3º Convenção Nacional de Ministros e Ministras da IECLB (parte 1/2)
Vocação e Ministério - o que me move foi o tema da 3ª Convenção Nacional de Ministros e Ministras da IECLB, realizada de 15 a 17 de outubro de 2019, em Curitiba/PR, no Sínodo Paranapanema. O evento aconteceu nas dependências da Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB), no Colégio Decisivo e no Clube Thalia, ambos nas imediações da IPB, reunindo, aproximadamente, 500 Ministros Ordenados e Ministras Ordenadas aos quatro Ministérios na IECLB: Catequético, Diaconal, Missionário e Pastoral.
A Pastora Presidente da IECLB, Pa. Sílvia Genz, lembrou que “Como Igreja, temos pensado sobre a Missão que nos foi confiada. Este foi o tema dos dois últimos Concílios e de um Fórum Nacional. A Missão põe toda a Igreja em movimento, por isso, além de ponderarmos sobre Vocação e Ministério, perguntamo-nos pelo que nos move como Ministros e Ministras da IECLB”.
Bem avaliada nas edições anteriores, 2009 e 2013, também realizadas na capital parana ense, a 3ª Convenção ofereceu uma programação dinâmica, motivadora e agregadora, para favorecer o fortalecimento da comunhão. Ao mesmo tempo, o desejo era olhar para a caminhada no exercício do Ministério na IECLB.
Neste ano, o evento foi marcado por duas grandes palestras. A primeira delas, Vocação e Ministério – o que nos move, com a Pa. Dra. Antje ackelén, Arcebispa da Igreja da Suécia. A segunda, O caminho da felicidade é amor e trabalho, com o Dr. J.J. Camargo, Médico e Escritor .
Também foram oferecidos três Painéis: a) O que me move no Ministério com Ordenação, b) O que me move no Ministério como mulher e homem e c) O que me move no contexto.
O Culto de Abertura foi conduzido pela Presidência da Igreja (composta, além da Pa. Sílvia, pelo P. Odair Braun, Pastor 1º Vice-Presidente e Pastor Sinodal do Sínodo que hospedou o evento, e pelo P. Dr. Mauro Souza, Pastor 2º Vice-Presidente e Assessor para Missão Global e Ecumenismo), pela Pa. Ma. Ruth Musskopf, Secretária do Ministério com Ordenação, e pela Cat. Joni Schneider, pela Comissão Organizadora.
O Culto de Abertura envolveu uma Dinâmica de Integração. “As abelhas nos ensinam e nos inspiram. Utilizando a vida das abelhas como metáfora para a vida ministerial, convidamos vocês para conhecer o comportamento de algumas abelhas e refletir sobre a vida ministerial”, convidou a Cat. Joni. Assim, Ministros e Ministras saiam das suas ‘colmeias’, em momentos combinados, e voavam para colmeias vizinhas, as mesas do entorno, com o objetivo de conversar a respeito de questões pertinentes ao Ministério. As avaliações eram escritas em ‘favos’, que, ao final do Culto, foram depositados aos pés do altar.
A Pregação foi feita pelo P. Odair, com base em Lucas 9.10-17: “Vocação e Ministério - o que me move! O que me move? O que precisamos fazer no exercício ministerial? O que traz alegria e realização? O que gera dores e dúvidas? Estas e outras perguntas estiveram no pano de fundo dos preparativos para esta Convenção. Buscamos respostas! Buscamos mel para sairmos fortalecidos e fortalecidas para servir e testemunhar o Evangelho. Lucas evidencia a importância de acolher, caminhar junto, falar e ouvir, partilhar e repartir, da comunhão que cura e renova”.
Na sua fala, o Pastor 1º Vice-Presidente destacou o paralelo entre colmeia e Comunidade: “Colmeia é espaço de segurança e fortalecimento. A Comunidade é espaço de vida e comunhão. A fé e a esperança que brotam da vida em Comunidade e a força que provém da organização e do trabalho em conjunto têm o poder de mudar e transformar. A 3ª Convenção deseja ser um espaço de fortalecimento e comunhão. Vamos juntar os nossos zunidos e nos inspirarmos para exercer a nossa vocação com ousadia e coragem, levando a doçura da Palavra de Deus aos lugares nos quais Deus nos colocar”.
Continua na próxima edição...
Programa de Acompanhamento a Ministros e Ministras da IECLB