Especial Concílio 2016 - Plano de Ação Missionária da IECLB (PAMI)
O contexto no qual a Igreja realiza a sua missão mudou e essa mudança cobra novas posturas, novos modos de presença no mundo, uma maneira de agir que articule a espontaneidade das nossas iniciativas missionárias com o planejamento estratégico.
Com o lançamento do texto-base do Plano de Ação Missionária da IECLB (PAMI), o planejamento da missão da Igreja ganhou um novo impulso em todos os seus níveis.
O texto-base do PAMI apresenta a missão como o gesto apaixonado de Deus pela humanidade, desde a criação do mundo, passando por todas as iniciativas divinas de mostrar o seu amor às pessoas, culminando com a morte e a ressurreição de Jesus, seu Filho, e a manifestação do Espírito Santo, que, ainda hoje, chama, capacita e envia para testemunhar o amor de Deus como Comunidades Missionárias.
A missão de Jesus é a vivência do amor na forma do serviço humilde, amoroso, acolhedor e inclusivo, destaca o texto-base |
Esse documento parte da descrição dos contextos mais amplos da ação, passando pela fundamentação bíblico-teológica e os seus desdobramentos em quatro grandes eixos:
- Evangelização - essa dimensão tem no anúncio do Evangelho, que se dá por meio do testemunho missionário da fé, a evangelização como o seu foco. A evangelização, embora não exclua outras dimensões da missão, concentra-se na exposição explícita e intencional do Evangelho, visando a uma resposta pessoal de fé e ao ingresso no discipulado cristão vivido em Comunidade.
- Comunhão - a comunhão cristã alude ao fato que Deus é, antes de tudo, comunhão viva e relação dinâmica movida pelo infinito amor divino. A Igreja que brota da ação missionária e redentora de Deus tem a comunhão na sua essência. A edificação de Comunidades missionárias em nosso meio passa pela conscientização de que a clareza do testemunho verbal do Evangelho deve encontrar correspondência na qualidade da comunhão comunitária, diz o texto-base.
- Diaconia - a dimensão comunitária corresponde à dimensão diaconal da missão. É Deus que, em sua missão, vêm ao mundo, em Jesus Cristo, e nos serve. A missão de Jesus é a vivência do amor na forma do serviço humilde, amoroso, acolhedor e inclusivo, destaca o texto-base. O fundamento da diaconia está em que Deus nos serve, por isso servimos. O nosso servir e todas as nossas ações são fruto do amor de Deus em nós.
- Liturgia - a missão também tem uma dimensão litúrgica. Refere-se ao culto comunitário, mas também a todas as formas de celebrar o amor de Deus no mundo, sendo a liturgia o serviço a Deus.
O documento também oferece reflexões sobre temas transversais à missão, procurando dar indicativos do lugar, dos fundamentos e das implicações gerais da nossa ação missionária, visando ao planejamento de ações nas áreas da Formação (Educação cristã), da Sustentabilidade e da Comunicação.
Em última instância, visa a cumprir o artigo terceiro da Constituição da IECLB: Em obediência ao mandamento do Senhor, a IECLB, por meio das suas Comunidades, tem por fim e missão: I - propagar o Evangelho de Jesus Cristo; II - estimular a vivência evangélica pessoal, familiar e comunitária; III - promover a paz, a justiça e o amor na sociedade; IV - participar do testemunho do Evangelho no País e no mundo.