Com alegria, celebramos: Jesus ressuscitou!
Viver o Batismo - Fortalecer a Esperança foi o tema do XXXII Concílio da Igreja, realizado de 23 a 25 de outubro de 2020. Cacoal/RO sediaria o Concílio, oportunidade para celebrar os 50 anos de presença da IECLB no Sínodo da Amazônia, mas, devido ao Covid-19, o evento aconteceu online.
Nesta edição, apresentamos a última das três partes da Série Especial com algumas das ações acompanhadas pelas instâncias de trabalho na IECLB, como Formação, Missão, Diaconia, Gestão, Liturgia e Música, a partir dos subsídios que compõem os Relatórios apresentados, pela Presidência, pelo Conselho da Igreja, pelas Secretarias e pelas Coordenações, ao Concílio.
Na Quaresma, vivemos um tempo para repensar posicionamentos e ações. Nesse sentido, a Carta da Presidência destaca: ‘Temos um chamado para anunciar e agir, falar e servir, por isso incentivamos a evangelização, as celebraçôes online, o cuidado com pessoas doentes e enlutadas, a promoção e o fortalecimento de ações diaconais em meio ao sofrimento e à carência’.
Diante desse chamado, especialmente nesse contexto de polarização na sociedade e também nas nossas Comunidades, precisamos superar o clima de discórdia e hostilidade. No Documento, a Presidência convida a orar pela unidade da IECLB e por sua responsabilidade na orientação dos seus membros, interceder pelas pessoas que sofrem com enfermidades e pelas pessoas que atuamno combate à pandemia, especialmente na área da saúde, seguir as orientações das autoridades de saúde, promover a Diaconia e participar de ações que visam a aliviar dores, além de praticar respeito mútuo e testemunho comum em favor da vida e da dignidade.
Confiemos no amor de Deus! ‘Apesar de todo o sofrimento de Cristo e de todo o sofrimento que experimentamos, podemos celebrar com alegria. Deus está conosco, mesmo no sofrimento. O amor de Deus vence os poderes do mal e da morte. A dor pela morte de Jesus era tão forte que as pessoas não conseguiam lembrar da promessa da ressurreição, mas a violência da cruz não conseguiu deter o amor de Deus. Jesus ressuscitou!’, enfatiza a Mensagem da IECLB para a Páscoa.
Por que vocês procuram entre os mortos aquele que vive? (Lc 24.5b).
Abençoada Páscoa!