Igreja que serve, serve, Igreja que prega e vive!
Igreja que serve, serve, Igreja que prega e vive, não serve a si mesma, mas é parceira do Deus Salvador!
HPD 417
A nossa Missão como Igreja e, consequentemente, como membros do Corpo de Cristo, é sair de nós mesmos e buscar as pessoas que se encontram descuidadas, afastadas e sem amparo para as suas dores e o seu forte sentimento de abandono. Pessoas precisam e buscam por orientação em algum lugar. Procuram ‘alguém’ que lhes possa proporcionar sentimento de pertença.
Hoje, é mais comum falar sobre o cuidado consigo mesmo que a respeito da preocupação com o próximo. O diferencial está naquilo que nos motiva. Os papeis assumidos na vida de fé são os norteadores para uma visão mais ampla ou mais fechada para a Missão de Deus. Se é a gratidão que orienta a nossa vida, veremos que a nossa participa ção na Igreja não se reduz à cooperação nas atividades, mas ao verdadeiro engajamento: a doação integral à causa de Cristo.
Veranópolis é um município localizado no nordeste do Rio Grande do Sul, na Serra gaúcha, a 125 km de Estância Velha, a Sede do Sínodo Nordeste Gaúcho. Conhecida como a capital brasileira da longevidade, a sua população é de, aproximadamente, 23 mil habitantes, conforme o censo IBGE de 2008. É a nossa Comunidade mais distante, com a participação de cerca de 86 pessoas. A Comunidade diminui ou cresce conforme as oportunidades de emprego na região.
O município teve uma Comunidade forte, mas, sem acompanhamento pastoral adequado e constante a partir da década de 1960, migrou para a IELB e outras comunidades religiosas e a Comunidade foi extinta.
Conta a história que havia presença da IECLB na região por volta de 1890, quando a maioria dos imigrantes se radicou em Alfredo Chaves e redondezas. O primeiro Pastor foi o imigrante Carl Platzeck. Após a morte do P. Platzeck, a Comunidade não teve mais Pastor residente, passando a ser atendida por diversos Pastores itinerantes.
Toda vez que visito essa Comunidade em seus Cultos ou almoços, encontro pessoas fiéis e engajadas nas atividades. Somos responsáveis pela proclamação da Palavra para essas famílias, que vêm de lugares e distantes por causa de emprego e sobrevivência das suas famílias. Somos responsáveis pela herança da fé, de uma Igreja viva e dinâmica que deixamos para as próximas gerações.
Foi nessa realidade que se encontraram, há 20 anos, três famílias luteranas pertencentes à IECLB e que tinham o desejo de manterem-se firmes na fé que trouxeram da sua terra natal. Então, buscaram pela Paróquia mais próxima, em Farroupilha, e passaram a ser atendidas como Ponto de Pregação.
O Ponto de Pregação passou a ser Campo Missionário do Sínodo Nordeste Gaúcho, mantido pelo Sínodo, via Campanha Nacional de Ofertas para a Missão Vai e Vem, como Projeto Missionário. Após dois anos, a então Paróquia de Veranópolis mudou a sua situação! De Comunidade com funções Paroquiais, para Comunidade novamente, integrando a já formada Paróquia de Farroupilha.
Como Igreja que serve, o nosso compromisso é manter a presença da IECLB, cuidando dessas pessoas, para que a Comunidade se sinta amparada e motivada a se comprometer cada vez mais com a sua Missão na Igreja e na sociedade: levar a todas as pessoas a Palavra de Deus. É preciso conscientizar, principalmente, pessoas jovens e adultas sobre a importância da sua participação para tornar esta Comunidade viva e atuante.
*Colaborou a Pa. Paula Naegele, Ministra na Paróquia de Farroupilha/RS
Pa. Ma. Tânia Cristina Weimer
Pastora Sinodal do Sínodo Nordeste Gaúcho