Especial Concílio 2016 - As lideranças que compõem o Concílio da Igreja
A o Concílio compete definir a linha programática de atuação de toda a Igreja, bem como decidir e legislar sobre toda e qualquer matéria de interesse da IECLB.
É no Concílio da Igreja que as Comunidades, presentes ao Concílio por meio da representação de 95 lideranças leigas, Ministros e Ministras, se reúnem para dialogar e decidir sobre questões básicas da vida comunitária, confessionalidade, estrutura e missão.
Ao Concílio compete de nir a linha programática de atuação da Igreja, bem como decidir e legislar sobre as matérias de interesse da IECLB |
Esta formação foi aprovada em 1997 e privilegia a representação sinodal com a recomendação de que contemple sempre também mulheres e jovens.
Geralmente, representantes sinodais são escolhidos, dentre as pessoas que formam as Assembleias Sinodais, que, por sua vez, representam Comunidades, Paróquias e setores dos Sínodos.
As 95 lideranças que compõem o Concílio
- Dois Delegados leigos ou Delegadas leigas por Sínodo, com exceção dos Sínodos com maior número de membros, que têm direito a três Delegad@s.
Existe uma fórmula, que consta na Constituição, para saber quais são estes Sínodos com maior número de membros.
Para o próximo Concílio, os Sínodos que elegerão três Delegados cada são: Espírito Santo a Belém, Nordeste Gaúcho, Norte Catarinense e Vale do Itajaí.
- Cinco representantes dos Sínodos com atuação marcante no Ministério Compartilhado. Nesse caso, existe um rodízio entre os Sínodos.
Os cinco Sínodos que nomearão Delegados para o próximo Concílio são: Brasil Central, Paranapanema, Sul Rio-Grandense, Uruguai e Vale do Taquari.
- Nove representantes de instituições e setores de trabalho da IECLB, dentre os quais, obrigatoriamente, a Ordem Auxiliadora de Senhoras Evangélicas (OASE) e a Juventude Evangélica (JE).
Receberam convite para o XXX Concílio, em Brusque/SC, de 19 a 23 de outubro deste ano, um representante de cada Centro de Formação de Ministros e Ministras (Faculdades EST, Faculdade de Teologia Evangélica - FATEV e Faculdade Luterana de Teologia - FLT), um da Rede Sinodal de Educação, um do Conselho Nacional da Juventude Evangélica - CONAJE, um da Legião Evangélica Luterana - LELUT, um da Fundação Luterana de Diaconia - FLD, um do Conselho de Missão entre Povos Indígenas - COMIN e uma representante da OASE.
- Presidente do Concílio e os seus dois Vice-Presidentes.
- Pastor ou Pastora Presidente e os seus dois Vice-Presidentes.
- 18 representantes sinodais no Conselho da Igreja.
- 18 Pastores e Pastoras Sinodais.
- Secretário ou Secretária Geral (com exceção d@ Secretári@ Geral, tod@s @s demais têm direito a voto, pois a Secretaria Geral é um órgão executivo da administração de toda a Igreja).
- Também participam do Concílio, na qualidade de convidados, o Presidente da Comissão Jurídico-Doutrinária, os Presidentes da Comunidade, da Paróquia e do Sínodo local, as autoridades civis e governamentais locais, além dos representantes de Igrejas e organismos ecumênicos locais, nacionais e internacionais com os quais a IECLB se relaciona.