Prioridades de Gestão: Programas de Acompanhamento
Qualificação Funcional (PQF) (parte 2/2)
- Lideranças comunitárias (capacitação para lideranças comunitárias que ocupam função administrativa em Presbitérios. Para o bom exercício da sua função, lideranças administrativas necessitam conhecer a estrutura e o funcionamento da Igreja, bem como os Documentos Normativos): (a) Curso de Gestão de Projetos (10h), destinado a Gestores e Gestoras de Projetos. O novo curso, realizado em parceria com o Instituto Sustentabilidade (InS), será oferecido de forma contínua a partir de abril deste ano, (b) Curso de Gestão Administrativa (20h), destinado a Assistentes Administrativas, Presidentes, Tesoureiros e Tesoureiras. O novo curso, realizado em parceria com o InS, será ofertado no segundo semestre deste ano, (c) Curso de Qualificação Funcional (40h), destinado a Lideranças Comunitárias, Ministros e Ministras e Estudantes de Teologia. O novo curso, realizado em parceria com o InS, será ofertado no segundo semestre deste ano, (d) Seminário sobre Mobilização de Recursos (8h), a ser realizado em parceria com os Sínodos que tiverem a demanda e (e) Curso de Qualificação Funcional em Liderança Comunitária Sustentável (CQFLCS - 70h), destinado a Lideranças Comunitárias, Ministros, Ministras e Estudantes de Teologia. O curso é realizado em parceria com o InS.
Até o momento, foram realizadas quatro edições do CQFLCS. A primeira edição foi em 2015, com 122 inscrições e 58 conclusões, sendo 35 mulheres e 23 homens. A segunda edição foi em 2016, com 88 inscrições e 37 conclusões, sendo 17 mulheres e 20 homens. A terceira edição também foi realizada em 2016, com 82 inscrições e 43 conclusões, sendo 25 mulheres e 18 homens. A quarta edição foi em 2017, com 74 inscrições e 49 conclusões, sendo 28 mulheres e 21 homens. No total das quatro edições, o CQFLCS teve 366 inscrições e 187 conclusões, sendo 105 mulheres e 82 homens. A quinta edição será realizada no primeiro semestre de 2018.
Na avaliação final do CQFLCS, tem havido consenso entre as pessoas participantes quanto à sua qualidade. Todas as pessoas que concluíram o Curso recomendam. A partir deste ano, novas alternativas de Cursos serão oferecidas com o objetivo de ampliar a participação.
- Gestão de organizações diaconais (capacitação para Gestores e Gestoras de organizações diaconais vinculadas à Rede de Diaconia).
A Rede de Diaconia é a articulação de instituições diaconais que mantêm vínculo com a IECLB, as quais, em rede, compartilham experiências e conhecimentos, com vistas a qualificar a sua atuação, ampliar o seu reconhecimento público e fortalecer o seu desenvolvimento institucional.
Para 2018, estão previstos dois momentos de formação, de uma semana de duração cada (junho e agosto). O primeiro reunirá representantes de instituições da região Norte, Nordeste, Centro Oeste e Sudeste. O segundo, do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Os temas a serem aprofundados são Direitos Humanos, Diaconia Transformadora, Justiça de Gênero, Governança e Gestão Democrática, Planejamento, Monitoramento e Avaliação (PMA), Projeto Político-Pedagógico, Gestão de Projetos, Financiamento e Sustentabilidade e Incidência Política. No total, aproximadamente, 80 participantes serão capacitados e capacitadas.
O Programa de Qualificação Funcional disponibiliza ofertas de capacitação para Lideranças em função de representação em âmbito sinodal e nacional e Lideranças Administrativas em todos os âmbitos da Igreja.
As lideranças e profi ssionais já capacitadas pelo PQF colaboram de forma ativa, com maior conhecimento e capacidade, para que a Visão da IECLB seja alcançada, ou seja, ser reconhecida como Igreja de Comunidades atrativas, inclusivas e missionárias. A partir de 2018, com a maior consolidação do Programa, se ampliará o número de lideranças a serem capacitadas.
Teól. Dr. Carlos Gilberto Bock | Assessor de Gestão da IECLB