Prioridades de Gestão: Programas de Acompanhamento
Habilitação ao Ministério (parte 2/2)
Mentores e Mentoras: supervisão, acompanhamento, orientação e avaliação de Ministro Candidato ou Ministra Candidata durante o Período Prático de Habilitação ao Ministério (PPHM). Mentores e Mentoras exercem a sua tarefa em parceria com o Pastor ou a Pastora Sinodal e a Secretaria da Habilitação ao Ministério e participam de três momentos de formação coordenados pela Secretaria: Curso de Preparação para Mentoria, Encontro para Mentores e Mentoras e Encontro Intermediário. Juntamente com o estudo de temas, os Encontros permitem supervisionar e orientar o andamento do PPHM. A partir da análise das avaliações e feedback da Mentoria, a supervisão busca renovar combinações e estabelecer novas estratégias para a continuidade do PPHM.
Marcas dos Encontros e que também aparecem nas avaliações são a formação e o fortalecimento de amizades, a alegria e o bom humor. Expressões como estas nos levam a crer que o investimento na formação de Mentores e Mentoras, além de preparar para a Mentoria durante o PPHM, agrega valor e qualifi ca a atuação de Ministros envolvidos e Ministras envolvidas neste processo. Toda esta diversidade de habilidades, conhecimentos e vivências das pessoas que se engajam nesta tarefa tem como fi nalidade habilitar Candidatos e Candidatas, tendo em vista o desenvolvimento e a qualifi cação das competências necessárias para o ingresso no Ministério com Ordenação na IECLB.
O PPHM é um programa de formação que tem a duração de 17 meses, período em que o Candidato ou a Candidata realiza estágio, com supervisão no Ministério específi co em que foi capacitado, capacitada por Centro de Formação reconhecido pela IECLB e no qual lhe caberá demonstrar se reúne as condições pessoais e vocacionais necessárias para exercer o Ministério com Ordenação na IECLB.
No que se refere a seleção, acompanhamento e avaliação de Candidatos e Candidatas, o Programa utiliza a metodologia de avaliação com foco em competências e orienta-se pelas competências requeridas para o exercício do Ministério com Ordenação na IECLB.
A partir de diálogos e avaliação psicológica, é estabelecido um perfil de habilidades e necessidades de desenvolvimento de cada Ministro Candidato ou Ministra Candidata. O acompanhamento para o desenvolvimento das competências necessárias é realizado de forma individualizada durante os Seminários e in loco pelo Mentor ou pela Mentora.
Durante este período, ocorrem dois Seminários, com participação integral de Candidatos e Candidatas, coordenados pela Secretaria da Habilitação ao Ministério, que oferecem, além do estudo de temas estabelecidos a partir da necessidade da Igreja e das lacunas percebidas no grupo de Candidatos e Candidatas, orientação individual para os mesmos. Cada grupo de PPHM participa de dois Encontros, um em nível nacional e outro regional.
Neste contexto, em que se prima pela formação integral da pessoa, também o gerenciamento dos processos passa a ter um caráter pedagógico. A partir das informações e orientações recebidas, esperase uma atitude corresponsável dos Candidatos e das Candidatas no cumprimento das exigências do processo.
O PPHM é momento para aprender com os processos, a estrutura, o funcionamento da Igreja e, como futuro Ministro e futura Ministra, localizar-se nela e compreender qual é o seu papel nesse contexto.
O acompanhamento de Candidatos e Candidatas durante a Habilitação ao Ministério resulta em Ministros e Ministras mais qualifi cados, identificados e comprometidos com a Missão, a Visão e as Prioridades Estratégicas da Igreja.
Cat. Dra. Haidi Drebes | Secretária da Habilitação ao Ministério da IECLB