Jornal Evangélico Luterano

Ano 2016 | número 792

Sábado, 21 de Dezembro de 2024

Porto Alegre / RS - 13:36

Tema do Ano - Testemunho

LIVRES PARA cuidar

   “Impressionam a bondade e a generosidade de Deus para conosco. Um Deus que é Senhor e soberano. Que é Senhor onipotente e onipresente. Em toda a sua in nita grandeza, o Senhor vem até nós e nos encontra em nossas misérias, dores, maldades, desobediências, nossa solidão e até em nossa morte. Este Deus ainda não é experimentado e vivenciado por todas as pessoas. Há muita solidão, desilusão, frustração, falta de perdão, miséria, injustiça e morte”, lembrou o P. Lauri Roberto Becker, Pastor Sinodal do Sínodo Rio Paraná.

   O Evangelho de Mateus 28.18-20 nos motiva a caminhar por todos os lugares do mundo, anunciando este Deus único e maravilhoso. Portanto, temos a razão e a motivação para a caminhada missionária. Ela não é uma tarefa opcional, mas é o imperativo do Evangelho. Eis o desafio colocado a toda mulher e todo homem que já ouviu a maravilhosa Boa Notícia.

   O Sínodo Rio Paraná tem buscado ser fiel à sua tarefa e ao seu chamado. Foi um dos primeiros Sínodos a fazer um Planejamento Missionário, estudado e planejado com paixão e dedicação das suas lideranças, cujo objetivo é melhor se instrumentalizar para a tarefa da missão. Em 2016, será elaborada uma avaliação dos passos dados e dedicado tempo especial a um novo Planejamento Missionário.

   O Planejamento que nos trouxe até aqui foi a base da caminhada. É a partir deste ponto que queremos olhar com olhos missionários para a realidade do Sínodo, das Comunidades e das Paróquias. Queremos sonhar a missão de Deus e convidar todas as pessoas a se engajarem nesta caminhada.

   O Planejamento Missionário do Sínodo tem como base estrutural o Plano de Ação Missionária da IECLB (PAMI). Somos Igreja que caminha junto e em comunhão. Não podemos viver isolados. Viver e ter comunhão exige fazer chegar às Comunidades e às suas lideranças as temáticas da Igreja e que foram definidas pelo Concílio e pela Presidência da IECLB.

   Nesse sentido, o Sínodo Rio Paraná tem dado ênfase à divulgação e ao estudo do Tema do Ano, grande sinal prático de unidade entre todas as Comunidades da IECLB. Estudá-lo não pode ser ‘opção’ de uma Comunidade, de um Ministro, uma Ministra. A partir do espírito de corpo, o estudo do Tema é tarefa necessária à boa comunhão de todo o corpo.

   Ministros e Ministras não precisam ser motivados a estudar o Tema, pois seguir as orientações da IECLB faz parte da sua Ordenação. Incentivar e dar subsídios são necessidade e responsabilidade estrutural. É por essa razão que o Sínodo tem buscado promover a reflexão e a discussão temática entre Ministros, fomentar a reflexão em Seminários e Encontros sinodais, o que tem trazido frutos às Comunidades, que se percebem parte de um grande corpo.

   Na entrega dos banners do Tema do Ano, percebe-se um saudável orgulho por estar fazendo uso do material. A meta é que todas as Comunidades tenham o banner em seus templos.

   No Sínodo Rio Paraná, o estudo do Tema da IECLB é instrumento de promoção de unidade e de comunhão, trazendo um sentimento de pertencimento à Igreja 

Ultima edição

Edição impressa para folhear no computador


Baixar em PDF

Baixar em PDF


VEJA TODAS AS EDIÇÕES


Gestão Administrativa

Ser Igreja de Jesus Cristo em contexto de pandemia

Em perspectiva de balanço do ano que passou, compartilhamos, de forma adaptada e atualizada, partes da Carta Pastoral da Presidência, de Pastoras e Pastores Sinodais, publicada em agosto de 2020. A partir de março de 2020, passamos a conviver com a pandemia do Covid-19, (+)



Educação Cristã Contínua

Igreja que valoriza o Sacerdócio Geral (parte 3/3)

Desafios Com base nas atividades que estão sendo realizadas e considerando o cenário atual, a Coordenação de Educação Cristã (CEC) vislumbra os seguintes desafios para a efetivação da Meta Missionária 1 (Áreas de prioridade (+)

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc
Louvemos ao Deus e Pai do nosso Senhor Jesus Cristo! Por causa da sua grande misericórdia, Ele nos deu uma nova vida pela ressurreição de Jesus Cristo, por isso o nosso coração está cheio de uma esperança viva.
1Pedro 1.3
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br