ALÉM DOS LIMITES comunitários
“O Tema do Ano da IECLB acompanha a vida de Comunidades, escolas e setores de trabalho também no âmbito do Sínodo Rio dos Sinos. É refletido por líderes e membros de Comunidades, levando a uma série de ações. O lançamento de um novo Tema do Ano se dá, em âmbito sinodal, no primeiro fim de semana de Advento. Alegramo-nos que o lançamento aconteça novamente no período de Advento, inserindo-o integralmente no calendário litúrgico da Igreja. A cada ano, uma Comunidade convida para esta celebração especial”, lembrou o P. Me. Edson Edilio Streck, Pastor Sinodal do Sínodo Rio dos Sinos.
As várias formas que foram criadas para divulgar o cartaz do Tema do Ano nos acompanham no dia a dia. Quando abrimos a nossa agenda sinodal, o cartaz está ali, na primeira página. O cartaz encontra-se também na capa do relatório sinodal. No jornal sinodal Sinos da Comunhão, há uma coluna mensal sobre um aspecto relacionado ao Tema. O cartaz está presente nos momentos em que nos reunimos em âmbito sinodal e no ambiente comunitário. A intenção é essa: onde quer que estejamos, deve ser possível visualizar o cartaz do Tema do Ano.
Cada setor de trabalho do Sínodo procura, a seu modo, abordar o Tema, tendo o propósito de trabalhá-lo junto aos seus respectivos públicos: crianças, jovens, mulheres, homens, terceira idade... Algumas Comunidades são muito criativas! Em uma delas, por exemplo, o grupo de mulheres reproduz o cartaz de forma estilizada, confeccionado um enorme ‘bordado’, exposto no salão comunitário. Dezenas destes belos trabalhos cobrem as paredes do Centro Comunitário, trazendo um colorido especial e deixando sempre presentes e atualizadas as mensagens de todos os Temas da IECLB nos últimos anos.
O Tema do Ano também está presente em momentos marcantes do calendário sinodal. Em 2015, ele ocupou a maior parte da agenda da Assembleia Sinodal. Nos anos em que não há eleições em nível sinodal ou temas específicos, tendo em vista o Concílio da Igreja, as Assembleias são temáticas.
A cada ano, a Ordem Auxiliadora de Senhoras Evangélicas (Oase) também dedica ao Tema um espaço significativo na agenda da sua Assembleia. Para comentar o Tema do Ano, tem convidado o Pastor Sinodal e líderes dos grupos de Oase são animadas a abordar o Tema nos seus respectivos grupos.
Ao longo do ano, o Tema é comentado pelo Pastor Sinodal em algumas das pregações e palestras para as quais é convidado pelas Comunidades.
Além disso, em 2015, o Tema do Ano foi um dos assuntos propostos na 1ª Mostra Cultural de Vídeos, promovido pelo Conselho Assessor de Comunicação do Sínodo, com apoio da Rádio União FM. Três grupos, entre os cinco inscritos, optaram por vídeos sobre o Tema do Ano. Dois decidiram pela temática da Reforma Luterana.
O Tema do Ano nos leva a perceber que a nossa fé ultrapassa a vida pessoal e vai além dos limites comunitários e sinodais. O Tema do Ano nos anima a deixarmos sinais tão claros e visíveis também na sociedade que nos envolve e pela qual somos corresponsáveis como membros da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil.