UNIDADE E missão
“A IECLB, Igreja de abrangência nacional, tem diversos caminhos que promovem a sua unidade. Além da liturgia, da Teologia, dos Estatutos e dos Regimentos, temos também um Tema anual comum que denominamos Tema do Ano. Nestes últimos anos, os Temas têm sido a preocupação de uma Igreja em constante movimento. Os Temas juventude, dedicação pessoal à Comunidade, ambiente urbano e o diálogo pelo caminho mostram o compromisso da IECLB para com a missão de Deus na realidade em que está inserida”, a rmou o P. Jair Luiz Holzschuh, Pastor Sinodal do Sínodo Uruguai
O Tema do Ano, além de promover a unidade, propõe uma temática atual que será discutida, estudada e aprofundada na vida comunitária ao longo de um ano. Temos testemunhos de membros que encontraram no estudo do Tema impulso e ânimo para planejar uma visitação sistemática a membros afastados. Na Paróquia de Palmitos/SC, ao longo de 2013, (Ser, participar, testemunhar - Eu vivo comunidade) algumas Comunidades visitaram todos os seus membros. As pessoas foram desafiadas a escrever o seu nome e o da sua família em um cartão e colocá-lo no guarda-chuva que estava na Igreja. Ao fim do ano, foi possível avaliar quem ainda não tinha ido, pelo menos, uma vez ao culto naquele ano. A partir deste levantamento, foram traçadas estratégias para alcançar essas pessoas.
O Tema deste ano (Pela graça de Deus, livres para cuidar) suscitou em mulheres da OASE o compromisso com a visitação ao hospital da cidade. Este Tema convoca a refletirmos sobre o nosso compromisso com a ética e o cuidado. A situação política e social brasileira nos desafia a darmos a nossa contribuição fundamentada na ética cristã. Em ano eleitoral e de tantos desmandos na política e na ética, devemos dar a nossa contribuição a partir do nosso testemunho pessoal e da organização da vida comunitária.
O cartaz do Tema do Ano tem sido usado para identificar veículos de Paróquias e do Sínodo, o que tem sido o início de diálogos com pessoas de fora da IECLB. Temas atuais e fundamentais para os discípulos e as discípulas de Jesus auxiliam no aperfeiçoamento dos santos (Ef 2.19) e para um testemunho coerente na vida pessoal e comunitária. Os Temas mais marcantes foram aqueles que demandaram mais estudo, compromisso pessoal e que foram visualizados com compromissos que os membros precisaram assumir ao longo do seu estudo.
O Sínodo Uruguai, com a sua prioridade ancorada na formação, decidiu dar direção à discussão deste Tema, apontando para dois tópicos: ética e cuidado. Além de estudarmos o Tema do Ano, partimos dele para atualizá-lo nas discussões e estudos em todos os grupos no Sínodo.
Portanto, o Tema do Ano com uma temática atual e com ‘os pés no chão’, produz muitos frutos, auxilia a Igreja a ser encarnada e promove uma atualização constante do amor que Cristo demonstrou por nós na cruz, convocando-nos a vivermos a Teologia que ouvimos nas celebrações. O Tema do Ano deveria nos desafiar para colocar a fé em ação: diaconia. O Tema do Ano é um instrumento de unidade e de missão para a IECLB.