Prioridades de Gestão: Programas de Acompanhamento
Fortalecimento da Ação Comunitária (parte 2/2)
O eixo protagonismo juvenil articula e mobiliza o trabalho com jovens e coordena Programas de Intercâmbio de jovens com Igrejas e instituições parceiras. Nos últimos dez anos, enviamos cerca de cem jovens para intercâmbios no exterior. Neste momento, existe o programa Jovens na Igreja Global, com a Igreja da Suécia. Os Acampamentos de Verão da Igreja Evangélica Luterana nos Estados Unidos e o Programa de trabalho voluntário Sul-Norte, antes chamado Programa Reverso, com parceiras da Alemanha. Depois de longa paralisação, em outubro de 2017, retomamos o Programa Norte-Sul (da Alemanha para o Brasil).
O acompanhamento ao Conselho Nacional da Juventude Evangélica (Conaje) acontece por meio da organização e participação nas reuniões do Conselho e de muita reflexão, planejamento e comunicação. O Congresso Nacional da Juventude Evangélica (Congrenaje), evento maior da JE, acontece a cada dois anos e tem recebido crescente número de participantes. O Congrenaje é um grande mutirão e é possível porque existe apoio, envolvimento, construção conjunta de pessoas das Comunidades, Sínodos, Conaje, Secretaria da Ação Comunitária e Secretaria Geral, fundações, escolas, órgãos públicos, meios de comunicação, transporte e tantos outros, dentro e fora de nossa IECLB.
O eixo gênero, gerações e etnias acompanha e articula o trabalho com diferentes grupos de mulheres e homens, levando em conta questões geracionais e étnicas. O tema justiça de gênero, que tem na superação da violência contra a mulher um dos seus aspectos mais importantes, tem sido motivo de reflexão em diferentes espaços na Igreja e sociedade. Está presente também no planejamento da Ordem Auxiliadora de Senhoras Evangélicas (OASE Nacional), do Conaje, em diferentes setores e grupos da IECLB, evidenciando maior abertura para esse diálogo tão importante.
Justiça ambiental é um tema de grandes e profundas ramificações. Tem a ver com a própria possibilidade da vida no planeta. Certamente, se trata de uma área que estará nas agendas de preocupação e de trabalho cada vez com mais frequência. Cuidar da Criação de Deus é tarefa evangélica das mais importantes. O eixo justiça ambiental busca tornar o cuidado com a Criação um compromisso de todas as pessoas batizadas. Uma das mais importantes atribuições neste aspecto tem sido o olhar atento às necessidades das Comunidades e Instituições nos casos de catástrofes naturais (estiagens, temporais, enchentes, vendavais, granizos, etc.) e artificiais (caso do Rio Doce, templo do centro de São Paulo atingido por queda de prédio vizinho, etc.).
O Programa de Fortalecimento da Ação Comunitária também acompanha e presta assessoria aos diversos Conselhos Nacionais (Educação Cristã Contínua, Juventude Evangélica, Música, Liturgia e Culto, Diaconia) e grupos da IECLB organizados nacionalmente. Este é o sétimo eixo do Programa. Dentre as ações mais importantes, destacamos a articulação para que as demandas e propostas venham dos Sínodos e cheguem aos Sínodos. O Programa disponibiliza pessoas e recursos para a organização de eventos como as reuniões anuais dos Conselhos, os Encontros de Mulheres e os Congressos da Juventude.
A Comunidade é a célula básica da IECLB. É de lá que vêm as necessidades e é para lá que se dirigem todas as iniciativas. O Programa de Fortalecimento da Ação Comunitária quer ajudar as Comunidades e se colocarem cada vez com mais propriedade, intencionalidade e sabedoria nas mãos de Deus, para que a Missão de Deus aconteça – um mundo de paz e justiça, onde reconciliação seja uma realidade e o amor reine.
P. Dr. Mauro Souza | Secretário da Ação Comunitária da IECLB (atualmente, Pastor 2º Vice-Presidente da IECLB)