Prioridades de Gestão: Programas de Acompanhamento
Habilitação ao Ministério (parte 1/2)
A percepção da vocação e do chamado para exercer o Ministério, de modo geral, ocorre em meio à vida da Comunidade. A Comunidade, a família e, especialmente, a pessoa chamada tem um papel importante nesta caminhada de preparação ao Ministério com Ordenação.
O primeiro passo é buscar o preparo, a formação, tanto acadêmica quanto pessoal, tendo em vista as exigências da Igreja com relação à função ministerial. A formação acadêmica deve ser realizada em um dos Centros de Formação com o qual a IECLB estabeleceu convênio.
A parte mais específica da Habilitação propriamente dita ocorre após a formação acadêmica em Teologia e está sob a responsabilidade da Secretaria da Habilitação ao Ministério, que tem como tarefa habilitar pessoas para pregar o Evangelho de Jesus Cristo no mundo, visando ao comprometimento dos futuros Ministros e das futuras Ministras com a Missão, a Visão, a Confessionalidade e demais normativas da IECLB.
O primeiro contato com potenciais Candidatos e Candidatas ocorre ainda antes da conclusão da formação por meio dos Seminários de Preparação, que têm em vista esclarecer dúvidas sobre o Período Prático de Habilitação ao Ministério (PPHM) e o exercício do Ministério com Ordenação na IECLB.
A gestão do Programa é realizada pela Secretaria da Habilitação ao Ministério, que implementa o PPHM, em parceria com Sínodos e Comunidades da IECLB. As Comunidades, por meio de representantes indicados, participam de todas as fases da Habilitação de futuros Ministros e futuras Ministras, desde a seleção e o acompanhamento até o Ingresso no Ministério.
Lideres membros de Comunidades integram instâncias com diferentes responsabilidades relacionadas à Habilitação e ao ingresso no Ministério com Ordenação:
- Comissão de Exame: formada por um Pastor ou uma Pastora Sinodal, um Ministro ou Ministra (observada a representatividade dos Ministérios), um membro de Comunidade (com experiência em cargo de liderança) e um membro da área da Educação (com experiência em avaliação).
Esta Comissão, nomeada pelo Conselho da Igreja, é responsável pela realização do Exame de Admissão ao PPHM (avalia e seleciona para admissão ao PPHM) e do Exame Pró-Ministério (realizado em fase fi nal de PPHM, visa à obtenção da Habilitação ao Ministério com Ordenação). A Comissão é formada por 40 titulares e um signifi cativo numero de suplentes.
Comissão de Designação e Envio: formada pelo Pastor Presidente, quatro Pastores ou Pastoras Sinodais e dois representantes de Comunidade. Esta é a Comissão que designa as pessoas aprovadas no Exame de Admissão ao Campo de Período Prático, Esta mesma Comissão também envia Habilitados e Declarados Aptos para a Ordenação a um Campo de Atividade Ministerial (CAM).
Campo de Período Prático: local e espaço em Comunidade ou Paróquia da IECLB em que o Candidato ou a Candidata ao Ministério realizará o seu PPHM. A Comunidade será um espaço privilegiado de aprendizado para o futuro Ministro ou a futura Ministra.
Espera-se da Comunidade ampla participação no ensino e na aprendizagem por meio da práxis ministerial orientada e supervisionada por Mentor ou Mentora. A Comunidade, por meio das pessoas que participam da Equipe de Acompanhamento e Avaliação local, também tem a responsabilidade de avaliar o Ministro Candidato ou a Ministra Candidata.
Cat. Dra. Haidi Drebes | Secretária da Habilitação ao Ministério da IECLB