LIVRES PARA cuidar
“Impressionam a bondade e a generosidade de Deus para conosco. Um Deus que é Senhor e soberano. Que é Senhor onipotente e onipresente. Em toda a sua in nita grandeza, o Senhor vem até nós e nos encontra em nossas misérias, dores, maldades, desobediências, nossa solidão e até em nossa morte. Este Deus ainda não é experimentado e vivenciado por todas as pessoas. Há muita solidão, desilusão, frustração, falta de perdão, miséria, injustiça e morte”, lembrou o P. Lauri Roberto Becker, Pastor Sinodal do Sínodo Rio Paraná.
O Evangelho de Mateus 28.18-20 nos motiva a caminhar por todos os lugares do mundo, anunciando este Deus único e maravilhoso. Portanto, temos a razão e a motivação para a caminhada missionária. Ela não é uma tarefa opcional, mas é o imperativo do Evangelho. Eis o desafio colocado a toda mulher e todo homem que já ouviu a maravilhosa Boa Notícia.
O Sínodo Rio Paraná tem buscado ser fiel à sua tarefa e ao seu chamado. Foi um dos primeiros Sínodos a fazer um Planejamento Missionário, estudado e planejado com paixão e dedicação das suas lideranças, cujo objetivo é melhor se instrumentalizar para a tarefa da missão. Em 2016, será elaborada uma avaliação dos passos dados e dedicado tempo especial a um novo Planejamento Missionário.
O Planejamento que nos trouxe até aqui foi a base da caminhada. É a partir deste ponto que queremos olhar com olhos missionários para a realidade do Sínodo, das Comunidades e das Paróquias. Queremos sonhar a missão de Deus e convidar todas as pessoas a se engajarem nesta caminhada.
O Planejamento Missionário do Sínodo tem como base estrutural o Plano de Ação Missionária da IECLB (PAMI). Somos Igreja que caminha junto e em comunhão. Não podemos viver isolados. Viver e ter comunhão exige fazer chegar às Comunidades e às suas lideranças as temáticas da Igreja e que foram definidas pelo Concílio e pela Presidência da IECLB.
Nesse sentido, o Sínodo Rio Paraná tem dado ênfase à divulgação e ao estudo do Tema do Ano, grande sinal prático de unidade entre todas as Comunidades da IECLB. Estudá-lo não pode ser ‘opção’ de uma Comunidade, de um Ministro, uma Ministra. A partir do espírito de corpo, o estudo do Tema é tarefa necessária à boa comunhão de todo o corpo.
Ministros e Ministras não precisam ser motivados a estudar o Tema, pois seguir as orientações da IECLB faz parte da sua Ordenação. Incentivar e dar subsídios são necessidade e responsabilidade estrutural. É por essa razão que o Sínodo tem buscado promover a reflexão e a discussão temática entre Ministros, fomentar a reflexão em Seminários e Encontros sinodais, o que tem trazido frutos às Comunidades, que se percebem parte de um grande corpo.
Na entrega dos banners do Tema do Ano, percebe-se um saudável orgulho por estar fazendo uso do material. A meta é que todas as Comunidades tenham o banner em seus templos.
No Sínodo Rio Paraná, o estudo do Tema da IECLB é instrumento de promoção de unidade e de comunhão, trazendo um sentimento de pertencimento à Igreja