Sustentabilidade: empenho com a Missão e cuidado com a Criação de Deus
Ao falar sobre Sustentabilidade, nos referimos ao Planejamento Missionário, à capacitação de Diretorias e de Presbitérios, ao empenho para prover os meios necessários para o desenvolvimento da missão e ao cuidado com a Criação de Deus.
No final de 2015, com a assessoria do P. Altemir Labes, Secretário Adjunto de Missão e Diaconia, e do P. Dr. Emilio Voigt, então Assessor de Formação do Sínodo Vale do Itajaí, foi elaborado o novo Planejamento Missionário do Sínodo. O Planejamento anterior, que tinha ações e atividades previstas até o final de 2015, teve 80% das suas metas alcançadas. No Seminário de Planejamento Sinodal, aconteceu, simultaneamente, o preparo de lideranças paroquiais para dirigirem os processos de Planejamento nas suas Comunidades. A realização do Planejamento em Comunidades, Paróquias, Uniões Paroquiais e Setores de Trabalho é uma constante ocupação e tem trazido luz para a caminhada da Igreja.
“A nossa responsabilidade exige transparência no trato dos recursos sagrados advindos das ofertas dos membros”, frisou o P. Breno Carlos Willrich, Pastor Sinodal do Sínodo Vale do Itajaí |
O Sínodo, por meio da Diretoria do Conselho, do Pastor Sinodal, do Pastor Vice-Sinodal e da sua equipe administrativa, tem se ocupado intensivamente com a preparação das lideranças em relação às questões administrativas e financeiras. Visitas às Secretarias Paroquiais, contatos com os Escritórios de Contabilidade, Encontros Setoriais de Lideranças e Reuniões com Diretorias Paroquiais na Sede Sinodal fazem parte de um roteiro de atividades que promovem este preparo. As demandas da legislação são cada vez maiores, as decisões conciliares e as diretrizes da Igreja precisam ser conhecidas e absorvidas e o entendimento correto a respeito do envio de ofertas e dízimos, além da clareza na aplicação dos mesmos é pauta diária. Entendemos que a nossa responsabilidade exige transparência no trato dos recursos sagrados advindos das ofertas dos membros.
Prover os meios necessários para a manutenção da missão nos fez abraçar a causa da construção de uma Sede Sinodal, que contará com auditório para reuniões, sede administrativa e apartamentos para moradia de Pastor ou Pastora Sinodal e Ministro ou Ministra na área de formação. A Sede atual é cedida pela Comunidade Blumenau Centro e as moradias dos Ministros são alugadas. Para a construção, contamos com o apoio de pessoas físicas, de verbas do orçamento sinodal e de doações das nossas Comunidades e das nossas Paróquias.
Ao falar em Sustentabilidade, citamos ainda o Projeto Ambiental Galo Verde, que promove conscientização ambiental e ações com as Paróquias, as Comunidades e as Instituições da Igreja, visando à diminuição da nossa pegada ambiental. As ações incluem o trabalho de conscientização, o levantamento de dados sobre consumo de água, energia elétrica, destinação de resíduos e a definição de metas para a diminuição de impactos ambientais.
Também na construção da Sede Sinodal estamos considerando critérios de Sustentabilidade, tais como tratamento dos resíduos, aproveitamento de água da chuva para fins diversos e da energia solar para o aquecimento da água e a produção de energia elétrica.