Prioridades de Gestão: Programas de Acompanhamento
Acompanhamento a Ministros e Ministras (parte 1/2)
Atribuições
A Secretaria do Ministério com Ordenação (SMO) cuida, acompanha e zela pela vida ministerial de Ministros e Ministras da IECLB. São atribuições da Secretaria: a) controlar e manter os registros atualizados, b) orientar sobre Documentos Normativos e Regulamentações nos assuntos pertinentes ao Ministério com Ordenação e c) coordenar o Programa de Acompanhamento a Ministros e Ministras e, por meio dele, promover seminários e cursos de atualização.
Objetivos
O Programa de Acompanhamento visa a alcançar os seguintes objetivos: a) ampliar e qualificar o Acompanhamento a Ministros e Ministras no exercício do Ministério com Ordenação, fortalecendo os laços de comunhão, com vistas à valorização, ao constante desenvolvimento vocacional, b) promover, em sintonia com Pastores e Pastoras Sinodais, a formação contínua de Ministros e Ministras, fomentando o desenvolvimento de dons e competências requeridas para o exercício do Ministério com Ordenação, com vistas ao crescimento da Missão da IECLB, c) fortalecer e qualificar o Acompanhamento a Ministros e Ministras no exercício do Ministério com Ordenação, cuidando dos seus registros e oferecendo suporte documental e d) produzir e disponibilizar subsídios e documentos que orientem Ministros e Ministras no exercício do Ministério, com a ética requerida no contexto brasileiro.
Programa
Para orientar e regulamentar o exercício do Ministério com Ordenação, o Concílio aprovou o Estatuto do Ministério com Ordenação. O Programa: a) tem atribuições de acompanhar, orientar e atualizar os registros de Ministros e Ministras, em conformidade com as mudanças realizadas e no atendimento de demandas documentais relacionadas à vida ministerial, b) zela pelo cumprimento e pela implementação de políticas relacionadas ao exercício do Ministério com Ordenação na IECLB, c) monitora a implementação da política de Seguridade Ministerial para Ministras e Ministros da IECLB e d) monitora as contribuições de Campos de Atividade Ministerial e de Ministros e Ministras para pagamento de plano de saúde, administrado pela Associação de Mútuo Auxílio.
Participação
Entre 2016 e 2018, do total de 1210 Ministros e Ministras, 733 participaram de algum curso ou seminário oferecido pelo Programa em atividades nacionais ou sinodais. Essa participação representa 60,58% dos Ministros e Ministras da IECLB.
As ofertas de cursos e seminários nacionais somaram 650 horas. Mediante pesquisa de satisfação, o Programa buscou aferir entre as pessoas participantes algumas variáveis, como: a) principais destaques, b) nível de satisfação em relação às palestras, c) avaliação da participação e aproveitamento individual e d) relação do conteúdo do curso com a tarefa missionária da Igreja.
A resposta à pesquisa revelou grande aceitação e aprovação dos seminários e cursos por parte do público-alvo. Muitas pessoas participantes mencionaram que os encontros proporcionaram ferramentas que podem ajudar a melhorar a qualidade de vida no Ministério, na medida em que possibilitam aprimorar os nossos relacionamentos. Ministros e Ministras indicaram que se sentiram preciosos para a Igreja, chamados e capacitados para servir na Missão de Deus neste mundo.
Os seminários apontam, ainda, novas perspectivas ao oferecer relevantes ferramentas para a prática ministerial, como: a) Planejamento para a tarefa ministerial e pessoal, b) Mediação de conflitos, c) Acompanhamento a pessoas, d) Mentoria e e) Transformação de dificuldades em oportunidades.
P. Marcos Bechert | Secretário do Ministério com Ordenação da IECLB