Por uma cultura de paz
Seguindo os passos de Jesus, temos o desafio de promover uma cultura de paz com justiça. O Tema do Ano lembra que Deus nos criou como seres íntegros, participantes e cooperadores no cuidado da Criação, por isso louvamos e agradecemos a Deus e anunciamos a sua Palavra. Esta é a tarefa da Igreja. Da mesma forma, participamos na reprodução e manutenção da vida. Com isso, atuamos no âmbito da Economia. Ao nos organizarmos com leis e normas de convivência para estabelecer sociedades pacíficas que trabalham pelo bem comum, realizamos a nobre arte da Política.
Para Lutero, todas as pessoas participam desses três âmbitos, que, em sua época, eram entendidos como Estamentos ou Ordens da Criação. A fé e a esperança que nascem do Espírito de Deus desafiam a transformar injustiça, ganância, corrupção e ódio, em justiça, solidariedade, amor e paz. A paz que Cristo nos dá é diferente da paz que o mundo oferece.
A paz de Cristo se faz realidade quando solidariedade, cuidado, respeito, justiça e amor acontecem entre as diferentes pessoas, inclusive entre as inimigas.