Programas de Acompanhamento
Buscai primeiro o seu Reino e a sua justiça (Mt 6.33). A Bíblia é clara quando se trata de prioridades. Não é por menos que a IECLB tem, como Fundamento, o Evangelho de Jesus Cristo e, como Missão, propagar o Evangelho de Jesus Cristo, estimular a vivência evangélica pessoal, familiar e comunitária, promover a paz, a justiça e o amor na sociedade e participar do testemunho do Evangelho no País e no mundo (Art. 3º da Constituição da IECLB).
Aonde se quer chegar com este Fundamento e esta Missão? O Plano de Ação Missionária da IECLB (PAMI) responde esta questão. A IECLB quer ser reconhecida como Igreja de Comunidades atrativas, inclusivas e missionárias, que atuam em fi delidade ao Evangelho de Jesus Cristo, destacando-se pelo testemunho do amor de Deus, pelo serviço em favor da dignidade humana e pelo respeito à Criação. Esta Visão mostra que tipo de Igreja a IECLB almeja ser, aponta a direção do que quer alcançar e sinaliza as áreas nas quais devem ser feitos investimentos.
A Presidência tem reforçado sistematicamente a Missão e a Visão da IECLB no cumprimento da sua responsabilidade de zelar pela unidade confessional e eclesial. Trata-se de reafi rmar que a Igreja tem direção clara, orientação precisa sobre onde devem ser investidos todos os esforços. Como alinhar as ações que partem das instâncias nacionais de modo que cooperem expressamente com a Missão e Visão da IECLB? A quais ações dar prioridade dentro de uma gestão que sempre defendeu a qualificação do cuidado com a fé, os valores institucionais, a missão e as pessoas?
No que é estratégico investir nacionalmente? Essa foi a questão colocada pela Presidência aos Pastores e às Pastoras Sinodais no seu Encontro de março de 2011. Diversas necessidades foram levantadas e sistematizadas, até se chegar a várias frentes consideradas importantes: Educação Cristã Contínua, Capacitação Funcional, Formação Ministerial, Exercício do Ministério, Habilitação Ministerial, Comunicação, Ecumene e Gestão.
Quando o Conselho da Igreja foi envolvido na questão, Conselheiros e Conselheiras Sinodais agregaram aspectos ao levantamento feito pelos Pastores e pelas Pastoras Sinodais, como a necessidade de definição de Políticas para Formação, Comunicação, Pessoal e Finanças, bem como investimentos no Acompanhamento Ministerial e melhor apropriação de Normas e de Orientações Administrativas.
Munida desses impulsos, a Presidência considerou como estratégicas três frentes que chamou de Prioridades de Gestão: 1 - Acompanhamento a Ministros e Ministras, 2 - Acompanhamento a Estudantes de Teologia e 3 - Qualificação Funcional. No Relatório ao Concilio de 2014, a Presidência destacou ‘o empenho conjunto em torno das três Prioridades de Gestão demonstra a capacidade que temos como Igreja em firmar frentes estratégicas para a Ação Pastoral e Missionária’.
Em 2015, a Presidência, novamente com base na escuta a instâncias, agregou duas Prioridades de Gestão às três já defi nidas: 4 - Qualificação da Ação Missionária e 5 - Qualificação da Comunicação. As cinco Prioridades, como diz o Relatório ao Concílio de 2016, ‘são consideradas estratégicas para a sustentabilidade de toda a Igreja e, por este motivo, mobilizam toda a ação nacional e desafiam os Sínodos a sintonizar as prioridades sinodais com estas’.
A cada uma das cinco Prioridades de Gestão correspondem os respectivos Programas, que, junto com o Programa da Habilitação ao Ministério, compõem as seis ênfases desta Gestão da Presidência da IECLB. Os seis Programas são expressão dos consensos construídos entre Presidência, Conselho da Igreja, Pastores e Pastoras Sinodais, com a intenção de promover sustentabilidade institucional, para que a IECLB faça frente à sua Missão.
Pelas próximas edições de 2018, vamos apresentar os Programas que compõem as Prioridades de Gestão: Acompanhamento a Estudantes de Teologia, Habilitação ao Ministério, Acompanhamento a Ministros e Ministras, Qualificação Funcional, Qualificação da Ação Missionária e Qualificação da Comunicação.
Socióloga Cerise Tereza Pahl | Assessora do Pastor Presidente da IECLB