LIVRES PARA cuidar
“A proposta de um Tema a ser refletido, anualmente, por toda a Igreja tem auxiliado o Sínodo Sul-Rio-Grandense a promover a unidade no seu âmbito de atuação. O Tema e o Lema do Ano são trabalhados em todas as instâncias, Paróquias e Comunidades. A partir daí, cria-se um elo de atuação, em uma caminhada conjunta, diante dos desa os que se apresentam, a partir da re exão do Tema, frente à realidade de cada localidade”, relatou o P. Jorge Antônio Signorini, Ministro na Paróquia Santa Maria do Sul, em Pelotas/RS, no Sínodo Sul-Rio-Grandense, e representante deste no Conselho da Igreja
O material elaborado pela IECLB para apresentar e incentivar o estudo do Tema e do Lema do Ano é de grande valia nesta empreitada, embora não seja o único material utilizado, pois, em cada local, a reflexão pode ir além do que é oferecido, de acordo com a criatividade de cada pessoa ou grupo, desde que se mantenha a fidelidade ao que é proposto pela Igreja. Com base nesta realidade, entendemos e reafirmamos a importância do Tema e do Lema da IECLB no fortalecimento da unidade da Igreja em nosso Sínodo.
Compartilho dois exemplos simples de iniciativas que envolvem a criatividade e acontecem no Sínodo, uma em âmbito sinodal e outra em âmbito paroquial.
Sinodal: por estarmos no centro da cultura tradicionalista gaúcha e por haver grupos tradicionalistas em muitas das nossas Comunidades, o Tema e o Lema do Ano são também trabalhados em poesia e refletidos em várias Comunidades e Paróquias por ocasião da Semana Farroupilha. Há vários anos, parte desta programação, especialmente a pregação, tem sido transmitida, nesta data, pela Rádio União FM, no Programa Comunidades em União. Temos elaborado e apresentado a programação com o grupo crioulo Os Tordilhos.
Paroquial: estamos trabalhando o Tema e o Lema de maneira criativa nos Estudos Bíblicos, nas sete Comunidades da Paróquia Santa Maria do Sul. São Estudos Interativos, realizados em residências familiares e reunindo toda a vizinhança, com pessoas de todas as idades, membros e não membros da Comunidade. Depois da apresentação do cartaz e de informações sobre o conteúdo do Tema e do Lema do Ano, trabalhamos interativamente, criando e transformando realidades.
Então, conferimos, em conjunto, se o que fizemos está certo. Além dos textos sugeridos no material elaborado pela Igreja, procuramos lembrar outros textos bíblicos que falam a respeito do assunto. No caso do estudo em que a palavra-chave é cuidar, por exemplo, lemos o Salmo 24 e lembramos que, ao Senhor, pertence a Criação e tudo o que nela se contém. Outro texto é Mateus 6.25-34, que ensina a busca, em primeiro lugar, do Reino de Deus e da sua justiça e que as demais coisas nos serão acrescentadas. Podem ser usados outros textos, desde que tenham afi nidade com o Tema e o Lema do Ano.
São pequenos exemplos de como se pode trabalhar o Tema e o Lema da Igreja, ajudando as Comunidades, as Paróquias e o Sínodo, a partir do estudo, Pela graça de Deus, a sentirem-se livres para cuidar – fazendo o bem e não o mal, cada qual no meio em que vive, de acordo com os desafi os e as possibilidades, em sua vivência de fé.
Que Deus abençoe todas as iniciativas que promovem o fortalecimento da unidade da Igreja em Jesus Cristo. Amém!