A Igreja e a família
A Igreja é conhecida como a família de Deus, mas, para ser uma família, deve rever as suas práticas quando são excludentes. Não pode privilegiar um estilo de ser família ou uma forma de exercer paternidade ou maternidade. A Igreja precisa encontrar maneiras de acolher diferentes formas de relações familiares e afeto, oferecendo-se como espaço de diálogo e promoção da paz.
A Igreja tem que aprender a ‘meter a colher’, dialogando sobre a violência entre casais e entre famílias, além de ser espaço de acolhimento de vítimas dessa violência.
A violência não é apenas um problema ‘social’. Além de crime, é um insulto a Deus e pecado contra uma pessoa criada à imagem e semelhança de Deus para a liberdade e vida plena.
Se paz é o que contribui para o bem-estar, só poderemos ter paz quando irmãs e irmãos estiverem em segurança: amparadas, alimentadas e protegidas contra todo tipo de violência.
Nós, como Igreja de Cristo, precisamos ser espaço seguro para as pessoas, para que possam beber da fonte da água da vida e saciar a sua sede de justiça e de paz.
Paz na Família (Caderno de Estudos TA2019)