Jornal Evangélico Luterano

Ano 2016 | número 793

Sábado, 21 de Dezembro de 2024

Porto Alegre / RS - 14:01

Tema do Ano - Testemunho

COMPARTILHAR experiências

   “Segundo palavras do Pastor Presidente da IECLB, P. Dr. Nestor Friedrich, o Tema e o Lema do Ano na IECLB têm como objetivo  geral ‘ser um impulso para fortalecer a identidade e a unidade na caminhada da Igreja, uma fonte de inspiração e um eixo articulador dos trabalhos e da missão das Comunidades da IECLB espalhadas neste chão brasileiro”, lembrou o P. Eldo Krüger, Ministro na Paróquia de Rio Claro/SP, no Sínodo Sudeste.

   Essa prática de ter um Tema comum para toda a Igreja é de suma importância, pois tem proporcionado um significativo enriquecimento na vida e na missão das Comunidades, além de promover a unidade da Igreja. Na IECLB, desde a criação dos 18 Sínodos, com o seu modelo de Igreja descentralizado, os Sínodos têm grande responsabilidade e poder de decisão. Para preservar a unidade da Igreja em nível sinodal e nacional é fundamental que os Sínodos, as Comunidades, @s Ministr@s, as lideranças e os membros reflitam sobre um assunto comum e, a partir do seu contexto, definam propostas concretas de ação.

   Para o Sínodo Sudeste, que, geograficamente, é bastante extenso (Estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais) e as Comunidades estão espalhadas, a proposta de ter um Tema comum tem nos motivado a caminhar conjuntamente em um mesmo pensamento e propósito. Exemplo disso foi que, em 2015, o nosso Pastor Sinodal, P. Geraldo Graf, propôs como temática principal para a Conferência Sinodal de Ministr@s o estudo do Tema Igreja da Palavra - chamad@s para comunicar e do Lema do ano Então, Jesus perguntou: sobre o que vocês estão conversando pelo caminho (Lc 24.17). Para refletir e aprofundar a temática, fomos assessorados pelo P. Ms. Heitor Meurer. Tod@s @s Ministr@s saíram da Conferência cientes da importância e da atualidade do Tema comunicação e da necessidade de auxiliar na refl exão nas Comunidades.

   Na Paróquia de Rio Claro/SP, celebramos quatro cultos seguidos sobre o Tema e o Lema do Ano. Inspirado neles, abordamos os subtemas: (a) a importância de caminhar solidariamente ao lado do outro e de escutá-lo atentamente, (b) a importância de refletir com o outro sobre a vida e a Palavra de Deus, (c) a importância de celebrar a comunhão com o outro e (d) a importância de compartilhar com os outros as nossas experiências com Deus. O Tema também foi refletido ao longo do ano em outros cultos e nos grupos da Comunidade.

   O Presbitério e os grupos da Comunidade conversaram bastante sobre comunicação. Considerando que Igreja da Palavra é Igreja que comunica e que a mensagem do Evangelho de Cristo precisa ser adequada, convincente e clara para chegar mais perto da alma humana e do maior número possível de pessoas, avaliamos a comunicação na Comunidade e a sua relação com a missão.

   A conclusão foi no sentido de investir mais na área da comunicação. Para isso, além dos meios já existentes, decidimos aprimorar a página da Paróquia no Facebook, para compartilhar mensagens, notícias e imagens das Comunidades, mostrando o que nós somos, cremos e fazemos como luteran@s.

Ultima edição

Edição impressa para folhear no computador


Baixar em PDF

Baixar em PDF


VEJA TODAS AS EDIÇÕES


Gestão Administrativa

Ser Igreja de Jesus Cristo em contexto de pandemia

Em perspectiva de balanço do ano que passou, compartilhamos, de forma adaptada e atualizada, partes da Carta Pastoral da Presidência, de Pastoras e Pastores Sinodais, publicada em agosto de 2020. A partir de março de 2020, passamos a conviver com a pandemia do Covid-19, (+)



Educação Cristã Contínua

Igreja que valoriza o Sacerdócio Geral (parte 3/3)

Desafios Com base nas atividades que estão sendo realizadas e considerando o cenário atual, a Coordenação de Educação Cristã (CEC) vislumbra os seguintes desafios para a efetivação da Meta Missionária 1 (Áreas de prioridade (+)

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc
Se cada um servisse a seu próximo, o mundo inteiro estaria repleto de culto a Deus.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br