS EDIÇÕES


Gestão Administrativa

Ser Igreja de Jesus Cristo em contexto de pandemia

Em perspectiva de balanço do ano que passou, compartilhamos, de forma adaptada e atualizada, partes da Carta Pastoral da Presidência, de Pastoras e Pastores Sinodais, publicada em agosto de 2020. A partir de março de 2020, passamos a conviver com a pandemia do Covid-19, (+)



Educação Cristã Contínua

Igreja que valoriza o Sacerdócio Geral (parte 3/3)

Desafios Com base nas atividades que estão sendo realizadas e considerando o cenário atual, a Coordenação de Educação Cristã (CEC) vislumbra os seguintes desafios para a efetivação da Meta Missionária 1 (Áreas de prioridade (+)

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc
Importa, acima de tudo, que homem e mulher convivam em amor e concórdia, para que um queira ao outro de coração e com fidelidade integral.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br