Fazer Missão não é opção. É mandato do Senhor da Igreja!
O Sínodo Vale do Taquari fica na região central do Rio Grande do Sul. Formado por 15 Paróquias e 59 Comunidades, conta com 33 mil e 500 membros, pastoreados por 27 Ministros e Ministras da IECLB. No âmbito do Sínodo, temos sete escolas da Rede Sinodal de Educação e a Associação Beneficente Pella Bethânia.
O P. Dr. Gottfried Brakemeier, ex-Pastor Presidente da IECLB, enfatiza ‘Igreja sem Missão não tem futuro. Igreja sem Missão trai o seu mandato. Igreja sem Missão permanece em dívidas com as pessoas(Dez Mandamentos para a Igreja Missionária). Fazer Missão, portanto, não é opção. É mandato do Senhor da Igreja!
O Sínodo tem como tarefa primordial supervisionar e dinamizar a Missão da Igreja na sua área. Nesse sentido, promovemos constantemente o despertamento de uma consciência missionária entre os membros e as lideranças:
- Fortalecer a unidade da Igreja: para cumprir esta meta, estudamos o Tema e o Lema do Ano nos encontros e nas atividades do Sínodo. Outro testemunho pela unidade da Igreja é a Campanha Vai e Vem. A cada ano, desafiamos as pessoas, as Comunidades e as Paróquias a ofertarem para a Missão. A Vai e Vem, antes de contribuir para a Missão em outros espaços, por meio dos Projetos , nos une a pessoas de perto ou de longe, nos faz sensíveis às causas delas, intensifica a divulgação do Evangelho e fortalece a edificação da Igreja. A Vai e Vem nos desperta para a Missão e convida a conhecer a IECLB para além do nosso contexto.
- Cuidar do bem da Igreja: cuidado é diaconia e diaconia é cuidado, marca da Igreja Cristã. O cuidado não deve se manifestar apenas em situações de crise, mas em todo o trabalho da Igreja, nas suas decisões e nos seus encaminhamentos. É o que temos buscado como Conselho e Diretoria. O cuidado pela Igreja em nosso Sínodo tem como ênfase o acompanhamento às lideranças, aos Setores de Trabalho, às Comunidades, aos Ministros e às Ministras.
- Evangelização e Comunhão: nos anos pares, realizamos a Ação Sinodal. São celebrados Cultos em todas as Comunidades do Sínodo durante oito dias, enfatizando a evangelização e a comunhão. Já nos anos ímpares, realizamos os Dias Sinodais da Igreja. São a nossa maior expressão de evangelização e comunhão .
- Formação: as curtas dimensões geográficas do nosso Sínodo permitem que se promovam seminários, cursos e encontros sem a necessidade de formar núcleos. Os seminários oferecidos pela Diretoria do Conselho Sinodal, somados aos dos Setores e Conselhos do Sínodo, alcançam mais de mil pessoas todos os anos. Um quadro de lideranças bem formado proporciona o exercício do Sacerdócio de todas as pessoas que creem e colabora singularmente para a edificação de Comunidades.
Queremos ser Igreja Missionária, de Comunidades atrativas, inclusivas e missionárias, sem barreiras arquitetônicas ou discriminatórias, que sabe acolher as diferenças. Sonhamos com uma Igreja que atraia por meio de celebrações alegres e relevantes, da Palavra evangélica pura e simples, capaz de admoestar, consolar e animar. Queremos ser Igreja de pessoas que saibam acolher, ouvir e acompanhar umas às outras, gerando vínculos de comunhão. Queremos ser Igreja que, em tudo o que faz, busque colaborar com a Missão de Deus.
Para alcançarmos estes objetivos, precisamos Planejamento, Programas de Formação e Missão, da passagem da cultura de atendimento para a cultura de Missão, de agenda interna que atenda aos grupos e trabalhos da Comunidade e os seus membros, mas também de uma agenda externa, voltada àquelas pessoas que ainda não fazem parte da Comunidade Luterana, de tempo para a cidade ao lado do muro da Igreja, do olhar acolhedor que inspira confiança. Esta caminhada em nível sinodal já começou e estes objetivos são perseguidos diariamente.
P. Gilciney Tetzner | Pastor Sinodal do Sínodo Vale do Taquari