3o Convenção Nacional de Ministros e Ministras da IECLB (parte 2/2)
“Estamos aqui porque somos movidos e movidas pela força do Espírito Santo de Deus. Viemos de todos os Sínodos da nossa Igreja e desejamos que estes três dias de encontro fortaleçam e animem cada pessoa que aqui está para o exercício do seu Ministério com Ordenação na IECLB”, afirmou o P. Gilciney Tetzner, Pastor Sinodal do Sínodo Vale do Taquari, na Abertura Oficial da 3ª Convenção de Ministros e Ministras da IECLB, quarta-feira, que aconteceu de 15 a 17 de outubro de 2019, em Curitiba/PR, no Sínodo Paranapanema.
Para compor a mesa, foram convidados e convidadas: a Presidência da IECLB, o Secretário Geral, P. Marcos Bechert, a Secretária do Ministério com Ordenação, Pa. Ma. Ruth Musskopf, o Pastor da Igreja Presbiteriana de Curitiba, Rev. Juarez Marcondes Filho, o Arcebispo de Curitiba, Dom José Antônio Peruzzo, o Vice-Prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel (representando o Prefeito, Rafael Greca de Macedo), a Presidente da Diretoria do Conselho da Igreja, Anelize Berwig, e o Presidente do Conselho Sinodal do Sínodo Paranapanema, Heinz Egon Löwen.
Após a fala da Pa. Sílvia Genz, do P. Odair Braun, dando as boas-vindas a Ministros e Ministras, e da Oração da Manhã, conduzida pela Pa. Vera Regina Waskow, o P. Mauro Souza também falou ao grupo e apresentou a Palestrante do dia, a Pa. Dra. Antje Jackelén, Arcebispa da Igreja da Suécia, que falou sobre o tema da Convenção: Vocação e Ministério - o que nos move.
À tarde, foram oferecidos três Painéis: O que me move no Ministério Compartilhado com Ordenação, O que me move no Ministério como mulher e homem e O que me move no contexto.
Um Jantar de Confraternização celebrou o encontro do grupo de Ministros e Ministras.
No dia seguinte, Culto de Encerramento da 3ª Convenção, o P. Mauro afirmou: “Palavras, sons, gestos, encontros e reencontros marcaram estes dias e adoçaram a vida. A nossa relação foi e é um diálogo animado, consolador, libertador. Deus dialoga conosco, consola, liberta. Experimentamos que as Palavras agradáveis são como favo de mel: doces para a alma e remédio para o corpo (Pv 16.24). Aqui estamos, reunidos e reunidas, pela graça de Deus, que nos chamou e chama para o Ministério e vocaciona para servi-lo”.
A manhã começou com a palestra O caminho da felicidade é amor e trabalho, proferida pelo Dr. J.J. Camargo, Médico formado pela Ufrgs, Especialista em cirurgia torácica e pioneiro em transplante de pulmão na América Latina.
Na sequência, o Culto com Santa Ceia foi celebrado pela Presidência, por Pastores e Pastoras Sinodais dos 18 Sínodos da IECLB. A Pregação foi feita pela Pastora Presidente, com base na passagem de Lucas 10.1-11: “Não vamos gastar tempo e energia julgando uns aos outros e umas às outras. Não vamos nos perder na competição nem na comparação. Convide a anunciar o Evangelho de Jesus Cristo. Convide a anunciar que o Reino de Deus se aproxima”.
A Pa. Sílvia também falou sobre a Igreja que queremos ser: “Queremos ser Igreja que leva sinais de esperança com o aumento da colaboração entre nós e, acima de tudo, da confiança em Deus. Somos pessoas diferentes, mas unidas em Cristo Jesus. O que falamos e pregamos não pode produzir ódio e divisão, mas a paz! ”.
Em referência ao tema da Convenção, a Pa. Sílvia compartilhou: “O trabalho das abelhas na polinização parece invisível. Somente após o tempo necessário é que os frutos aparecem. Se, hoje, a nossa Igreja está presente de Norte a Sul e de Leste a Oeste, é resultado da ação e da dedicação de Ministros e Ministras trabalhando e, parecendo, às vezes, invisíveis, com fé e confiança em Deus, aquele que vê o invisível aos nossos olhos”.
No Envio, a Pastora destacou: “Com a bênção de Deus regressaremos aos nossos Campos de Atividade Ministerial para cuidar das pessoas que Ele nos confiou. Vão e sirvam ao Senhor com alegria. Amém”.
Programa de Acompanhamento a Ministros e Ministras da IECLB