Na cruz, a imagem de Deus
Na Sagrada Escritura, encontramos palavras de Jesus proferidas durante os seus momentos na cruz. Nelas, Deus é revelado. O seu significado traz força inspiradora para a caminhada em meio aos desafios e sobressaltos.
- Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem! (Lc 23.34) - Jesus revela o Deus do perdão.Foram palavras em favor daquelas pessoas que crucificaram Jesus.Palavras valem para nós! Cristo promove o perdão, por isso podemos celebrar a Páscoa, a festa da reconciliação e do perdão.
- Em verdade te digo, ainda hoje estarás comigo no paraíso(Lc 23.43) - Jesus revela o Deus que dá nova chance. Jesus se dirige ao criminoso crucificado ao seu lado, uma pessoa que a sociedade trata com preconceito. Hoje, muitas pessoas vivem longe de Deus, mas nunca é tarde. Graças à cruz, podemos dizer ‘Lembra-te de mim, Senhor’ e ter certeza que Deus lembra.
- Mulher, eis aí o teu Filho, Filho, eis aí a tua mãe (Jo 19.26- 27) - Jesus revela o Deus da comunhão, que promove uma nova família e não quer solidão e desamparo, mas deseja comunhão e vida.
- Tenho sede (Jo 19.28) - Jesus revela o Deus que conhece a fraqueza. O mundo quer poder. É necessário ser forte, por isso temos dificuldades de revelar fraquezas. Escondemos! A Palavra de Deus vem e nos diz: Minha graça te basta, porque o poder se aperfeiçoa na fraqueza.
- Meu Deus, Meu Deus, porque me abandonaste! (Mt 27.46) - Jesus revela o Deus que compreende o sofrimento. Cristo experimentou todo tipo de sofrimento: físico, espiritual, psíquico, ou seja, coroa de espinhos, maus-tratos, escárnio e abandono.O sofrimento de Jesus foi tão grande que ele se sentiu desamparado. Às vezes, também nos sentimos abandonados, mas Deus não abandonou e não abandona. Jesus ressuscitou. Ele está ao nosso lado, por isso podemos celebrar a Páscoa com alegria.
- Pai, em tuas mãos, entrego o meu espírito (Lc 23.46) - Jesus revela Deus como pai/mãe em cujos braços nos abrigamos.
- Está consumado(Jo 19.30) - Jesus revela o Deus que é fiel. A morte de Jesus é um novo começo para a humanidade.
As palavras de Cristo na cruz mostram a imagem de um Deus que perdoa, dá nova chance, promove comunhão, conhece a fraqueza, compreende o sofrimento, é pai/mãe e é fiel, por isso morreu na cruz. O seu sacrifício vale hoje e sempre.
É Páscoa e, mais uma vez, reafirmamos essa verdade: Jesus ressuscitou! Ele vive!
P. Odair Braun | Pastor 1o Vice-Presidente da IECLB e Pastor Sinodal do Sínodo Paranapanema