Jornal Evangélico Luterano

Ano 2019 | número 832

Quinta-feira, 21 de Novembro de 2024

Porto Alegre / RS - 08:55

Sínodos

Fazer Missão não é opção. É mandato do Senhor da Igreja!

O Sínodo Vale do Taquari fica na região central do Rio Grande do Sul. Formado por 15 Paróquias e 59 Comunidades, conta com 33 mil e 500 membros, pastoreados por 27 Ministros e Ministras da IECLB. No âmbito do Sínodo, temos sete escolas da Rede Sinodal de Educação e a Associação Beneficente Pella Bethânia.

O P. Dr. Gottfried Brakemeier, ex-Pastor Presidente da IECLB, enfatiza ‘Igreja sem Missão não tem futuro. Igreja sem Missão trai o seu mandato. Igreja sem Missão permanece em dívidas com as pessoas(Dez Mandamentos para a Igreja Missionária). Fazer Missão, portanto, não é opção. É mandato do Senhor da Igreja!

O Sínodo tem como tarefa primordial supervisionar e dinamizar a Missão da Igreja na sua área. Nesse sentido, promovemos constantemente o despertamento de uma consciência missionária entre os membros e as lideranças:

- Fortalecer a unidade da Igreja: para cumprir esta meta, estudamos o Tema e o Lema do  Ano nos encontros e nas atividades do Sínodo. Outro testemunho pela unidade da Igreja é a Campanha Vai e Vem. A cada ano, desafiamos as pessoas, as Comunidades e as Paróquias a ofertarem para a Missão. A Vai e Vem, antes de contribuir para a Missão em outros espaços, por meio dos Projetos , nos une a pessoas de perto ou de longe, nos faz sensíveis às causas delas, intensifica a divulgação do Evangelho e fortalece a edificação da Igreja. A Vai e Vem nos desperta para a Missão e convida a conhecer a IECLB para além do nosso contexto.

- Cuidar do bem da Igreja: cuidado é diaconia e diaconia é cuidado, marca da Igreja Cristã. O cuidado não deve se manifestar apenas em situações de crise, mas em todo o trabalho da Igreja, nas suas decisões e nos seus encaminhamentos. É o que temos buscado como Conselho e Diretoria. O cuidado pela Igreja em nosso Sínodo tem como ênfase o acompanhamento às lideranças, aos Setores de Trabalho, às Comunidades, aos Ministros e às Ministras.

- Evangelização e Comunhão: nos anos pares, realizamos a Ação Sinodal. São celebrados Cultos em todas as Comunidades do Sínodo durante oito dias, enfatizando a evangelização e a comunhão. Já nos anos ímpares, realizamos os Dias Sinodais da Igreja. São a nossa maior expressão de evangelização e comunhão .

- Formação: as curtas dimensões geográficas do nosso Sínodo permitem que se promovam seminários, cursos e encontros sem a necessidade de formar núcleos. Os seminários oferecidos pela Diretoria do Conselho Sinodal, somados aos dos Setores e Conselhos do Sínodo, alcançam mais de mil pessoas todos os anos. Um quadro de lideranças bem formado proporciona o exercício do Sacerdócio de todas as pessoas que creem e colabora singularmente para a edificação de Comunidades.

Queremos ser Igreja Missionária, de Comunidades atrativas, inclusivas e missionárias, sem barreiras arquitetônicas ou discriminatórias, que sabe acolher as diferenças. Sonhamos com uma Igreja que atraia por meio de celebrações alegres e relevantes, da Palavra evangélica pura e simples, capaz de admoestar, consolar e animar. Queremos ser Igreja de pessoas que saibam acolher, ouvir e acompanhar umas às outras, gerando vínculos de comunhão. Queremos ser Igreja que, em tudo o que faz, busque colaborar com a Missão de Deus.

Para alcançarmos estes objetivos, precisamos Planejamento, Programas de Formação e Missão, da passagem da cultura de atendimento para a cultura de Missão, de agenda interna que atenda aos grupos e trabalhos da Comunidade e os seus membros, mas também de uma agenda externa, voltada àquelas pessoas que ainda não fazem parte da Comunidade Luterana, de tempo para a cidade ao lado do muro da Igreja, do olhar acolhedor que inspira confiança. Esta caminhada em nível sinodal já começou e estes objetivos são perseguidos diariamente.

P. Gilciney Tetzner | Pastor Sinodal do Sínodo Vale do Taquari 

Ultima edição

Edição impressa para folhear no computador


Baixar em PDF

Baixar em PDF


VEJA TODAS AS EDIÇÕES


Gestão Administrativa

Ser Igreja de Jesus Cristo em contexto de pandemia

Em perspectiva de balanço do ano que passou, compartilhamos, de forma adaptada e atualizada, partes da Carta Pastoral da Presidência, de Pastoras e Pastores Sinodais, publicada em agosto de 2020. A partir de março de 2020, passamos a conviver com a pandemia do Covid-19, (+)



Educação Cristã Contínua

Igreja que valoriza o Sacerdócio Geral (parte 3/3)

Desafios Com base nas atividades que estão sendo realizadas e considerando o cenário atual, a Coordenação de Educação Cristã (CEC) vislumbra os seguintes desafios para a efetivação da Meta Missionária 1 (Áreas de prioridade (+)

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc
A ingratidão é um vento rude que seca os poços da bondade.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br