Prioridades de Gestão: Programas de Acompanhamento
Qualificação Funcional (PQF) (parte 1/2)
O objetivo do Programa de Qualificação Funcional (PQF), um dos seis Programas que integram as Prioridades de Gestão da IECLB, é qualificar lideranças que ocupam cargos de representação e funções estratégicas na Gestão Administrativa, em âmbito sinodal e nacional.
O modelo organizacional da IECLB está baseado no envolvimento, no conhecimento e na participação de lideranças comunitárias e pressupõe a qualificada representação de Comunidades e Paróquias em instâncias sinodais e dos Sínodos em instâncias nacionais.
Como afi rmou o P. Dr. Nestor Friedrich, Pastor Presidente da IECLB, durante o XXIX Concílio da Igreja, viDas em comunhão, realizado em 2014, na Paróquia de Rio Claro/SP, no Sínodo Sudeste, “Somos Igreja sinodal, que caminha em conjunto, que constrói decisões em conjunto. É por isso que a qualidade da nossa missão está tão fortemente relacionada com a qualidade das nossas lideranças e dos nossos representantes. É por isso que a qualificação funcional dos nossos Presbíteros, das lideranças em geral e, especialmente de representantes em órgãos colegiados requer investimento constante. Novamente: isto é estratégico para a Igreja que somos hoje e que sonhamos ser amanhã”.
No âmbito das Ofertas de Capacitação, o Programa de Qualificação Funcional oferece:
- Gestão Administrativa (capacitação para lideranças e profissionais que trabalham em funções estratégicas na gestão administrativa em âmbito sinodal e nacional): (a) capacitação de Assistentes Administrativas Sinodais, com vistas a qualificar os processos operacionais e administrativos pertinentes à função e (b) capacitação de Presidentes e Tesoureiros e Tesoureiras Sinodais, com vistas a qualificar a gestão sinodal, em sintonia com a visão estratégica da Igreja nacional.
Estes encontros são realizados anualmente, por meio dos quais se promove a qualificação dos processos administrativos entre a Sede Nacional da Igreja e os Sínodos.
- Representação e Governança (capacitação de representantes que ocupam função de decisão em Conselhos Nacionais ou Sinodais): (a) capacitação de Conselheiros e Conselheiras, com vistas a qualificar a tarefa de representação e a tomada de decisão em âmbito sinodal e nacional.
O Programa promove o Encontro de Conselhos Nacionais, a ser realizado, em Porto Alegre/RS, de 4 a 8 de abril de 2018, sob a coordenação do Conselho da Igreja (CI). Além do CI, participarão deste Encontro os Conselhos de Diaconia, Juventude, Liturgia, Música, Educação Cristã e de Educação, reunindo, aproximadamente, 180 pessoas (incluindo Pastores e Pastoras Sinodais, Presidência, Secretaria Geral e equipe de apoio). O objetivo é fortalecer o Conselho da Igreja no seu papel de governança, em âmbito nacional, e fomentar a visão estratégica e sistêmica na Igreja com vistas à implementação da missão institucional.
- Gestão de organizações diaconais (capacitação para Gestores e Gestoras de organizações diaconais vinculadas à Rede de Diaconia).
A Rede de Diaconia é a articulação de instituições diaconais que mantêm vínculo com a IECLB, as quais, em rede, compartilham experiências e conhecimentos, com vistas a qualificar a sua atuação, ampliar o seu reconhecimento público e fortalecer o seu desenvolvimento institucional.
Para 2018, estão previstos dois momentos de formação, de uma semana de duração cada (junho e agosto). O primeiro reunirá representantes de instituições da região Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste. O segundo, do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Os temas a serem aprofundados são Direitos Humanos, Diaconia Transformadora, Justiça de Gênero, Governança e Gestão Democrática, Planejamento, Monitoramento e Avaliação (PMA), Projeto Político-Pedagógico, Gestão de Projetos, Financiamento e Sustentabilidade e Incidência Política. No total, aproximadamente, 80 participantes serão capacitados e capacitadas.
Teól. Dr. Carlos Gilberto Bock | Assessor de Gestão da IECLB