COMPARTILHAR experiências
“Segundo palavras do Pastor Presidente da IECLB, P. Dr. Nestor Friedrich, o Tema e o Lema do Ano na IECLB têm como objetivo geral ‘ser um impulso para fortalecer a identidade e a unidade na caminhada da Igreja, uma fonte de inspiração e um eixo articulador dos trabalhos e da missão das Comunidades da IECLB espalhadas neste chão brasileiro”, lembrou o P. Eldo Krüger, Ministro na Paróquia de Rio Claro/SP, no Sínodo Sudeste.
Essa prática de ter um Tema comum para toda a Igreja é de suma importância, pois tem proporcionado um significativo enriquecimento na vida e na missão das Comunidades, além de promover a unidade da Igreja. Na IECLB, desde a criação dos 18 Sínodos, com o seu modelo de Igreja descentralizado, os Sínodos têm grande responsabilidade e poder de decisão. Para preservar a unidade da Igreja em nível sinodal e nacional é fundamental que os Sínodos, as Comunidades, @s Ministr@s, as lideranças e os membros reflitam sobre um assunto comum e, a partir do seu contexto, definam propostas concretas de ação.
Para o Sínodo Sudeste, que, geograficamente, é bastante extenso (Estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais) e as Comunidades estão espalhadas, a proposta de ter um Tema comum tem nos motivado a caminhar conjuntamente em um mesmo pensamento e propósito. Exemplo disso foi que, em 2015, o nosso Pastor Sinodal, P. Geraldo Graf, propôs como temática principal para a Conferência Sinodal de Ministr@s o estudo do Tema Igreja da Palavra - chamad@s para comunicar e do Lema do ano Então, Jesus perguntou: sobre o que vocês estão conversando pelo caminho (Lc 24.17). Para refletir e aprofundar a temática, fomos assessorados pelo P. Ms. Heitor Meurer. Tod@s @s Ministr@s saíram da Conferência cientes da importância e da atualidade do Tema comunicação e da necessidade de auxiliar na refl exão nas Comunidades.
Na Paróquia de Rio Claro/SP, celebramos quatro cultos seguidos sobre o Tema e o Lema do Ano. Inspirado neles, abordamos os subtemas: (a) a importância de caminhar solidariamente ao lado do outro e de escutá-lo atentamente, (b) a importância de refletir com o outro sobre a vida e a Palavra de Deus, (c) a importância de celebrar a comunhão com o outro e (d) a importância de compartilhar com os outros as nossas experiências com Deus. O Tema também foi refletido ao longo do ano em outros cultos e nos grupos da Comunidade.
O Presbitério e os grupos da Comunidade conversaram bastante sobre comunicação. Considerando que Igreja da Palavra é Igreja que comunica e que a mensagem do Evangelho de Cristo precisa ser adequada, convincente e clara para chegar mais perto da alma humana e do maior número possível de pessoas, avaliamos a comunicação na Comunidade e a sua relação com a missão.
A conclusão foi no sentido de investir mais na área da comunicação. Para isso, além dos meios já existentes, decidimos aprimorar a página da Paróquia no Facebook, para compartilhar mensagens, notícias e imagens das Comunidades, mostrando o que nós somos, cremos e fazemos como luteran@s.