Jornal Evangélico Luterano

Ano 2019 | número 834

Segunda-feira, 20 de Janeiro de 2025

Porto Alegre / RS - 22:43

Sínodos

3o Convenção Nacional de Ministros e Ministras da IECLB (parte 2/2)

“Estamos aqui porque somos movidos e movidas pela força do Espírito Santo de Deus. Viemos de todos os Sínodos da nossa Igreja e desejamos que estes três dias de encontro fortaleçam e animem cada pessoa que aqui está para o exercício do seu Ministério com Ordenação na IECLB”, afirmou o P. Gilciney Tetzner, Pastor Sinodal do Sínodo Vale do Taquari, na Abertura Oficial da 3ª Convenção de Ministros e Ministras da IECLB, quarta-feira, que aconteceu de 15 a 17 de outubro de 2019, em Curitiba/PR, no Sínodo Paranapanema.

Para compor a mesa, foram convidados e convidadas: a Presidência da IECLB, o Secretário Geral, P. Marcos Bechert, a Secretária do Ministério com Ordenação, Pa. Ma. Ruth Musskopf, o Pastor da Igreja Presbiteriana de Curitiba, Rev. Juarez Marcondes Filho, o Arcebispo de Curitiba, Dom José Antônio Peruzzo, o Vice-Prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel (representando o Prefeito, Rafael Greca de Macedo), a Presidente da Diretoria do Conselho da Igreja, Anelize Berwig, e o Presidente do Conselho Sinodal do Sínodo Paranapanema, Heinz Egon Löwen.

Após a fala da Pa. Sílvia Genz, do P. Odair Braun, dando as boas-vindas a Ministros e Ministras, e da Oração da Manhã, conduzida pela Pa. Vera Regina Waskow, o P. Mauro Souza também falou ao grupo e apresentou a Palestrante do dia, a Pa. Dra. Antje Jackelén, Arcebispa da Igreja da Suécia, que falou sobre o tema da Convenção: Vocação e Ministério - o que nos move.

À tarde, foram oferecidos três Painéis: O que me move no Ministério Compartilhado com Ordenação, O que me move no Ministério como mulher e homem e O que me move no contexto.

Um Jantar de Confraternização celebrou o encontro do grupo de Ministros e Ministras.

No dia seguinte, Culto de Encerramento da 3ª Convenção, o P. Mauro afirmou: “Palavras, sons, gestos, encontros e reencontros marcaram estes dias e adoçaram a vida. A nossa relação foi e é um diálogo animado, consolador, libertador. Deus dialoga conosco, consola, liberta. Experimentamos que as Palavras agradáveis são como favo de mel: doces para a alma e remédio para o corpo (Pv 16.24). Aqui estamos, reunidos e reunidas, pela graça de Deus, que nos chamou e chama para o Ministério e vocaciona para servi-lo”.

A manhã começou com a palestra O caminho da felicidade é amor e trabalho, proferida pelo Dr. J.J. Camargo, Médico formado pela Ufrgs, Especialista em cirurgia torácica e pioneiro em transplante de pulmão na América Latina.

Na sequência, o Culto com Santa Ceia foi celebrado pela Presidência, por Pastores e Pastoras Sinodais dos 18 Sínodos da IECLB. A Pregação foi feita pela Pastora Presidente, com base na passagem de Lucas 10.1-11: “Não vamos gastar tempo e energia julgando uns aos outros e umas às outras. Não vamos nos perder na competição nem na comparação. Convide a anunciar o Evangelho de Jesus Cristo. Convide a anunciar que o Reino de Deus se aproxima”.

A Pa. Sílvia também falou sobre a Igreja que queremos ser: “Queremos ser Igreja que leva sinais de esperança com o aumento da colaboração entre nós e, acima de tudo, da confiança em Deus. Somos pessoas diferentes, mas unidas em Cristo Jesus. O que falamos e pregamos não pode produzir ódio e divisão, mas a paz! ”.

Em referência ao tema da Convenção, a Pa. Sílvia compartilhou: “O trabalho das abelhas na polinização parece invisível. Somente após o tempo necessário é que os frutos aparecem. Se, hoje, a nossa Igreja está presente de Norte a Sul e de Leste a Oeste, é resultado da ação e da dedicação de Ministros e Ministras trabalhando e, parecendo, às vezes, invisíveis, com fé e confiança em Deus, aquele que vê o invisível aos nossos olhos”.

No Envio, a Pastora destacou: “Com a bênção de Deus regressaremos aos nossos Campos de Atividade Ministerial para cuidar das pessoas que Ele nos confiou. Vão e sirvam ao Senhor com alegria. Amém”. 

Programa de Acompanhamento a Ministros e Ministras da IECLB

Ultima edição

Edição impressa para folhear no computador


Baixar em PDF

Baixar em PDF


VEJA TODAS AS EDIÇÕES


Gestão Administrativa

Ser Igreja de Jesus Cristo em contexto de pandemia

Em perspectiva de balanço do ano que passou, compartilhamos, de forma adaptada e atualizada, partes da Carta Pastoral da Presidência, de Pastoras e Pastores Sinodais, publicada em agosto de 2020. A partir de março de 2020, passamos a conviver com a pandemia do Covid-19, (+)



Educação Cristã Contínua

Igreja que valoriza o Sacerdócio Geral (parte 3/3)

Desafios Com base nas atividades que estão sendo realizadas e considerando o cenário atual, a Coordenação de Educação Cristã (CEC) vislumbra os seguintes desafios para a efetivação da Meta Missionária 1 (Áreas de prioridade (+)

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc
O maior erro que se pode cometer na cristandade é não zelar corretamente pelas crianças, pois, se queremos que a cristandade tenha um futuro, então, precisamos preocupar-nos com as crianças.
Martim Lutero
© Copyright 2025 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br