Nem tudo pode, nem tudo edifica, nem tudo dignifica!
É momento de grande divisão nas Igrejas e entre pessoas dentro da mesma Igreja. Também dentro da IECLB. A alegria e a gratidão de ser pessoa batizada em nome do trino Deus, receptora da promessa de vida eterna mediante a fé um Jesus Cristo, ficam relegadas à segunda importância. O que importa hoje, para muita gente, é garantir que o seu ponto de vista seja o vitorioso, diante do qual todos os outros devem se curvar. Se não se curvarem, não prestam, não valem, devem morrer.
O mais triste é que este pensamento se fortalece em meio a uma grave pandemia, da qual já deveríamos ter tirado lições de solidariedade, companheirismo, amor ao próximo. Infelizmente, testemunhamos o contrário: a pandemia continua firme e forte, assim como a nossa incapacidade de nos relacionarmos de forma saudável, justa e ética. Quem negou a gravidade da pandemia e fez pouco caso das medidas de proteção, agora corre para furar a fila da vacinação.
É preciso ter fé forte para não sucumbir diante de contradições tão básicas e tão grandes, inclusive dentro do cristianismo. A violência, a exclusão, a tortura e a morte são defendidas, com a maior naturalidade, por pessoas batizadas – inclusive em público! Esquece-se justamente do centro da fé cristã, o próprio Jesus Cristo, cuja vida, morte e ressurreição aconteceram exatamente para que não mais houvesse sofrimento.
Sempre existiu a diversidade de dons, pensamentos e hermenêuticas no âmbito das Igrejas e mesmo das Comunidades da IECLB. Diversidade é uma dádiva bonita que Deus concede, mas respeito à diversidade não significa que tudo é permitido. Nem tudo pode, nem tudo edifica, nem tudo dignifica. Tem coisas que são centrais à fé, que não estão em discussão. Fazer o bem é um dos eixos da fé. Quem faz o mal não é de Deus. Simples assim!
Queridas leitoras e queridos leitores, o momento é difícil. É preciso persistir e fazer o bem, mesmo que, ao redor, o mal esteja sendo feito. Façam o bem. Denunciem o mal. Vençam o mal com o bem.
P. Dr. Mauro Souza | Pastor 2o Vice-Presidente da IECLB e Assessor para Missão Global e Ecumenismo